Bulba RPG
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Após o impacto entre as Ultra Beasts e Giratina no Distortion World, o mundo ficou mais pobre. Alola foi destruida e muitos outros locais desapareceram do mapa. Porem, essa destruição trouxe uma calma aparente no mundo. Um sentimento de união espalhou-se pelo mundo e a solidariedade retornou. Novas Mega Evoluções e Cristalizações foram descobertas, levando a comunidade cientifica ao extase. Porem um pensamento mantem-se presente na mente de todos: até quando esta paz?
Temática: Primavera
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[Regras/ Guias] Moves e Items

Com mais de 700 Pokémons descobertos alguns possuem particularidades diferentes ou originais que os tornam unicos. Alguns possuem moves unicos e outros possuem habilidades unicas da sua especie.

No RPG estes Moves e Items possuem Regras específicas, de forma a não existirem abusos de poder ou uso incorrecto dos mesmos.

Segue-se abaixo a lista das Regras/Guias para Moves e Items:

[Tabela de Conteudos]


Tópicos Semelhantes:
[Regras/Guias] Pokémons e Habilidades Pokémons


Última edição por L Mars em Ter Jan 23, 2018 8:14 am, editado 18 vez(es)

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[Regras/ Guias] Moves e Items Superpower_B2W2 [Regras/ Guias] Moves e Items Fissure_V
Ataques "Start" Poderosos

Todos os Pokémons possuem uma lista de Moves que aprendem naturalmente por level, e alguns desses moves são considerados "Start" ou seja, assim que o Pokémon nasce a lvl 1 ele aprende-os obrigatoriamente (para prevenir que os Pokémons não tenham moves quando estão a lvl 1).
Porém alguns Pokémons possuem moves "Start" poderosíssimos e que voltam a aprender em lvl's bem mais altos. Devido a isso é preciso limitar esses moves para que, um Pokémon lvl 1, não mate um Pokémon muito mais forte com um unico move.

[Regra]:
>> Moves Start com PWR superior a 100 ou de One-Hit KO que o Pokémon aprenda novamente por Lvl UP não serão colocados na ficha do Pokémon. (Isto inclui move Relearners)
>> Esta regra só se aplica a Pokémons que se encontram na sua forma Basica (sem terem evoluido) ou que não evoluam.


Última edição por L Mars em Sab Jul 25, 2015 8:52 am, editado 2 vez(es)

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[Regras/ Guias] Moves e Items 300px-Sweet_Scent[Regras/ Guias] Moves e Items 300px-Sweet_Scent_OW
Sweet Scent

O Sweet Scent é um move introduzido na 2º Geração (Pokémon Silver/Gold/Crystal). No RPG, à semelhança dos jogos, é usado para atrair Pokémons Selvagens.
Nota: Não existe um sistema de "Horde Battles" no fórum, devido ao facto de ser o Mestre que, no contexto da história da Route, escolhe quantos Pokémons surgem.

Imagem
Type
Pontaria/
Power
Descrição
Efeito Extra
[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Elisa_Meganium_Sweet_Scent[Regras/ Guias] Moves e Items NormalIC_Big
100%/
-- Pwr
O Pokémon lança um doce aroma do seu corpo, baixando a Evasão do Pokémon adversário.
Se usado fora de Batalha tem 70% de atrair um Pokémon Selvagem.

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[Regras/ Guias] Moves e Items Teleport_V[Regras/ Guias] Moves e Items Teleport_V_OW

Teleport

O Teleport é um move introduzido na 1ª Geração (Pokémon Red/Blue/Yellow). No RPG o move foi alterado de forma a tornar-se mais útil e ser mantido durante toda a jornada do Pokémon.

{Alterações ao Move no RPG}
No RPG o move Teleport será uma versão Psíquica do move Detect no qual o Pokémon conseguirá escapar a um move, teletransportando-se instantemente. O treinador (membro) terá de especificar se quer fugir ou esquivar-se de um golpe caso seja uma batalha contra um Pokémon selvagem.
O primeiro uso irá sempre esquivar-se do move, o segundo uso apenas terá chance de 50% de esquiva e o terceiro uso apenas de 25% de esquiva. A partir do 3º uso a chance de esquiva será sempre 0%.

Nota: O Pokémon apenas pode ter um move de Esquiva de ataque, portanto se possuir Teleport não poderá ter também Protect, Detect ou outros moves similares.

Imagem
Type
Pontaria/
Power
Descrição
Efeito Extra
[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Melodi_Gardevoir_Teleport[Regras/ Guias] Moves e Items PsychicIC_Big
100%/
-- Pwr
O Pokémon concentra a sua energia Psíquica e teletransporta-se para um local seguro, fugindo da batalha ou escapando a moves.
Se usado fora de batalha levará o Treinador e toda a sua Equipa para o último PokéCentro visitado

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[Regras/ Guias] Moves e Items Hidden_Power_V

Hidden Power

O Hidden Power é um move introduzido na 2º Geração (Pokémon Silver/Gold/Crystal). No RPG o sorteio de qual o Tipo que o Hidden Power se transforma é feito pelo Mestre. O mestre sorteia um número entre 1 e 18 e, dependendo do Número, o Hidden Power será desse tipo.
Valores do Sorteio:
  1. Fire
  2. Water
  3. Grass
  4. Electric
  5. Psychic
  6. Ice
  7. Dragon
  8. Dark
  9. Fairy
  10. Normal
  11. Fighting
  12. Flying
  13. Poison
  14. Ground
  15. Rock
  16. Bug
  17. Ghost
  18. Steel

Nota: Nas informações do Pokémon o move "Hidden Power" deverá ser colocado nos Slots de "Normal" ou "Outros". À frente do move deverá ser colocado também o Tipo, por exemplo "Hidden Power (Ice)".

Imagem
Type
Pontaria/
Power
Descrição
Efeito Extra
[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Serena_Fennekin_Hidden_Power[Regras/ Guias] Moves e Items NormalIC_Big
100%/
60 Pwr
O Pokémon liberta energia (sob a forma de esferas, raios ou auras) que varia de Tipo de Pokémon para Pokémon.
Não possui efeito fora de batalha...

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Blue Shard  Dawn Shard  Dusk Shard  Green shard  Moon Shard  Red Shard  Shiny Shard  Sun Shard  Yellow Shard [Regras/ Guias] Moves e Items MNpRlsO
Shards

As Shards são fragmentos de items que, por si só, não têm valor nenhum. Porem nas mãos dos melhores joalheiros e criadores de moda, podem tornar-se acessórios de moda e de vestuário com as suas cores vibrantes ou brilho natural.
No RPG podem ser adquiridas naturalmente usando o Rock Smash e trocadas por alguns items com a NPC Trocadora de Shards Lilian Maxmine, encontrada em diversas Routes.
Esta NPC troca as Shards por items, TM's e até ensina alguns moves, desde claro, o treinador lhe entregue as shards correspondentes.
Nota: Lilian troca as Shards com qualquer membro, independentemente da sua Classe ou Sub-Classe.

Tabela de Troca







Spoiler:

Red Shard  Red Shard
Red Shard 1 Shard - Cheri Berry , Leppa Berry, Figy Berry, Razz Berry, Pomeg Berry, Tamato Berry ,Occa Berry, Chople Berry, Payapa Berry, Haban Berry, Custap Berry e Roseli Berry
Red Shard 2 Shards - TM Fire TM Sunny Day e TM Will-O-Wisp
Red Shard 3 Shards - Move Tutor Fire Punch
Red Shard 3 Shards - TM Fire TM Flame Charge
Red Shard 4 Shards - [Regras/ Guias] Moves e Items 3303959132 1 Fire Stone
Red Shard 4 Shards - TM Fire TM Flamethrower, Move Tutor Heat Wave
Red Shard 5 Shards - TM Fire TM Overheat e TM Fire Blast

Green shardGreen Shard
Green shard  1 Shard - Move Tutor Synthesis
Green shard  1 Shard - Rawst Berry, Lum Berry, Aguav Berry, Wepear Berry, Hondew Berry, Rabuta Berry, Watmel Berry, Durin Berry, Rindo Berry, Kebia Berry, Tanga Berry, Babiri Berry, Salac Berry, Starf Berry, Micle Berry
Green shard  2 Shard - Move Tutor Worry Seed
Green shard  4 Shard -  [Regras/ Guias] Moves e Items 4129564116 1 Leaf Stone
Green shard  4 Shard - TM Grass TM Energy Ball, Grass Knot
Green shard  4 Shard - TM Grass TM Solar Beam, Move Tutor Giga Drain

Blue ShardBlue Shard
Blue Shard  1 Shard - Chesto Berry, Oran Berry, Wiki Berry, Bluk Berry, Kelpsy Berry, Cornn Berry, Pamtre Berry, Belue Berry, Passho Berry, Yache Berry, Coba Berry, Ganlon Berry, Apicot Berry, Rowap Berry
Blue Shard  2 Shard - TM Water TM Rain Dance
Blue Shard  4 Shard -  [Regras/ Guias] Moves e Items 1546302335 1 Water Stone
Blue Shard  4 Shard - TM Water TM Scald, Move Tutor Water Pulse, Aqua Tail

Yellow ShardYellow Shard
Yellow Shard  1 Shard - TM Eletrico TM Thunder Wave,
Yellow Shard  1 Shard - Aspear Berry, Sitrus Berry, Iapapa Berry, Pinap Berry, Grepa Berry, Nomel Berry, Wacan Berry, Shuca Berry, Charti Berry, Chilan Berry, Liechi Berry, Jaboca Berry, Maranga Berry
Yellow Shard  2 Shard - Move Tutor Magnet Rise
Yellow Shard  3 Shard - TM Eletrico TM Charge Beam, Move Tutor Shock Wave
Yellow Shard  4 Shard - [Regras/ Guias] Moves e Items 537911364 1 Thunder Stone
Yellow Shard  4 Shard - TM Eletrico TM  Thunderbolt. Move Tutor Thunder Punch
Yellow Shard  5 Shard - TM Eletrico TM Thunder

Moon ShardMoon Shard
Moon Shard 1 Shard - Pecha Berry, Persim Berry, Mago Berry, Nanab Berry, Qualot Berry, Magost Berry, Spelon Berry, Kasib Berry, Colbur Berry, Petaya Berry, Lansat Berry, Kee Berry
Moon Shard 2 Shard - TM Rock Sandstorm TM Normal TM Protect, Move Tutor Magic Coat
Moon Shard 3 Shard - TM Normal TM Hidden Power
Moon Shard 4 Shard -  [Regras/ Guias] Moves e Items 2863503393 1 Moon Stone
Moon Shard 4 Shard - TM Fairy TM Dazzling Gleam,TM Psychic TM Psychic
Moon Shard 5 Shard - TM Psychic TM Dream Eater

Sun ShardSun Shard
Sun Shard 1 Shard -1 Shard - Cheri Berry , Leppa Berry, Figy Berry, Razz Berry, Pomeg Berry, Tamato Berry ,Occa Berry, Chople Berry, Payapa Berry, Haban Berry, Custap Berry e Roseli Berry
Sun Shard  2 Shards - TM Fire TM Sunny Day e TM Will-O-Wisp
Sun Shard  3 Shards - TM Fire TM Flame Charge
Sun Shard  4 Shards -  [Regras/ Guias] Moves e Items 337793940 1 Sun Stone
Sun Shard  4 Shards - Move Tutor Earth Power
Sun Shard  5 Shards - Move Tutor Superpower

 Shiny Shard Shiny Shard
Shiny Shard   1 Shard - Aspear Berry, Sitrus Berry, Iapapa Berry, Pinap Berry, Grepa Berry, Nomel Berry, Wacan Berry, Shuca Berry, Charti Berry, Chilan Berry, Liechi Berry, Jaboca Berry, Maranga Berry
Shiny Shard 2 Shard - Move Tutor Tailwind, Heal Bell
Shiny Shard 3 Shards - TM Flying Roost
Shiny Shard 4 Shards - [Regras/ Guias] Moves e Items 302253757 1 Shiny Stone
Shiny Shard 4 Shards - Move Tutor Bounce
Shiny Shard 4 Shards - TM Normal TM Hyper Beam, TM Normal Explosion

Dawn ShardDawn Shard
Dawn Shard 1 Shard - Chesto Berry, Oran Berry, Wiki Berry, Bluk Berry, Kelpsy Berry, Cornn Berry, Pamtre Berry, Belue Berry, Passho Berry, Yache Berry, Coba Berry, Ganlon Berry, Apicot Berry, Rowap Berry
Dawn Shard 2 Shards TM Ice Hail
Dawn Shard 3 Shards TM Ice Frost Breath,  Move Tutor Icy Wind
Dawn Shard 4 Shards  [Regras/ Guias] Moves e Items 824460007 1 Dawn Stone
Dawn Shard 4 Shards TM Ice Tm Ice Beam, TM Fight TM Power-Up Punch, Move Tutor Ice Punch
Dawn Shard 5 Shards TM Fight TM Focus Blast, TM Ice TM Blizzard

 Dusk Shard Dusk Shard
Dusk Shard 1 Shard - Qualquer Berry listada
Dusk Shard 2 Shards - TM Dark TM Torment, TM Dark TM Taunt
Dusk Shard 3 Shards - TM Dark TM Snarl, TM Ghost Shadow Claw, TM Ghost TM Shadow Ball
Dusk Shard 4 Shards - [Regras/ Guias] Moves e Items 377123015 1 Dusk Stone
Dusk Shard 4 Shards - TM Dark Dark Pulse, Move Tutor Gunk Shot

[Regras/ Guias] Moves e Items MNpRlsO Ice Shard
1 Shard - Chesto Berry, Oran Berry, Wiki Berry, Bluk Berry, Kelpsy Berry, Cornn Berry, Pamtre Berry, Belue Berry, Passho Berry, Yache Berry, Coba Berry, Ganlon Berry, Apicot Berry, Rowap Berry
2 Shards - TM Ice TM Aurora Veil
3 Shards - TM Ice TM Frost Breath
4 Shards -  1 Ice Stone
4 Shards - TM Ice TM Ice Beam
5 Shards - TM Ice TM Blizzard


Última edição por Dark_Akira em Sex Out 04, 2019 2:55 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Dark_Akira)

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[Regras/ Guias] Moves e Items Nature_Power_V
Nature Power

Nature Power (Poder da Natureza) é um move do tipo Normal introduzido na 3ª Geração e é também o TM96 desde a 6ª Geração.
Este move é diferente dos outros moves e TM's pois varia consoante o local onde é activado, tendo em consideração o ambiente da route/ local.
Devido a todas as variações deste move serem de dano e todas Special o TM 96 e considerado um TM Special de Pwr Variado.



TerrenoMoveTipoPowerPontaria
Edifícios, Chão Pavimentado, Sky Battles Tri AttackNormal Type 80100%
Cavernas e GrutasPower GemRock Type80100%
Areia e Chão RochosoEarth PowerGround Type90100%
PantanosMud BombGround Type6585%
Água e Debaixo de ÁguaHydro PumpWater Type11090%
NeveFrost BreathIce Type6090%
Chão Gelado (gelo)Ice BeamIce Type90100%
VulcãoLava PlumeFire Type80100%
Locais Assombrados (Lavender Town, Mt. Pyre, etc)Shadow BallGhost Type80100%
No Céu e na Sky PillarAir SlashFlying Type7595%
EspaçoDraco MeteorDragon Type13090%
Grama e Grassy TerrainEnergy BallGrass Type90100%
Misty TerrainMoonblastFairy Type95100%
Electric TerrainThunderboltElectric Type 9090%
Nota: Para efeitos de Gravação de TM, mesmo que o move varia o treinador apenas irá gravar o TM Nature Power.

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[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Malamar_Psycho_Cut[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Astrid_Absol_Psycho_Cut
[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Roark_Rampardos_Zen_Headbutt[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Bagon_Zen_Headbutt
Psycho Cut e Zen Headbutt

O Psycho Cut e o Zen Headbutt, moves introduzidos na 4ª Geração (Diamond, Pearl e Platinium) são moves físicos que não possuem uso, nos jogos, fora de combate.
Porem no RPG estes moves podem ser usados fora de combate, sendo uma versão mais fortes dos moves "pai": Cut e Headbutt.

Os efeitos fora de batalha são os mesmos, podendo cortar árvores que se encontram no caminho e procurar Pokémons numa árvore, respectivamente.

Desta forma previne-se o uso obrigatório de um HM (Cut) e aumenta-se a variedade de Pokémons que podem usar o Headbutt em árvores.

Semelhante ao Cut, de forma a usar o Psycho Cut correctamente fora de batalha, o membro deve possuir uma Insignia ou uma Ribbon.

[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Cynthia_Garchomp_Brick_Break[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Ash_Pignite_Brick_Break
Brick Break

Semelhante aos moves de cima o Brick Break pode ser usado como substituto ao HM Rock Smash, partindo assim as rochas no local.

De forma a poder usar o Brick Break corretamente fora de batalha, o membro deve possuir duas Provas de Valor (Insígnia, Fita, etc)


Última edição por L Mars em Sex Jan 20, 2017 5:05 pm, editado 2 vez(es)

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PP's e Leppa Berry - Do Inutil ao Útil

Os PP's, os Power Points ou em português Pontos de Poder, são o que no jogo indicam ao jogador quantas vezes aquele Pokémon pode usar determinado. É mais facil se pensar que os PP's são como Mana noutros jogos de RPG e semelhantes.

Porem dentro do RPG os moves são usados sem grande controlo, sendo apenas apelado alguma lógica e não usar 20 vezes o mesmo ataque poderoso, como se não houvesse qualquer tipo de consequência para o Pokémons. Porque mesmo o Charizard mais poderoso fica sem fogo se usar esse mesmo número de Flamethrower.

Porem, a não existência de PP's no fórum torna alguns items, moves e habilidades inuteís, acabando por estragar alguns Pokémons, ou obrigar o membro a procurar melhor por um pokémon com outra habilidade. Para corrigir isso foi implementado algumas pequenas alterações aos seguintes items, moves e habilidades.


[Regras/ Guias] Moves e Items LI33otNA principal culpada para esta Patch, na qual muitos (olhando para si Gust) a chamaram de inútil. Apesar da Leppa Berry ser útil pois dá para fazer Pokeblocks, dá para fazer mel e, visto que faz Pokeblocks, ajuda o Feebas a evoluir.
Com estas alterações a Leppa Berry pode ser usada para tirar um Disable, uma vez por Luta por Pokémon.
Desta forma a Leppa Berry ajuda um pouco no RPG, mantendo-o dentro do mesmo tipo de cura proporcionada no jogo.
A Habilidade "Pressure" nos jogos faz com que todos os moves gastem o dobro do PP.
Na manga porém, a habilidade é ligeiramente diferente, impossibilitando o Pokémon de usar determinados moves .

No RPG se um Pokemon tiver esta habilidade, o seu oponente não poderá usar ataques de Power igual ou superior a 100 duas vezes seguidas. Ou seja, se o primeiro ataque for de Power igual ou superior a 100, o segundo ataque tem de ser de power inferior.
[Regras/ Guias] Moves e Items B9F18kN
[Regras/ Guias] Moves e Items 0bmpG0AOs Ethers semelhante às Leppas Berry curam também qualquer Disable que o Pokémon tenha. Sendo items mais raros não possuem limite de quantos podem ser usados num combate.
Move "Grudge"
Quando Grudge (Rancor) é usado, se o pokémon desmaiar devido a um ataque directo, o ataque usado pelo oponente perde todo o PP, ficando Disabled até ser curado num PokéCentro ou Curador, ou o uso de um Item. Grudge não é activado se o Pokémon morrer para moves de dano no fim de turno, como Leech Seed, Toxic, Will o Wisp, Hail e Sandstorm ou Future Sight.
[Regras/ Guias] Moves e Items BZP2e89
[Regras/ Guias] Moves e Items XeKYgH1Move "Spite"
Um ataque vingativo que reduz o PP do ultimo move usado pelo Oponente. Se usado 2 vezes no mesmo move o Pokémon fica com esse move Disabled até ser curado num PokéCentro ou Curador, ou o uso de um Item.

Notas: O Spite vai fazendo Stack, podendo vários moves estarem com Spite. Por exemplo: [Tackle 1/2 Spite] [Howl Disabled] [Leer 1/2 Spite]
Move "Lunar Dance"
O Pokémon desmaia e em troca, o próximo Pokémon que entre terá toda a sua vida restaurada, qualquer Move Disabled (ou com Spite) limpos, e qualquer Status retirado.
[Regras/ Guias] Moves e Items DgFyomY
[Regras/ Guias] Moves e Items 4otFk39Move "Disable"
Um move que faz Disable ao ultimo move usado pelo oponente, durante 4 turnos. O pokémon não poderá usar aquele move até que o efeito passe.
Nota: Este move não sofreu alterações nesta Patch.
[Regras/ Guias] Moves e Items Trump_Card_VMove "Trump Card"
O Pwr do Move Trump Card é dependente dos moves que foram usados no combate. O Pokémon pode usar apenas 5 vezes o move, após isso ficará sem conseguir usa-lo, a não ser que use um item de recuperar PP.
A tabela de dano é a seguinte:
1ª vez usado - 40 Pwr
2ª vez usado - 50 Pwr
3ª vez usado - 60 Pwr
4ª vez usado - 80 Pwr
5ª (e última) vez usado - 200 Pwr.


Última edição por L Mars em Qua Nov 15, 2017 4:07 pm, editado 1 vez(es)

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[Regras/ Guias] Moves e Items 320px-Dragon_Gem_anime
Gem's & Auto-Equip

As Gems (Joias ou Gemas) são itens de uso-único que são destruídos ao serem usados, introduzidos na 5ª Geração (Unova).
Existem 18 Gems diferentes, correspondentes aos dezoito tipos diferentes no universo Pokémon.

Para usufruir do seu efeito a Gem tem de ser equipada no Pokémon. Essa Gem irá aumentar em 50% o dano do próximo move de dano do Tipo correspondente. Ou seja, se um Poochyena que saiba Fire Fang e esteja com uma Fire Gem equipado, o move dará 150% de dano ou, será o equivalente a usar um golpe do Tipo Fogo de 100 Pwr. Após o ataque do tipo da Gem ser usado, a Gem desaparece permanentemente.
A Gem não é consumida caso o ataque falhe ou não acerte o alvo.

No RPG de forma a manter o item um pouco mais apelativo, o treinador pode fazer o "Auto-Equip", ou seja, em vez de consumir a Gem que está no Pokémon usará a energia de uma das Gems da sua Mochila. Esta escolha é opcional, porém depois da Gem ser consumida no Pokémon ser-lhe-à impossível usar o Auto-Equip até o combate acabar.


Última edição por L Mars em Qui Jul 28, 2016 4:12 pm, editado 2 vez(es)

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[Regras/ Guias] Moves e Items Ash_Chikorita_Razor_Leaf

Moveset dos iniciais:


De modo a manter um certo equilíbrio entre todos os iniciais, todos iniciarão no nível 5 aprendendo pelo menos um movimento STAB, ou seja, um movimento que dê dano e seja do mesmo tipo que seu pokémon. Isto, no entanto, vale apenas para os pokémon escolhidos como inicial nos laboratórios, ou seja, breed de iniciais irão seguir o moveset normal do jogo mais atual.

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[Regras/ Guias] Moves e Items 320px-Allegra_Honchkrow_Defog[Regras/ Guias] Moves e Items Officer_Jenny_Swanna_Defog
HM Defog

O Defog (Desnublinar) é um move do tipo Flying (Voador) introduzido na 4ª Geração e é também um HM no RPG.
No RPG este HM é entregue por alguns NPC's espalhados nas regiões e pode ser ensinado a qualquer Pokémon do tipo Flying.

Imagem
Type
Pontaria/
Power
Descrição
Efeito Extra
[Regras/ Guias] Moves e Items 300px-DefogFlying Type
Não falha
-- Pwr
O pokémon usa as suas asas para afastar e destruir obstáculos como Nevoeiro e os moves Light Screen, Reflect, Safeguard, Mist, Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock e Sticky Web presente em ambos os lados do combate. Baixa também a evasão do oponente em 1.
Se usado fora de batalha consegue limpar o Nevoeiro.


Última edição por L Mars em Dom Jun 19, 2016 6:47 am, editado 1 vez(es)

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[Regras/ Guias] Moves e Items Dragon_Rage[Regras/ Guias] Moves e Items Night_Shade
Moves de Dano Fixo

Desde a 1ª Geração que existem moves (ataques) que causam um Dano Fixo no adversário. Estes moves podem ser muito bons no inicio do jogo e péssimos no final do jogo.
Porem no RPG não existe um sistema direto de HP, portanto o dano fixo torna-se um pouco redundante. Para impedir que os moves se tornem demasiado inúteis ou mal usados, foram adaptados ao sistema do RPG.

[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Dino_Druddigon_Dragon_Rage
Dragon Rage
Dragon Type
Pwr: 40 Pwr
Descrição: O pokémon lança uma rajada de fogo ou esfera de energia que ignora aumentos de defesa do oponente, o magoando.
Sem efeitos secundários
[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Jessie_Yanmega_SonicBoom
SonicBoom
Normal Type
Pwr: 40 Pwr
Descrição: O pokémon lança uma rajada super-sónica na direcção do seu oponente ignorando o Tipo do seu oponente. (Pode acertar em tipos Ghost)
Sem efeitos secundários
[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Trip_Frillish_Night_Shade
Night Shade
Ghost Type
Pwr: Variado (de acordo com o level)
Descrição: O Pokémon lança um raio sombrio na direcção do seu Oponente. Quanto mais forte o Pokémon mais dano irá dar no seu adversário.
Sem efeitos secundários
[Regras/ Guias] Moves e Items 150px-Montgomery_Throh_Seismic_Toss
Seismic Toss
 Fighting Type
Pwr: Variado (de acordo com o level)
Descrição: O Pokémon agarra no seu oponente e atira-o, usando a gravidade para causar mais dano e o arremessar mais longe. Quanto mais forte o Pokémon mais dano irá dar no seu adversário.
Sem efeitos secundários


Última edição por L Mars em Seg Jul 04, 2016 7:39 pm, editado 1 vez(es)

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[Regras/ Guias] Moves e Items Fly_OW
HM's em Rotas Coletivas

Os HM's (Hidden Machines) são moves ensináveis aos Pokémons que não se perdem com o uso e só podem ser eliminados atraves do Move Deleater. Os HM's diferem dos TM's pois possuem usos fora de batalha, que ajudam a passar obstáculos naturais.
Os HM's usados no RPG são:
-- Cut
-- Fly
-- Surf
-- Strength
-- Flash
-- Whirpool
-- Waterfall
-- Rock Smash
-- Dive
-- Defog
-- Rock Climb

Porem no RPG caso os membros estejam numa route em Conjunto (ambos partilhem o mesmo tópico), caso encontrem algo que precise de um HM (uma árvore para usar o Cut, uma caverna sombia para usar o Flash, um pedragulho que seja necessário usar Strength, etc) apenas um precisa de usar o movimento, desde que o outro membro tenha os requesitos (crachá, fita, certificado, etc) necessários.

A única excepção é nos HM's Fly e Surf (e Dive e Watterfall) no qual é necessário que ambos os membros tenham um Pokémon com esse HM.

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[Regras/ Guias] Moves e Items Magikarp+god+race+signing+in+_fa2ec7f4988a70d5b82d3728c4eda286
Pokémons sem Moves de Dano

Nos Jogos é normal encontrar, principalmente no inicio do jogo, Pokémons que não conseguem lutar por não possuirem Moves de Dano. O caso mais habitual é o pokémon apenas conhecer o move Splash, não causando qualquer efeito no combate.

No RPG, de forma a impedir que estes Pokémons sejam difíceis de treinar e subir de nível, todos os Pokémons - independentemente do nível - que não possuam moves que causam dano direto começam com o próximo ataque de dano que aprenderiam por Level Up.

Os casos mais conhecidos são:
  • Magikarp que começa sempre com Tackle.
  • Abra que começa sempre com Confusion.
  • Hoppip que começa sempre com Tackle.
  • Munma que começa sempre com Psybeam.


A unica exceção para esta regra é Wynaut e Wobbuffet que não aprendem nem podem aprender moves que causam dano.

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[Regras/ Guias] Moves e Items Ccdb4f5ea0aa4497859bbb751f5e35f7
Cinza Vulcânica, Soot Sack e Flautas

A 3ª Geração introduziu a região de Hoenn e com ela a Cinza Vulcanica, um "item" que se acumulava na Route 113 e Jagged Pass e que, nas mãos de um experiente NPC a transformava em Flautas com diversos efeitos dentro e fora de combate.

No RPG essa mecânica existe e foi expandida para todos os locais possiveis nas restantes Regiões, dando uma chance aos membros de se divertirem enquanto recolhem cinza vulcanica dos seus chapéus, casacos, calças, cabelo... de todo o lado....

As Flautas
Começando pelo produto finalizado as Flautas são Key Items (o membro só pode ter 1 de cada), introcaveis e de uso eterno. Se usados em batalha consomem uma ordem.

:blkflute: Black Flute
Usado fora de combate. Quando tocada aumenta o level do próximo pokémon encontrado entre 3 a 5 levels.
:bluflute: Blue Flute
Usado fora e dentro de combate. Quando tocada acorda automaticamente um (1) pokémon aliado adormecido.
:redflute: Red Flute
Usado dentro de combate. Quando tocada retira um (1) pokémon aliado do estado "Apaixonado"
:whtflute: White Flute
Usado fora de combate. Quando tocada díminui o level do próximo pokémon encontrado entre 3 a 5 levels.
:ylwflute: Yellow Flute
Usado dentro de combate. Quando tocada retira um (1) pokémon aliado do estado "Confuso"

Cinza Vulcânica e Soot Sack
É a Cinza Vulcânica que torna possivel a existência e criação destas Flautas de Vidro e de possuierem estas propriedades. Apesar de a melhor cinza ser a vulcânica, outras cinzas especiais produzem o mesmo efeito, como a cinza da Burned Tower, antigo local de residência de um Pokémon Lendário.
Os locais onde existe Cinza Vulcânica são:
Kanto:
-- Cinnabar Volcano (em

Johto:
-- Burned Tower (em Ecruteak City)

Hoenn:
-- Route 113
-- Jagged Pass

Sinnoh:
-- Fuego Ironworks

O  Soot Sack Soot Sack é entregue ao treinador atraves de um NPC localizado em algumas routes especificas, por norma, onde se encontra Cinza Vulcanica.
O Soot Sack é um Key Item onde se armazena a Cinza Vulcanica. Ficará na ficha da seguinte forma - como exemplo - "Soot Sack Soot Sack  (25/60)".
O item tem uma capacidade máxima de 60 gramas de Cinza Vulcanica, antes de ficar totalmente preenchido. O membro pode então dar estas 60gramas de Cinza Vulcanica a um dos NPC's e estes irão criar uma das flautas à escolha do membro.

Torkoal e as Cinzas Brancas
Torkoal tem uma função extra no RPG, conseguindo produzir algumas cinzas do seu corpo. A cada 2 posts do membro, no qual o Pokémon tem de estar fora da Pokeball, irá produzir 1 grama de cinza, que será recolhida para dentro do Soot Sack.

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[Regras/ Guias] Moves e Items Return[Regras/ Guias] Moves e Items Frustration
Moves Return & Frustation

Sabemos que o limite de Happiness de um Pokémon é 255, e que quando um pokémon é capturado/trocado a sua base de Happiness é de 70 pontos (Exceto os oriundos de Egg), certo? Muito bem! É baseando-se nisso que se dá o sistema de Return e Frustration. No momento em que estes movimentos são ensinados a um pokémon é crucial que ao lado do nome tenha a seguinte barra [70/255], semelhante a barra de Happiness. É somado OU subtraído 2 pontos caso o treinador use os movimentos em batalha. ATENÇÃO: Independente do número de vezes usados, numa ÚNICA BATALHA o movimento só vai gerar 2 pontos, apenas. Então mesmo que numa única batalha você use Return ou Frustration 500 vezes, no final somente 2 pontos serão somados ou subtraídos. Até ai tudo bem? Ótimo! Então veja abaixo o Power dos movimentos de acordo com a contagem de pontos deles.

Para cada 10 pontos acumulados no mini-sistema, o pokémon QUE EVOLUI POR HAPPINESS ganha +6 pontos, isso se ele estiver usando Return, caso use Frustration ganharia um negativo de 6 pontos (-6).

Power dos Movimentos de acordo com a Pontuação:
- Return:
Pwr 20 - 70 a 90 Pontos
Pwr 40 - 90 a 100 Pontos
Pwr 60 - 100 a 150 Pontos
Pwr 80 - 150 a 254 Pontos
Pwr 102 - com 255 Pontos.


- Frustration:
Pwr 20 - 70 a 50 Pontos
Pwr 40 - 50 a 30 Pontos
Pwr 60 - 30 a 10 Pontos
Pwr 80 - 10 a 1 Pontos
Pwr 102 - com 0 Pontos.
[/center]

Exemplo:
Spoiler:

Agora para garantir que o sistema tenha ficado bem explicado, vamos a um exemplo para fixar!

[Regras/ Guias] Moves e Items Ani175MSTogepi
[center][Regras/ Guias] Moves e Items Togepi
Nome: Togepi
[Regras/ Guias] Moves e Items FairyIC_Big
Lvl: 5
Exp: 0/72
Hap. Exp: [90/255]
Sexo: Divoso
Habilidade: Hustle
Item:
OT:

Ataques:
Fada:
Charm
-
-
-
-
-
Outros:
Growl
Metronome
Return [88/255]
Frustration [70/255]
-
[Regras/ Guias] Moves e Items Bag_Pok%C3%A9_Ball_Sprite

Neste exemplo temos um pokémon que evolui por Felicidade para que fique fácil o entendimento do mini-sistema por um todo. Vemos que o Return dele possui atuais 88 pontos, logo ele é de Power 20, e o Frustration por ter 70 pontos é também de Power 20. Vamos supor que ele tenha acabado de sair de uma batalha onde usou Return 5 vezes, logicamente que independente da quantidade usada ele só ganhará +2 pontos somados ao Return, então passará a ter 90 pontos e o Power vai para 40. E isso não é tudo! Como ele chegou a 90 pontos é porque conquistou a pontuação suficiente para que ele ganhe +6 pontos em sua HAPPINESS EXP.

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[Regras/ Guias] Moves e Items Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Pok%C3%A9block_Case
PokeBlocks e Estilos de Contest

Os PokeBlocks são pequenos doces introduzidos na 3ª Geração nos jogos Saphire, Ruby e Emerald, que influenciavam os valores de Estilo usado nos Contests. Estes valores são importantes para uma melhor prestação nos Contests e influenciam algumas evoluções de Pokémons.

No RPG os PokeBlocks são o item mais importante para um Coordenador, sendo esta Classe a unica que pode criar PokeBlocks de forma gratuita, usando o seu Key Item PokeBloc Kit. As outras classes podem sempre comprar Pokeblocks a Coordenadores ou NPC's ou faze-los (a um custo) no Grand Contest Hall situado em Novus City.

Os estilos existentes no RPG são:
[Regras/ Guias] Moves e Items 2639789701 [Regras/ Guias] Moves e Items 3890382039 [Regras/ Guias] Moves e Items 236735120 [Regras/ Guias] Moves e Items 916593026 [Regras/ Guias] Moves e Items 2071639880

Cada move possui um certo Estilo quando usado em Combates de Contest, e juntamente com eles existe uma pontuação. Podem ver estas informações mais detalhadas em sites como a Bulbapedia e Serebii.

Os Pokéblocks estão para o Coordenador assim como o Vs Seeker e o Pokeradar estão para o Treinador e Pesquisador respectivamente. São bastante importantes e é o bom uso destes Pokéblocks que irá ditar se o Coordenador está no bom caminho com os seus Pokémons.[/spoiler]

Para além de influenciarem duas evoluções: de Feebas para Milotic e a Evolução do Alternate Alola Persian, quando um Pokémon possui um Estilo no máximo, o seu treinador pode dirigir-se a qualquer PokeCentro e pedir um TM gratuito do Estilo que está no máximo. Sendo assim um Pokémon, usando este sistema, pode receber até 3 TM's grátis para o ajudar na sua jornada.


Última edição por L Mars em Dom Jul 28, 2019 8:57 am, editado 1 vez(es)

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______________________Bicicletas e Montadas______________________
[Regras/ Guias] Moves e Items Key_Bicycle_Sprite
[Regras/ Guias] Moves e Items 200px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Mach_Bike [Regras/ Guias] Moves e Items 200px-Omega_Ruby_Alpha_Sapphire_Acro_Bike

As bicicletas são um Item existente desde a 1ª Geração, sendo algo icónico em Pokémon. É um item fantástico que nos jogo facilita a travessia de grande parte do mapa e ajuda a rever alguns locais do mapa já visitados. Na 3ª Geração foram apresentas as Mach e Acro Bike, bicicletas especiais que ajudavam a chegar a locais de difícil acesso nas routes.

No RPG o funcionamento das Bicicletas mantem-se igual, porem, com o surgimento do PokeRider tornaram-se um pouco obsoletas, porem não esquecidas. Duas enormes ciclovias encontram-se em Pokegeas, apenas possiveis de aceder com as bicicletas.
Para além disso a Mach e Acro Bike continuam a exitir, e, se o membro as possuir poderá usa-las para aceder a zonas de dificil acesso ou escondidas no RPG.

Porem, o principal uso das Bicicletas é a redução de 1 Evento nas Routes - exceto Routes Maritimas, Cavernosas/ Grutas ou routes identificadas como de dificil movimentação.
De forma a adquirir uma Bike, o membro terá de possuir 3 Provas de Valor e dirigir-se a uma "Miracle Bike Shop". Lá irá encontrar uma Acro e Mach Bike e poderá escolher uma delas.
O membro apenas poderá ter uma no seu inventário e de forma a troca-la terá de se dirigir a uma Bike Shop.

Ao obter uma Bicicleta o membro pode usar os seus Pokémon como forma de Montada. Ou seja, narrativamente, o membro em vez de usar a sua bicicleta pode ir montado no seu Arcanine de forma a reduzir os eventos da route. Não existe uma lista de Pokémons Montadas, mas espera-se bom senso. Não usem nem Caterpies nem Wailords para atravessar routes...

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[Regras/ Guias] Moves e Items 320px-Brock_Crobat_Supersonic
___________Supersonic e Ecolocalização___________

O Move SuperSonic introduzido na 1ª Geração, é um move de Status que confunde o oponente que ouvir o barulho supersónico. N anime porem, foi mostrado possuir propriedades extras: a Ecolocalização.

No RPG o move SuperSonic pode ser usado de forma ofensiva - confundindo o oponente - ou defensiva - encontrando o oponente.  Ao usar o move de forma defensiva o Pokémon poderá encontrar o seu oponente e o seu próximo move não irá falhar. Se bem sucedido, funciona de igual forma ao Lock-On.
Porem usar a Ecololização possui a mesma chance (%) que usar o move normalmente, sendo afetado pela Pontaria do Pokémon e Evasão do Oponente.

No RPG a Ecolocalização é considerada um move, porém, por não ser um move oficial não poderá ser usada em Gyms, Contests, Batalhas de Evento ou - caso não tenha sido aprovado - usado contra outros jogadores, sendo o seu uso apenas recomendado para batalhas com Pokemons Selvagens e NPCs. Caso seja usado numa altura indevida não terão efeito.

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______Moves e Habilidades de Roubo______

No Mundo Pokémon existem alguns Moves e Habilidades capazes de roubar os Held Items dos Pokémons oponentes; estes Moves (Thief e Covet) e as Habilidades (Pickpocket e Magician) são bastante usados por treinadores com objectivos mais trapaceiros, mas todos possuem uma regra e semelhanças.

No RPG estes moves e habilidades mantêm-e fieis aos jogos, porem com algumas regras adicionais de forma a não o tornar quase que obrigatórios para os membro dos do RPG.
Estes moves e habilidades só poderão roubar o item do Pokémon adversário se o Pokémon que esta a usar os moves não tenha nenhum Held Item. Ao roubar o item o pokémon ficará com esse item até o final do combate (ou até ser usado em combate).
Terminado o combate o pokémon poderá ficar com o item apenas se o item for de um Pokémon selvagem. Caso o seu oponente fosse um Pokémon de um NPC, Personagem Secundária ou Membro, o item não ficará com o membro. A única excepção é, no caso de um combate entre NPCs (listados nos seus objetivos) ou membros, ambos concordarem com o roubo de items OU se o membro que usa um destes moves ou habilidades seja membro da Team Imperium.

Caso o item seja roubado a outro membro, deverá ficar marcado na ficha do membro ladrão como {Roubado}. Um membro ao ser apreendido pela Policia terá todos os seus items roubados apreendidos (irá perder esses items).

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______Moves de Ganho de Dinheiro______
(Happy Hour e Pay Day)

Nos jogos existem dois moves que afectam directamente o ganho de dinheiro no final de um combate: o move Happy Hour e o move Pay Day. Porem, de forma a manter o equilíbrio no RPG estes dois moves sofreram alterações.

O Move Happy Hour é um move que não poderá ser obtido no RPG de nenhuma forma. Sendo um move exclusivo de eventos, nenhum Pokémon o aprende por level up ou TM, este move não prejudica ninguém. Dessa forma, é mais fácil não o considerarmos no RPG.

O Move Pay Day tem o seu funcionamento simplificado. Cada vez que o pokémon usa este move ele atira algum dinheiro sobre o seu oponente, sendo o dobro do seu nível atual. Poderá lucrar com este move até cinco utilizações, depois disso o move apenas dará o dano normal.
O bónus de dinheiro apenas funciona em NPCs Listados e NPCs oficiais (de Gyms, Infinity Tower e Battle Chateau, etc) não podendo ser usado em Personagens Secundárias, NPC's não listados, outros membros e Pokémons selvagens.
O bónus do move Pay Day não acumula com bonús de Amulet Coin/ Luck Incense, o bónus de Magnata ou outros semelhantes, sendo feito sempre a conta à parte do restante combate.

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_________________Gama Analiser, Distortion Battles e Ultra Instinct_________________
O Gama Analiser é um Key Item do RPG, encontrado a partir da 2ª Prova de Valor. Este item irá detectar e analisar as batalhas dos membros e ao fim de um determinado numero de Combates irá disponibilizar ao membro. Este novo Key Item irá disponibilizar um de dois novos métodos de combate: as Distortion Battles e as Ultra Instict.

As Distortion Battles ao serem detectadas ou activadas trazem um pouco do Distortion World para o mundo real. Ao serem ativadas antes de um combate contra um Pokémon Selvagem este virá sempre com a sua Hidden Ability. Dentro do combate, as regras são invertidas e quase tudo tem um efeito contrário, semelhante ao poder de um Inversor mas ainda mais louco. Por exemplo, pokémons com Levitate não só levam dano de Moves Ground como esses Moves nunca erram; Pokémons com a habilidade Soundproof são afetados em dobro pelos moves sonoros; etc.

As Ultra Instinct Battles são semelhantes aos combates com os Totem Pokémons misturados com a habilidade das Ultra Beasts. Ou seja, ao entrar em batalha o Status mais alto do Pokémon aumenta em +3. Ao derrotar um pokémon rival ganha um novo bónus de +3 no seu Status. Se o Status chegar ao máximo (ou já se encontrar no máximo) o que sobrar será adicionado ao segundo Stat mais alto desse Pokémon.
Tem uma função extra no RPG que é a criação de Ultra Wormholes, porem isso requer uma quantidade absurda de energia e encontrar-se com alguem da Aether Fundation.

A recolha de energias é guardada no Gama Analiser e o uso das energias é comum a ambos os modos de batalha. Podem ser ativados em qualquer altura, incluindo em batalhas oficiais.

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