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[Patch] Coordenadores
Novas Receitas, Combos e mais!
Desta vez revimos e abordamos os Coordenadores, uma das Classes mais antigas do RPG porem uma das que sempre deu mais trabalho e nunca teve o Glamour que merecia. Porem, esperamos que com esta Patch tudo seja alterado.
______Novas Receitas de PokeBlocks______
As receitas dos Pokeblocks foram revistas e principalmente as Berrys que criam os Pokeblocks. Abaixo encontra-se a listagem de todas as Berrys e dos novos atributos para Contest:- Spoiler:
- Berrys
Item Nome Raridade -------- Descrição -------- -------- Pokeblock -------- Oran Berry Comum Cura uma baixa % de vida +1 a todos os Status Cheri Berry Comum Cura a Paralisia quando consumido em combate +1 Cool Chesto Berry Comum Acorda o pokémon quando consumido em combate +1 Beauty Pecha Berry Comum Cura o envenenamento quando consumido em combate +1 Cute Rawst Berry Comum Cura as queimaduras quando consumido em combate +1 Smart Aspear Berry Comum Descongela o pokémon quando consumido em combate +1 Tough Leppa Berry Comum Cura o pokémon do status disable quando consumido em combate +1 Cool +1 Cute +1 Smart +1 Tough Persim Berry Comum Cura o pokémon da confusão quando consumido em combate +1 Cool +1 Beauty +1 Cute +1 Tough Lum Berry Comum Cura o pokémon de qualquer status condition quando consumido em combate +1 Cool +1 Beauty +1 Cute +1 Smart Sitrus Berry Comum Recupera 25% da HP de um pokémon quando consumido em combate +1 Beauty +1 Cute +1 Smart +1 Tough Figy Berry Comum Recupera 50% do HP do pokémon quando consumido, porém coloca-o num estado de confusão +2 Cool Wiki Berry Comum Recupera 50% do HP do pokémon quando consumido, porém coloca-o num estado de confusão +2 Beauty Mago Berry Comum Recupera 50% do HP do pokémon quando consumido, porém coloca-o num estado de confusão +2 Cute Aguav Berry Comum Recupera 50% do HP do pokémon quando consumido, porém coloca-o num estado de confusão +2 Smart Iapapa Berry Comum Recupera 50% do HP do pokémon quando consumido, porém coloca-o num estado de confusão +2 Tough Razz Berry Comum Usado para criar Pokéblocks +1 Cool +1 Beauty Bluk Berry Comum Usado para criar Pokéblocks +1 Beauty +1 Cute Nanab Berry Comum Usado para criar Pokéblocks +1 Cute +1 Smart Wepear Berry Comum Usado para criar Pokéblocks +1 Smart +1 Tough Pinap Berry Comum Usado para criar Pokéblocks +1 Tough +1 Cool Pomeg Berry Intermédia Aumenta a Happiness do pokémon +1 Cool +1 Cute +1 Smart Kelpsy Berry Intermédia Aumenta a Happiness do pokémon +1 Beauty +1 Smart +1 Tough Qualot Berry Intermédia Aumenta a Happiness do pokémon +1 Cool +1 Cute e +1 Tough Hondew Berry Intermédia Aumenta a Happiness do pokémon +1 Cool +1 Beauty +1 Smart Grepa Berry Intermédia Aumenta a Happiness do pokémon +1 Beauty +1 Cute +1 Tough Tamato Berry Intermédia Aumenta a Happiness do pokémon +2 Cool +1 Beauty Cornn Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +2 Beauty +1 Cute Magost Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +2 Cute +1 Smart Rabuta Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +2 Smart +1 Tough Nomel Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +2 Tough +1 Cool Spelon Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +2 Cool +1 Tough Pamtre Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +3 Beauty +1 Cute Watmel Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +3 Cute +1 Smart Durin Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +3 Smart +1 Tough Belue Berry Intermédia Usado para criar Pokéblocks +3 Tough +1 Cool Occa Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Fire +2 Cool e +1 Cute Passho Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Water +2 Beauty e +1 Smart Wacan Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Electric +2 Cute +1 Tough Rindo Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Grass +1 Cool +2 Smart Yache Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Ice +1 Beauty +2 Tough Chople Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Fighting +2 Cool +1 Smart Kebia Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Poison +2 Beauty +1 Tough Shuca Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Ground +1 Cool +2 Cute Coba Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Flying +1 Beauty +2 Smart Payapa Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Psychic +1 Cute +2 Tough Tanga Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Bug +2 Cool +1 Tough Charti Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Rock +2 Beauty +1 Cool Kasib Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Ghost +2 Cute +1 Beauty Haban Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Dragon +2 Smart +1 Cute Colbur Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Dark +2 Tough +1 Smart Babiri Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Steel +3 Cool +1 Beauty Chilan Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Normal +3 Beauty +1 Cute Roseli Berry Rara Reduz para metade o dano de um ataque Super Effective de Fairy +2 Cute Liechi Berry Lendária Aumenta +1 o Atk quando o HP está abaixo de 1/4 +3 Cool + 1 Beauty + 3 Cute Ganlon Berry Lendária Aumenta +1 a Def quando o HP está abaixo de 1/4 +3 Beauty + 1 Cute +1 Smart Salac Berry Lendária Aumenta +1 a Speed quando o HP está abaixo de 1/4 +3 Cute +1 Smart + 3 Tough Petaya Berry Lendária Aumenta +2 a Sp. Atk quando o HP está abaixo de 1/4 +3 Cool + 3 Smart +1 Tough Apricot Berry Lendária Aumenta +2 a Sp. Def quando o HP está abaixo de 1/4 +1 Cool + 3 Beauty +3 Tough Lansat Berry Lendária Aumenta +2 na chance de Critical hit quando o HP está abaixo de 1/4 +2 a tudo Starf Berry Lendária Aumenta +2 num stat aleatório quando o HP está abaixo de 1/4 +3 a tudo Enigma Berry Lendária Recupera 1/4 do HP quando atingido por um move Super Effective +4 Cool +1 Beauty Micle Berry Lendária Aumenta em 20% a accuracy do movimento seguinte +4 Beauty +1 Cute Custap Berry Lendária O pokémon move-se primeiro em ordem de prioridade quando o HP está abaixo de 1/4 +4 Cute +1 Smart Jaboca Berry Lendária Quando atingido por um move físico, o atacante perde 12.5% do seu HP máximo. +4 Smart + 1 Tough Rowap Berry Lendária Quando atingido por um move special, o atacante perde 12.5% do seu HP máximo. +1 Cool +4 Tough Kee Berry Lendária Aumenta a Def quando atingido por um move físico +3 Smart +1 Tough Maranga Berry Lendária Aumenta a Sp. Def quando atingido por um move Special +3 Tough +1 Smart
(Link para o Tópico)
As receitas também mudaram e foram em parte simplificadas. Agora é através dos Pontos que cada Berry que sabemos quanto um PokeBlock irá dar. Um Coordenador poderá inicialmente misturar 2 Berrys para criar 1 Pokeblock. À medida que vai avançando na sua jornada poderá criar Pokeblocks mais poderosos. Fica assim:0 a 2 Provas de Valor - Consegue misturar 2 BerrysPorem à um limite máximo para o qual um Pokeblock pode dar Status. Um Pokéblock pode dar um máximo de 10 Pontos Contest, sendo que um atributo pode ir até 5 Pontos. Caso se juntem Berrys e a soma ultrapasse o máximo de 10 Pontos por Pokeblock, os valores mais baixos serão ignorados.
3 a 5 Provas de Valor - Consegue misturar 3 Berrys
6 a 8 Provas de Valor - Consegue misturar 4 BerrysExemplos:Juntando uma Aspear Berry com uma Cheri Berry cria um Pokeblock que dá +1 a Tough +1 Cool.
Juntando duas Durin Berry cria um Pokeblock que dá +5 Smart e +2 Tough. Deveria ser +6 a Smart, porem o máximo é de 5 num atributo.
Juntando duas Lansat Berrys cria um Pokeblock que dá +2 a todos os atributos. Porem se se juntasse outra Berry, apenas os valores mais alto seriam colocados e os restantes seriam sorteados aleatoriamente.______Novos Pontos de Contest______Com as novas receitas o ganho de Pontos de Contests também foram revistos. O valor máximo passou de 35 para 100 e o valor máximo de um Atributo passou de 10 para 30 Pontos. Porem, de forma a motivar os Coordenador a prosseguir viagem os seus Pokémons têm algumas limitações.
Todos os Pokémons começam com um valor máximo de 30 Pontos, ganhando mais dez pontos por Prova de Valor até atingir os 100 Pontos.
Quer isto dizer que um Coordenador com 0 Provas de Valor só poderá aumentar o seu Pokémon até 30 Pontos de 100, porem um Coordenador com 2 Provas de Valor poderá aumentar o seu Pokémon até 50 Pontos de 100.Um Coordenador ao maximizar um Atributo recebe gratuitamente um TM à sua Escolha no Atributo que aumentou.______Novas Classificações de Moves______Graças ao fantastico trabalho da Sorano, todos os moves foram revistos e analisados e colocados com mais algumas Categorias de Contest. Quer dizer agora que certos Moves podem ser Beautiful e Cute, enquanto que antes apenas poderia ser de 1 categoria.
Certos moves - os mais raro ou exclusivos - podem até ser válidos em todas as Categorias.
Queremos desta forma ajudar os membros a não ficar apenas limitados a uma pequena seleção de moves em apresentações e Contests.Podem ver o tópico aqui: (Link)______Combos de Apresentação (Oficiais) ______Para além das novas classificações, o fórum dará mais destaque aos combos oficiais dos jogos. Alguns moves fazem combos com outros moves, e algumas vezes esses Moves não são da mesma Categoria do Contest. A partir de agora isso não será um problema.
Ao usar um Move de Combo, se o próximo move for da mesma Categoria irá dar +3 Pontos nessa Categoria. Porem, se o próximo move for de outra Categoria, ele será considerado e dará o pontos normais, nunca penalizando um Coordenador.
Exemplo:
Caso um Coordenador esteja num Contest de Cool e use o Focus Energy (recebendo +1) e a seguir use o Blaze Kick (recebendo +3) ele recebe um bónus extra de +3 Pontos, dando no final 7 Pontos em Cool.
Porem se em vez de usar Blaze Kick ele usar o Drill Run (um move de Tough que dá +3 Pontos), ele não seria penalizado e seria considerado à mesma, dando no final 4 Pontos em Cool.Podem ver as informações aqui: (Link)______Combos de Dano______A grande novidade para Coordenadores, os COMBOS DE COMBATE. Diferente dos combos de cima, que sempre existiram, Coordenador vai ser a única Classe que pode criar Combos com os Moves dos seus Pokémons.
Consigo sentir a vossa confusão, portanto vou explicar.
Se um membro normal, usar um Metapod e lhe disser para usar o Harden e depois um Tackle, ele usa dois turnos de combate. Porem um Coordenador experiente e com treino, pode "combar" os moves, criando um novo move: o "Hard Tackle", um move de dano que aumenta em +1 a Defesa, e ainda conseguirá usar mais um move nesse turno.
Existe claro, algumas limitações:
-- Um Pokémon só pode aprender um máximo 3 Combos;
-- O Pokémon têm de conhecer os Moves do Combo para realizar o combo. Se um dos moves for esquecido, o combo não poderá ser realizado;
-- Um combo só pode ser criado com 2 Moves Diferentes;
-- Dois Pokémons podem conhecer parte de um Combo, sendo precisos os dois Pokémons para realizar o combo;
-- O Coordenador pode criar 1 Combo por Pokémon com 0 Provas de valor; 2 Combos com 2 Prova de Valor e 3 Combos com 3 Provas de Valor (por Pokémon)
-- Os Pwr combinado dos Moves não pode exceder os 120 Pwr;
---- Não podem ser combinados moves de recarga (como Fly, Dive, Hiper Beam, Solar Beam, etc) nem moves de anulação de outros moves (como Protect, Detect, etc);
---- Os moves do Combo são afetados por Vitamins
---- É considerado para a pontaria do Combo a pontaria mais baixa.
---- Caso os moves sejam de types diferentes (e categorias diferentes) o Type do Move será avaliado e será escolhido o Type que fizer mais sentido à Staff.
---- O combo não irá criar novos efeitos.
Exemplos:Nome: Harden + Tackle = Hard Tackle
Type: Normal
Pwr: 40
Pontaria: 100%
Descrição: O pokémon enrigesse o seu corpo (+1 Def) e em seguida realiza uma forte placagem endurecida.Nome: Bubble + Icy Wind = Icy Bubbles
Type: Ice
Pwr: 95
Pontaria: 95%
Descrição: O Pokémon liberta diversas bolhas e em seguida sopra um vento gelado, congelando-as. O move acerta em área e baixa a velocidade do oponente em 1.
Um Pokémon tem de usar o Combo 15 vezes até ele ficar aprendido na perfeição. Durante o treino o combo poderá falhar.
Será criado um Tópico na Area de Criação, para a Criação de Combos. Após ser aprovado, será colocado na Ficha do Pokémon.______Fase Adicional: Performer______Um Coordenador poderá desafiar o Contest de forma adicional, de forma a ganhar melhores prémios (semelhante ao Desafio ao Ginásio ou à Exploração/ Purificação Avançada).
Esta fase intermédia obriga o Coordenador a criar um PokePuffin - ou vários - de forma a agradar ao Pokémon do Contest, usando as suas Berrys. Os Pokémons poderão ser mais seletivos não querendo certos sabores ou certas berrys, obrigando ao Coordenador a fazer alterações a receitas conhecidas.
Por exemplo, um Scyther poderia querer comer um PokePuffin mas apenas contendo sabores Amargos (Smart) ou Ácidos (Tough), odiando por completo sabores Doces (Cute).
As receitas para a criação de PokePuffs são iguais às receitas de Pokeblocks.
E bem, penso que não me esqueci de nada.
Como sempre o Bulba RPG espera que gostem da alteração e que mais pessoas se interessem por Coordenador. Queremos que a Classe fique mais divertida e menos limitada como era antes e ao mesmo tempo que possa surpreender em combate com os seus Combos maravilhosos!
Deixem as vossas duvidas, criticas e opiniões neste tópico :D