Bulba RPG
Bem-vindo! Para ter acesso completo ao conteúdo do fórum deve fazer Login ou Registar-se

[Developer's Talk] O Fórum Primordial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Developer's Talk] O Fórum Primordial

Mensagem por L Mars em Qua Jun 29, 2016 7:39 pm

Developer's Talk
O Fórum Primordial

Ola a todos os membros. Vou aqui estrear um mini segmento de "Developers Talk" ou em português corrente "comentários de Criador". E o que este segmento irá focar? Bem, na sua grande maioria todo o processo por detrás dos muitos sistemas, eventos e historia do RPG, altos e baixos e planos futuros.
E como nenhuma historia começa com um "e viveram felizes para sempre" vamos lá começar... Desde o inicio.

== A ideia ==

Aos membros mais recentes este detalhe pode não ser muito conhecido mas este fórum ja possui mais de 4 anos. Porém a ideia é bem mais antiga.
Em Setembro de 2010 um grupo de três otários cansou se um bocado de não ter um bom fórum de Pokemon. Estes três estarolas eram eu, Kadmos e o agora conhecido como Anotherx.
Éramos três membros de um fórum - Naruto Portugal RPG - e juntamente com os membros desse forum formávamos uma pequena família
Porém Naruto não era algo a tempo inteiro e entre jogos de LoL, Yu Gi Oh online e muitos outros acabamos por focar a nossa atenção num outro forum: um antigo forum extinto atualmente de Pokemon.
Entramos, registamo-nos, lemos as regras e começamos a jogar. Postamos os nossos primeiros topicos e esperamos... E esperamos... E esperamos...

A espera foi tanta que num espaço de dois meses talvez tínhamos os tres saído da primeira route de Kanto. E não era por o forum não ser ativo, antes pelo contrario. Era um dos grandes forums de Pokemon mas a organização era simplesmente medonha. Esperamos tanto que acabou por nos cansar e foi o Anotherx o primeiro a impulsionar o Bulba RPG, criando ele o primeiro forum de Bulba RPG.
Sim, é oficial, eu ando vos a mentir à anos e eu não sou o Fundador... Sort off.

== A Criação ==

O Bulba foi criado e começamos a criar o fórum. Alguns sistemas, admito agora, eram um pouco copiados de outros forums tanto portugueses e ingleses, mas na altura, na nossa ignorância juvenil tudo seria justificado com o sucesso do forum.

Criou-se Kanto e Johto, ou pelo menos o suficiente para os membros jogarem e abrimos as portas. Grande parte do Naruto Portugal RPG veio jogar connosco e começaram a aparecer logo outros membros de outros locais.

O forum abriu apenas com a classe Treinador e Pesquisador e com as sub classes básicas: Lutador (a mais popular), Capturador, Curador, Criador, Trocador e Evoluídor.

Em termos visuais o forum era bem básico, tentando trazer um aspeto vetorizado e pokemons mais minimalistas, algo que depressa foi alterado.
Os Ranks também eram simples e um pouco mais "fofos" e o forum prosperava.
O sistema de mestragem era igual ao de hoje porém, obviamente, não havia tantas regras. Por um lado permitia uma liberdade total porém pelo lado negativo essa mesma liberdade trazia consigo o caos.

Os Ranks que consegui resgatar e tinha em arquivos. Estes foram os primeiros usados.

== As Primeiras Regras - o acaso Trocador ==
O fórum desde o primeiro dia que abriu com as regras básicas - como eram as fichas dos pokemons, a regra dos 12 moves, o sistema de Felicidade, o sistema de Exploração , e mais alguns bem básicos.
Porém a desorganização começava a ser maior do que era agradado.

Ao contrario de hoje, quando o forum abriu qualquer membro podia trocar os seus Pokemons com NPC's e nem era preciso eles estarem listado; alias na altura bem havia NPC's listados.
O membro limitava-se a ir a uma das Praças ou Jardins Públicos que existiam na cidade, berrar para os sete ventos que queriam trocar um pokemon e la aparecia um NPC aleatório, criado no momento por um mestre, e logo propunha uma troca.
Mas as trocas... As trocas não eram lá muito equilibradas. Começaram com coisas simples como Weedle por Caterpie, Rattata por Sentret e assim é rapidamente tomaram dimensões um pouco assustadores como Rattatas por Growlithes e pokemons como Magikarps por Pikachu. O culminar deste caos surgiu quando os membros perceberam que podiam trocar pokemons iguais com o NPC, ou seja, trocar um Caterpie por Caterpie igual, apenas mudando o OT de forma a receber o bonus de exp por o pokemon ser trocado.
Não demorou muito a haver uma alteração no sistema: a sub classe Trocador passou a ser a unica que podia trocar com NPCs, porém o restante sistema continuava igual. Berrar, esperar e trocar. Tentou-se fazer uma lista de trocas ha medida que elas iam surgindo mas infelizmente a primeira era do fórum não durou muito.

== Os Pokemons Raros - Só que não ==
Quando o forum abriu apenas abriu com Kanto e Johto. Era algo lógico para nos, eram as duas primeiras regiões e nos queríamos um grande mapa desde o inicio.
"Logicamente" se só havia estas duas regiões os Pokemons apenas podiam ser destas regiões; isto numa época que Unova tinha acabado de ser anunciada.
O que isso originou foi uma "caça" ao Pokemon estrangeiro, porque havia maneiras de os ter.
Lembro me que num pequeno evento de Primavera eu ganhei um ovo de Tailow e chegaram me a oferecer o Inicial... Por um Tailow!
Era facil perceber se o membro era ativo, ou com sorte, se tivesse consigo mais do que um pokemon de Hoenn ou Sinnoh.
Havia maneiras sim de os ter: o chamado Sound of the Week. Basicamente existia uma lista, igual nos jogos da quarta geração, na qual o membro ativava a rádio e naquela route poderia surgir um ou dois Pokémons de uma lista pré determinada. Os pokémons iam desde simples Zigzagoons, a Whismurs, Bidoof ou aos mais raros: Absol, Bronzor, Shinx, etc.
Esse é um dos motivos pelo qual alguns membros mais antigos ainda perguntam se para encontrar os Pokémons do Boletim têm que ativar alguma coisa.
O Sound of the Week acabou por ser reformulado no que conhecemos agora como "Boletim Meteorológico" ao qual todos gostam muito.

E para este segmento vamos concluir por aqui. Concluímos um pouco antes do fim da primeira era do Bulba RPG e antes de irmos para este fórum actual :D

Espero realmente que quem leu tudo, tenha gostado ^^
Comentem, façam perguntas, o que quiserem. E desde já obrigado a todos por pertencerem a esta familia :D
L Mars
Fundador
Fundador

Tamer Dark
Sem Profissão
Masculino Mensagens : 14381
PokePontos : 3157
Extras : O Acordar de Darkrai
Berry Fields
Loja
Rota Atual : Route 502

Ver perfil do usuário http://bulbarpg.forumeiros.com

Re: [Developer's Talk] O Fórum Primordial

Mensagem por Convidado em Qua Jun 29, 2016 7:56 pm

É bom saber detalhes da história do Bulba, principalmente para um membro mais "recente" como eu saber um pouco mais do que foi o início desse fórum o qual hoje me escraviza.

Well... VOCÊ É UMA FRAUDE? :surprise:

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado em Qua Jun 29, 2016 8:36 pm

L não é o fundador....? Fraude!
Amei a historia do forum. Percebe-se que vocês fizeram por acaso o Bulba. Tipo, querendo somente um forum mais organizado que os outros, e não uma lenda, como eu acredito ser hoje. Bulba RPG sempre estará no meu coração :)
Acho que vai fazer três anos, mas mesmo assim, digo que vi esse forum crescer. Era pequeno e fragil, mas vi que na verdade, era forte e determinado. O grande Bulba sobrevivel a era do caos, onde muitos outros sucumbiram as trevas e hoje não passam de fantasmas. Viva o Bulba, nosso grande forum !!

Edit: 19 dias atras fiz 2 anos de bulba! Rumo aos três ! Eeeeee!!

Convidado
Convidado

Mensagem por L Mars em Qua Jun 29, 2016 10:19 pm

Gust F. escreveu:Well... VOCÊ É UMA FRAUDE? :surprise:

@Naruub escreveu:L não é o fundador....? Fraude!
Brincadeiras à parte se temos de agradecer a alguem por dar o grande passo, o de criar o fórum, é ao Anotherx. E ele ajudou no inicio, juntamente com outros x)
Porem, e ele confirma isso, é ao Kadmos e a mim que as roldanas foram-se movendo hehe
L Mars
Fundador
Fundador

Tamer Dark
Sem Profissão
Masculino Mensagens : 14381
PokePontos : 3157
Extras : O Acordar de Darkrai
Berry Fields
Loja
Rota Atual : Route 502

Ver perfil do usuário http://bulbarpg.forumeiros.com

Mensagem por Convidado em Qua Jun 29, 2016 11:16 pm

L. Não precisa disso. Nunca vai parar de ser a diva do forum. Mesmo se dissese que odeia a todos e que queria que nunca housse sido criado o Pokémon. Eu, ainda assim te acharia a melhor... ta a segunda melhor do mundo, kkk ;)
Nunca vi o Kadmos, então não posso falar dele, mas obrigado Kasmos :)

Convidado
Convidado

Mensagem por Bacco' em Qua Jun 29, 2016 11:35 pm

Ahauhauahuahuahua Marte é uma fraude, tadin. Parabéns aos 3 pela iniciativa. E fico feliz em saber que eu tive a chance de pegar o forum ainda quando era uma "criança" por assim dizer, lembro-me desses sistemas ditos acima. Descobri o Bulba através do Marte, e bem, o forum atendia a todas as minhas expectativas. Por mais ausente que eu tenha andado um tempo, é gratificante fazer parte dessa história <3

Avante Bulba!

Tá vendo esse seu papel de trouxa?
É onde vou pintar o seu fracasso
Bacco'
Admn Hounch
Admn Hounch

Tamer Normal
Sem Fação
Masculino Mensagens : 1387
PokePontos : 1899

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yumo em Sab Jul 02, 2016 2:55 am

Eu não esperava que tivesse jogado na primeira era do fórum. Era realmente um caos, me lembro da criação do Sound Of The Week, e desses primeiros logos. Nostálgico para quem voltou depois de 3 anos <3

"Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver."
Yumo
Treinador
Treinador

Guardião
Masculino Mensagens : 1012
PokePontos : 3713
Rota Atual : Pallet

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yuuko Kanoe em Dom Jul 03, 2016 12:39 am

Tio Mars sempre surpreendendo :pokerface:
Yuuko Kanoe
Treinador
Treinador

Lutador
Evoluidor
Team Rocket
Feminino Mensagens : 1097
PokePontos : 3355
Rota Atual : Rota 01

Johto:
Unova:

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zoro Dattebayo em Qui Jul 14, 2016 5:26 pm

O Anotherx não me lembro de ver na primeira versão do Bulba sorry mas o Kad sim. :D Sempre achei que tu L e o Kadmos vocês os dois faziam uma grande dupla na gestão do forum. ;)

Zoro Dattebayo
Treinador
Treinador

Elemn. Pyro
Masculino Mensagens : 2953
PokePontos : 6353
Pers. Secundárias : Link
Rota Atual : Route 101

Ver perfil do usuário http://myanimelist.net/profile/Luis14

Mensagem por Dark_Akira em Qui Mar 02, 2017 2:25 pm

Aquela viagem nostálgica XD ainda me lembro como se fosse da ultima vez que joguei aqui (cof cof cof pk foi cof cof cof).

É um enorme prazer ver que o forúm cresceu de uma forma estrondosa, passou-se de um numero extremamente reduzido de membros, onde por dia eram capazes de entrar 3 ou 4 se tanto para o enorme numero de membros que se ve hoje (e parece-me que estamos em epoca baixa ahaha)

É estupidamente ridiculo para alguém como eu que viu os planos da Novus city que naquela altura ainda estava toda destruída e sem nada e agora vou la e é um mundo gigante cheio de coisas e já toda construída.

Ai e ler a parte do sound of the week trouxe-me tantas memórias,XD uns deles ainda foram feitos por mim com os pokes e tal e também o tempo passado a completar a pokedex com todas as informações dos pokémons. Ai foram tempos difíceis mas bons XD

Party Pokemon Status:
- 100%
- 100%
- 100%
Dark_Akira
Admn Pesq
Admn Pesq

Criador
Team Delta
Masculino Mensagens : 1672
PokePontos : 752
Extras : Fazenda