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[Adição] Sistema de Narração: Combates Selvagens

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Mensagem por L Mars em Ter Set 19, 2017 12:50 pm

[Adição]
Sistema de Narração: Combates Selvagens
Fase #1

Olá a todos. Como muitos devem ter reparado, tanto membros antigos como os mais recentes, o Fórum sempre possuiu um factor incontrolavel que influencia o seu sucesso: o tempo e disponibilidade dos Mestres.
Ou seja, se os Mestres têm tempo livre o RPG flui de forma graciosa e sem problemas, porem, se estes começam a falhar (por motivos pessoais, mais pressão na escola/ trabalho, ou outros) o RPG torna-se mais lento e vagaroso.
Isto deve-se à dependência que o sistema possui com a relação Mestre-Membro. Já para combater isso foi-se implementando o Sistema de Dados, de forma a "automatizar" algumas funções mais tediosas, como encontrar um Pokémon por Pesca ou Headbutt, lançamento de dados no Casino, Itemfinder e até sorteio de Shiny.

Todavia, mesmo com o Sistema de Dados ainda existe muita a necessidade de "Membro posta, espera pelo Mestre, Mestre posta, espera pelo Membro, etc etc". Para acabar com isso, e como 1ª Fase, vamos retirar pressão ao Mestre e dar mais liberdade ao Membro.

=== Sistema de Combate com Pokémons Selvagens ===
A partir de agora os combates entre Pokémons Selvagens serão feitos na totalidade pelo Membro e no fim, serão avaliados pelo Mestre se esta OK ou precisa de melhoramentos.
Ou seja, o Sistema mantém-se igual até agora: o membro começa a sua Route, o Mestre sorteia se é NPC ou Pokémon Selvagem e, caso seja um Pokémon Selvagem coloca-o na route. Assim que o Membro começar o seu combate contra o Pokémon, em vez de lançar as suas 2 ordens, esperar o Mestre, e repetir o processo, irá fazer todo o combate desde o inicio até ao fim, dizendo no final se tenta a captura ou não.

Aí o Mestre avalia o texto e faz a sua avaliação, e caso seja bem sucedida, o Membro segue com a sua jornada como normal. Caso o texto não seja aprovado, o Mestre dá as dicas de como melhorar e o que editar.
A Avaliação é feita de forma lógica e sem "contas matemáticas", mas é usado os seguintes critérios:
-- Narração Descritiva (se o membro narra só os pokemons, ou se coloca descrições dos ataques, do redor, etc)
-- Conhecimento e bom uso dos Moves (se o membro conhece os Moves e se não "abusa" do poder dos mesmos - ou seja, se não coloca sempre os pokémons a Dormir, Envenenado ou Queimados, etc)
-- Erros Gramaticais (um bom texto deve ter o mínimo de erros possíveis)
-- Realidade e Originalidade (o texto tem de ser coerente para o Universo Pokémon e tem de ser Original)

=== Sistema de Combate com NPC's não Listados e Personagens Secundárias ===
De forma a testar já os combates mais "aborrecidos", este novo sistema também afeta NPC's não Listados e Personagens Secundárias que sejam encontrados em Cidade ou locais com PokeCentros. Visto que o impacto entre a vitoria ou derrota é nula, dada a presença do PokéCentro, é um combate que pode ser usado mais de forma narrativa e menos para atrasar a luta.
No caso de combates contra NPC's e P.S. deve ficar sempre registado quantos Pokémons irão lutar e, quando um for derrotado, o membro tem de esperar que o Mestre avalie o combate, faça os cálculos de Exp e qualquer actualização necessária.

=== Observações Extra ===
Este sistema, estando ainda em "teste" é opcional, porem altamente recomendado de forma a testar tudo. Para além disso o Mestre pode colocar alguns "requesitos" no combate, como número mínimo ou máximo de moves usados, alguma situação descritiva mais especifica ou qualquer sugestão para influênciar depois a Narrativa da Route.

Como sempre, esperamos que esta Adição seja do agrado de todos e qualquer dúvida, sugestão e critica deve ser colocado neste tópico.
Obrigado a todos =)
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Mensagem por Skarllet Sky em Ter Set 19, 2017 1:13 pm

Bem, isso realmente me lembra o PRO ou o Real Force, já que o membro narrava sua própria história do começo ao fim e o mestre só avaliava... aconteceu o mesmo com as batalhas, mas eu me pergunto se isso não vai tirar um pouco a essência do Bulba que é imprevisibilidade.
Quero dizer, na batalha o membro ataca sem saber o que o outro pokémon vai fazer, na expectativa de acertar ou de esquivar. Mas esse sistema, aos meus olhos, tirar uma parte disso, já que o membro já vai criar as suas próprias batalhas. Isso é só minha opinião. Acho realmente que isso tira um pouco a graça do Bulba.



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Mensagem por Aqua em Ter Set 19, 2017 1:21 pm

Esse sistema pode dar uma liberdade maior para os membros e para os próprios mestres, já que é menos um peso para eles e nós sabemos bem que narrar batalha não é nada divertido. Os que forem mais espertos, conseguirão mais um tanto de dinheiro com esse sistema pegando mais membros (mas cuidado para não pegar além das contas e não conseguir narrar ninguém).

Enfim, pra uma pessoa que odeia esperar como eu, é uma ótima adição.
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Mensagem por L Mars em Ter Set 19, 2017 1:56 pm

Skarllet Sky escreveu:Bem, isso realmente me lembra o PRO ou o Real Force, já que o membro narrava sua própria história do começo ao fim e o mestre só avaliava... aconteceu o mesmo com as batalhas, mas eu me pergunto se isso não vai tirar um pouco a essência do Bulba que é imprevisibilidade.
 Quero dizer, na batalha o membro ataca sem saber o que o outro pokémon vai fazer, na expectativa de acertar ou de esquivar. Mas esse sistema, aos meus olhos, tirar uma parte disso, já que o membro já vai criar as suas próprias batalhas. Isso é só minha opinião. Acho realmente que isso tira um pouco a graça do Bulba.

Esse ponto foi varias vezes analisado quando se pensou em implementar este sistema, daí (pelo menos para já) afetar só as batalhas mais "banais" que o RPG tem. No inicio todas as batalhas são dramaticas e importantes, mas acredite, depois de lutar contra 20 Pokemons Selvagens, quando encontra o 21º voce já só pensa "Irra... outro? Vai Pokemon que é super efectivo contra este oponente... use 5 vezes o mesmo ataque e vamos seguir jornada", tudo isto enquanto voce pode chegar a perder uns 2 ou 3 dias reais enquanto esta à espera que o combate termine.
O mesmo se aplica a Personagens Secundárias que, por norma, ou eram colocadas para ganhar alguma Exp de forma "gratuita" (e quase sempre em Cidades), ou para seguirem uma historia pensada pelo membro.

Mas como tudo, isto é ainda um teste. Aguardamos todo o feedback possivel, só assim conseguimos melhorar e tornar o RPG divertido para todos :D
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Mensagem por Uchiha Alex em Ter Set 19, 2017 3:12 pm

Aleluia, pelo menos substitui o antigo PRO e PRF, saudades deles, porém vamos prosseguir 
Pelo que deduzi o sorteio é apenas: Npc e Pokémon, aí o membro escolhe dentre eles e os do Boletim?
Se for, acho bem melhor que o outro.




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Mensagem por L Mars em Ter Set 19, 2017 4:31 pm

Uchiha Alex escreveu:
Pelo que deduzi o sorteio é apenas: Npc e Pokémon, aí o membro escolhe dentre eles e os do Boletim?
Se for, acho bem melhor que o outro.

Não, o membro continua a fazer as coisas normais como fazia antes. Porem, quando é a vez do Mestre o mesmo faz o sorteio (como fazia antes). Se for um Pokemon ele faz logo o sorteio de qual o pokémon que surgiu e o membro depois faz o combate completo. Só isso.
Este sistema só afeta a parte do combate de Pokemons selvagens
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Mensagem por Skarllet Sky em Ter Set 19, 2017 6:12 pm

Esse sistema afeta combates com NPC's ou PS's?



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Mensagem por L Mars em Ter Set 19, 2017 6:17 pm

Skarllet Sky escreveu:Esse sistema afeta combates com NPC's ou PS's?

Como esta aqui a dizer sim afecta, se estiverem nas Cidades ou em locais com PokeCentros:
L Mars escreveu:
=== Sistema de Combate com NPC's não Listados e Personagens Secundárias ===
De forma a testar já os combates mais "aborrecidos", este novo sistema também afeta NPC's não Listados e Personagens Secundárias que sejam encontrados em Cidade ou locais com PokeCentros. Visto que o impacto entre a vitoria ou derrota é nula, dada a presença do PokéCentro, é um combate que pode ser usado mais de forma narrativa e menos para atrasar a luta.
No caso de combates contra NPC's e P.S. deve ficar sempre registado quantos Pokémons irão lutar e, quando um for derrotado, o membro tem de esperar que o Mestre avalie o combate, faça os cálculos de Exp e qualquer actualização necessária.

É claro, que é opcional do membro. O membro pode querer algum dinamismo da parte do Mestre
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Mensagem por Skarllet Sky em Ter Set 19, 2017 6:27 pm

ok, obrigada por me explicar ^^



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Mensagem por Lynn μ Vasconcellos em Ter Set 19, 2017 7:24 pm

Mars escreveu:-- Conhecimento e bom uso dos Moves (se o membro conhece os Moves e se não "abusa" do poder dos mesmos - ou seja, se não coloca sempre os pokémons a Dormir, Envenenado ou Queimados, etc)
Não concordo, pense comigo um pokémon com golpes que tem de 10% a mais ou mesmo um iniciante que precise a recorrer a essa tática visando dano extra. Tipo você está contra um Pokémon que lhe tem vantagem, porém você tem um único move lhe que causa super efetivo por qual motivo você trocaria o move? Isso é situacional, se não prejudicar a luta não deveria ser motivo de invalidez.
Da mesma forma se tu ficar a forçar um frozen com Ice Beam para que tu consiga virar uma luta é tão ruim assim?


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Mensagem por L Mars em Ter Set 19, 2017 7:35 pm

Lynn μ Vasconcellos escreveu:
Mars escreveu:-- Conhecimento e bom uso dos Moves (se o membro conhece os Moves e se não "abusa" do poder dos mesmos - ou seja, se não coloca sempre os pokémons a Dormir, Envenenado ou Queimados, etc)
Não concordo, pense comigo um pokémon com golpes que tem de 10% a mais ou mesmo um iniciante que precise a recorrer a essa tática visando dano extra. Tipo você está contra um Pokémon que lhe tem vantagem, porém você tem um único move lhe que causa super efetivo por qual motivo você trocaria o move? Isso é situacional, se não prejudicar a luta não deveria ser motivo de invalidez.
Da mesma forma se tu ficar a forçar um frozen com Ice Beam para que tu consiga virar uma luta é tão ruim assim?

Aqui a questão fundamental são o abuso de dois casos mais "especificos" que são:
-- O uso "mecanico" dos mesmos moves: o membro ate pode usar sempre o mesmo move, não vejo mal, porem se sempre usar o mesmo move ao menos que torne a narração dinamica. Se o pokemon ficar "estatico" no campo de batalha, de boca aberta so a usar Flamethrower o texto não tem dinamismo. Consegue imaginar se o Pikachu so ficasse no campo a atirar raios eletricos?
-- O uso de Status que funcionam sempre: se o pokemon tem Sleep Powder e o membro o usa e acerta não ha problema. Porem, se das 10 vezes que o membro usa o golpe nunca falha, então ai já pode quebrar um pouco a "logica" dos moves.

Aqui o mais importante é que os textos não percam qualidade porque Pokemon x tem um ou dois moves que, sem "controlo" se tornariam OP.

EDIT: Por exemplo, os moves One Hit KO, podem ser usados sim, não quer dizer que todos os Pokemons morram no primeiro move assim que veem o Pokemon do membro x)
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Mensagem por Lynn μ Vasconcellos em Ter Set 19, 2017 7:44 pm

Aqui a questão fundamental são o abuso de dois casos mais "especificos" que são: -- O uso "mecanico" dos mesmos moves: o membro ate pode usar sempre o mesmo move, não vejo mal, porem se sempre usar o mesmo move ao menos que torne a narração dinamica. Se o pokemon ficar "estatico" no campo de batalha, de boca aberta so a usar Flamethrower o texto não tem dinamismo. Consegue imaginar se o Pikachu so ficasse no campo a atirar raios eletricos? -- O uso de Status que funcionam sempre: se o pokemon tem Sleep Powder e o membro o usa e acerta não ha problema. Porem, se das 10 vezes que o membro usa o golpe nunca falha, então ai já pode quebrar um pouco a "logica" dos moves. Aqui o mais importante é que os textos não percam qualidade porque Pokemon x tem um ou dois moves que, sem "controlo" se tornariam OP. EDIT: Por exemplo, os moves One Hit KO, podem ser usados sim, não quer dizer que todos os Pokemons morram no primeiro move assim que veem o Pokemon do membro x) escreveu:

Concordo, só axo que tem de ser regrado ao invés do uso contínuo como algo ilógico ou que atrapalhe o desenrolar de narrativa. E poderiam deixar open as duas opções, pra que alguém quisesse optar.


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Mensagem por Uchiha Alex em Ter Set 19, 2017 9:26 pm

Lynn μ Vasconcellos escreveu:

Concordo, só axo que tem de ser regrado ao invés do uso contínuo como  algo ilógico ou que atrapalhe o desenrolar de narrativa. E poderiam deixar open as duas opções, pra que alguém quisesse optar.
Boa sugestão Lynn, além de que repetição de moves constantes, iriam estragar a narração e gerar decréscimo na hora da avaliação.




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Mensagem por FPlayPlay em Ter Set 19, 2017 10:00 pm

Além das regras já descritas, tem algum tipo de limitação com número de linhas que o membro pode escrever para as batalhas? :)
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Mensagem por L Mars em Ter Set 19, 2017 10:02 pm

FPlayPlay escreveu:Além das regras já descritas, tem algum tipo de limitação com número de linhas que o membro pode escrever para as batalhas? :)

Não tem nenhuma regra para número de linhas/ palavras porque, analisando, é algo relativo.
Voce pode escrever pouco e ser uma obra prima mas também pode escrever um enorme testamento e ser algo sem conteúdo ou relevância.
Por esse motivo decidimos deixar nas mãos do membro (e Mestre) o tamanho ideal para cada cenário e narração ^^
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Mensagem por Yumo em Qua Set 20, 2017 6:10 pm

Como já disseram, a essência do Bulba está na imprevisibilidade. É isso que o torna diferente dos outros, vc não chega a liga com seu time preferido em duas semanas. Assim como seria uma jornada real, exige tempo e dedicação.
Me parece uma boa alternativa para esses membros avançados, mas só para eles. Acredito que isso devia de ser disponibilizado apenas após tal route/tal level na party. As primeiras batalhas sao e sempre serão emocionantes e são elas que ensinam de fato como o jogo funciona.
Portanto, acho que deveria ser opcional apenas após esses requisitos e com prévia aprovação do mestre. Se cair um combate que o mestre vai olhar o time do membro e já pré-julgar como uma luta fácil, o mestre libera, o membro escreve e o mestre aprova. Já se o mestre achar que é capaz de divertir o membro, lhe dê a chance, ou do contrário poderá virar tedioso ficar apenas grindando numa sucessiva sessão de batalhas que você mesmo dita. Afinal, RPG não se trata de contar uma história, mas sim de viver uma de fato, jamais com total certeza da vitória.




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Mensagem por Uchiha Alex em Qua Set 20, 2017 6:21 pm

Yumo escreveu:Como já disseram, a essência do Bulba está na imprevisibilidade. É isso que o torna diferente dos outros, vc não chega a liga com seu time preferido em duas semanas. Assim como seria uma jornada real, exige tempo e dedicação.
Me parece uma boa alternativa para esses membros avançados, mas só para eles. Acredito que isso devia de ser disponibilizado apenas após tal route/tal level na party. As primeiras batalhas sao e sempre serão emocionantes e são elas que ensinam de fato como o jogo funciona.
Portanto, acho que deveria ser opcional apenas após esses requisitos e com prévia aprovação do mestre. Se cair um combate que o mestre vai olhar o time do membro e já pré-julgar como uma luta fácil, o mestre libera, o membro escreve e o mestre aprova. Já se o mestre achar que é capaz de divertir o membro, lhe dê a chance, ou do contrário poderá virar tedioso ficar apenas grindando numa sucessiva sessão de batalhas que você mesmo dita. Afinal, RPG não se trata de contar uma história, mas sim de viver uma de fato, jamais com total certeza da vitória.
Bom, como já dito acima não é obrigatório, segue quem quer, agora dizer que seria disponibilizado apenas mais distantes com a escassez de mestres, seria definitivamente impossível a qualquer membro avançar, antes de reclamarem sugiro fazerem seus trabalhos como mestre/estagiários, pois essa medida só foi tomada pela falta de tempo de tais membros. E fala como se afetasse todo o sistema em geral, afetará apenas pokémons selvagens, Npc's não listados e Personagens Secundárias, não vejo motivo do alvoroço. Além de que, perde a graça do fórum para alguns jogadores e não temos muitos membros avançados até então, a única que está a uma certa distância é a Chocoly. Depender dos outros é a pior coisa que existe, pois alguns membros simplesmente postavam e os mestres sumiam, depois retornavam e narravam como se nada tivesse acontecido.




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Mensagem por Od em Qui Set 21, 2017 2:58 pm

Uau. Confesso que quando o Alex contou-me sobre a sugestão, fiquei um tanto quanto receoso e fugi na hora. Agora lendo e percebendo, notei que é uma coisa boa para o fórum. Ninguém merece mestrar aquelas batalhas prolongadas de começo em que os pokémon só possuem 2 ataques e o player também não tem tanta opção. Menos trabalho e mais progresso aos players.
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Mensagem por L Mars em Qui Set 21, 2017 3:02 pm

Od escreveu:Uau. Confesso que quando o Alex contou-me sobre a sugestão, fiquei um tanto quanto receoso e fugi na hora. Agora lendo e percebendo, notei que é uma coisa boa para o fórum. Ninguém merece mestrar aquelas batalhas prolongadas de começo em que os pokémon só possuem 2 ataques e o player também não tem tanta opção. Menos trabalho e mais progresso aos players.
Nem no inicio, nem quando voce tem pokemons lvl 60, com Mega Evoluções e encontra um Rattata perdido numa route que pensa que é Arceus haha xD
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Mensagem por Chocoly em Dom Set 24, 2017 1:45 am

Eu só tenho uma dúvida. O que realmente acontece caso a narração não seja "válida"? O Pokémon não é considerado desmaiado e a batalha recomeça?
E quanto à captura? Agora que a batalha é descrita pelo membro, a sub classe capturador perde um pouco de sua utilidade já que não é mais tão complicado deixar o Pokémon em um Hp um pouco mais baixo ou até desmaia-lo para encontrar facilidade de captura-lo.


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Mensagem por L Mars em Dom Set 24, 2017 8:46 pm

Quando a narração é invalidada o membro terá de editar o seu tópico até o mesmo ser aprovado.
Quanto aos capturadores, o bónus mantem-se, acaba é por ser bem mais facil o membro capturar o pokémon, pois, à semelhança da actualidade, não tem de escrever tanto a batalha.
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Mensagem por Arceniopédia em Seg Set 25, 2017 4:29 am

Uma dúvida.. os outros sistemas irão ser ajeitados devido a isso ?

Digo, antes as batalhas poderiam variar de uns 3 posts ou menos para umas 2 páginas ou mais.. mas agora todos os eventos de batalha serão reduzidos a 1 post... como vai funcionar todos os outros sistemas que precisam de posts como felicidade; cooldowns de berrys, headbutt, honey; e outros sistemas similares ?



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Mensagem por L Mars em Seg Set 25, 2017 10:22 am

Arceniopédia escreveu:Uma dúvida.. os outros sistemas irão ser ajeitados devido a isso ?

Digo, antes as batalhas poderiam variar de uns 3 posts ou menos para umas 2 páginas ou mais.. mas agora todos os eventos de batalha serão reduzidos a 1 post... como vai funcionar todos os outros sistemas que precisam de posts como felicidade; cooldowns de berrys, headbutt, honey; e outros sistemas similares ?

Como disse no tópico o Sistema é opcional e só afeta na maioria pokémons selvagens.
O membro se quiser mais posts por causa disso tudo que disse tem uma decisão a fazer: ou usa o sistema antigo que pode ser mais lento mas faz mais posts ou arranja uma solução para "compensar" os menos posts.

Resumindo: os outro sistemas não serão mexidos por causa deste novo sistema.
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Mensagem por Arceniopédia em Sab Out 07, 2017 12:59 am

Batalhas contra Shadow Pokemons também se encaixam nesse sistema ? eles continuam sendo selvagens, mas são de certa forma "diferentes"



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Mensagem por L Mars em Sab Out 07, 2017 2:08 am

Arceniopédia escreveu:Batalhas contra Shadow Pokemons também se encaixam nesse sistema ? eles continuam sendo selvagens, mas são de certa forma "diferentes"

Para já, e tendo em conta que só surge 1 por route usando um Item especifico, vamos testar o sistema neles como se fosse um Pokemon selvagem "normal".
A exigencia do combate pode ser um pouco maior, mas o sistema dá para aplicar a eles =)
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