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Técnicas e Combinações
Olá galera, como o tio Mars me indicou, venho aqui através deste tópico apresentar um sistema de Técnicas e Combinações que já presenciei em um RPG e acredito que poderia ser interessante para diversas áreas, seja para dar aquela atualização nos Contest e até mesmo para dar mais cara de interpretativo e chance de criatividade sem deixar de qualquer jeito ou mecânico demais e no que consiste nessas técnicas e combinações? Já não existe as do game?
Sim, eu sei que existe, mas elas ao meu ponto de vista acaba limitando demais o senso criativo. Colocando como se um golpe só pudesse ser usado de uma maneira, sem a parte criativa do RPG por exemplo, um Charmander é capaz de lançar Ember tanto de sua boca quanto de sua cauda ou o Razor Leaf que alguns pokémon lançam as folhas como "facas/shurikens" enquanto que outros "encantam" alguma folha do corpo e golpeiam como uma arma.
Fora que no anime vemos também outras criações como o Peck absurdo do Piplup da Dawn ou aquela esquiva em forma de pirueta (tenho certeza que em Unova, Kalos e agora em Alola já deve ter aparecido alguma coisa do tipo mesmo ainda não tendo visto.) e a minha sugestão constitui na possibilidade dos membros do fórum criar suas combinações e técnicas como se fossem Moves Próprios.
Como Moves Próprios é um leque aberto e sem fim, a ideia seria limitar uma quantidade dessas técnicas e combinações para cada pokémon (no RPG que jogava eram no máximo 3 técnicas e 2 combinações) e os responsáveis iam lá na ficha do monstrinho e colocavam todas as características, desde o tipo, efeito, efeito secundário, poder, chance de acerto e etc. exatamente como um move qualquer do Pokémon.
Mas qual a diferença entre técnica e combinação? Bem, a técnica é constituída da derivação de um só golpe por exemplo:
Uma Roserade que possui Petal Dance (que evoluiu conhecendo esse golpe) é limitada a todo turno a dar aquele forte golpe (de 120 pwr) mas que fica "trancada" a somente usar ele e ao final, ficaria confuso. Uma técnica seria ensinar a esta Roserade a enfraquecer o golpe para que não fique mais presa e nem confusa ao final do uso, fazendo o pwr dele cair pela metade (de 60 pwr) e dessa forma se tornando um golpe comum de 100% de Accuracy do Tipo Grama e etc. Chamamos esta Técnica de Razor Petal, em uma ficha ficaria assim:
Antigo:
Petal Dance
Pwr - 120
Tipo - Special
Acc - 100%
Effect - O pokémon em um bailado lança várias pétalas ao seu redor em forma de espiral e pode usá-las para atacar o seu oponente, acontece que esta dança coloca o pokémon em uma espécie de "transe" e este só pode usar outro golpe depois de encerrá-lo e pela quantidade de piruetas e exaustão do uso de um poderoso golpe, o pokémon também ficará confuso.
Novo:
Razor Petal
Pwr - 60
Tipo - Special
Acc - 100%
Effect - O pokémon agora não precisa ficar em seu estado "alterado" para utilizar essas pétalas, em apenas um rápido giro pode lançá-las, o problema é que elas não são mais tão afiadas quanto os do golpe original.
Claro que esta lista poderá aumentar, mas serve como um pequeno exemplo e caso vocês consigam perceber, com o Razor Petal mais fraco além da Roserade não ser mais afetada pelos efeitos secundários, com o auxílio de sua Hidden Ability chamada Technician, pode tornar o Razor Petal em um golpe de 120 pwr! Ou seja, é umas das vantagens de se criar uma nova técnica.
Outro exemplo seria uma técnica que não teria a ver com nenhum golpe, mas com uma característica de um determinado pokémon. Exemplo seria um Charmander com o fato de sua cauda sempre estar em chama desenvolver algo como um golpe físico de fogo, como um "Fire Tail".
E as Combinações? Como elas funcionariam?
Bem, elas diferente das Técnicas são necessárias o uso dos 2 golpes que os pokémon usam durante o turno e consequentemente, o pokémon agiria depois do primeiro golpe do seu oponente, exceto se tiver alguma exceção de prioridade. Como essa combinação funcionaria?
Bem, além de descrevê-las na ficha dos pokémon como as Técnicas acima, elas teriam a restrição destes dois golpes e novamente usarei de um exemplo para mostrar como funcionaria ingame:
Imagine que temos uma Starmie que conheça o golpe Hydro Pump e o golpe Psychic, eu poderia muito bem usar a habilidade natural de giro da pokémon estrela para que gire em seu próprio eixo e usar o Hydro Pump, com o auxílio do Psychic impediria desse golpe "vazar" e assim criando um escudo e depois o lançando contra o oponente. Como ficaria na pequena ficha:
Magic Water Counter-Shield
Pwr - 90 (Permanecendo o golpe de poder mais fraco em troca do efeito secundário.)
Tipo - Stats/Físico
Acc - 100% (Falha em uso consecutivo.)
Effect - O golpe permite repelir qualquer ataque como o escudo "Protect", exceto contra ataques do tipo Electric devido a condutividade da água, o que causa dano dobrado (a falha da combinação, tornando um golpe x2 super effective em x4 super effective) e depois se lança girando contra o oponente causando dano do tipo água (predomina o tipo do ataque mais forte.).
Com esse tipo de sistema para Técnicas e Combinações, o sistema pode abolir as combinações pré-fixas dos jogos que deixam tudo muito mecânico e julgar estas técnicas e combinações de acordo com o estilo que o coordenador está a competir e assim dando os "coraçõeszinhos" de acordo com a criativdade dos golpes e das combinações.
Outra coisa para deixar mais difícil, uma Técnica ou Combinação requeria uma (ou duas, fica a critério dos admins) rota para que estejam 100% aprendidos por um pokémon e dar as limitações para aqueles que são Shadows ou que tenham uma Felicidade muito baixa.
Até então, essa é a minha ideia, mais para frente vou incrementando o post inicial com as respostas de possíveis dúvidas e muito obrigada pela oportunidade pessoal. :)
Sim, eu sei que existe, mas elas ao meu ponto de vista acaba limitando demais o senso criativo. Colocando como se um golpe só pudesse ser usado de uma maneira, sem a parte criativa do RPG por exemplo, um Charmander é capaz de lançar Ember tanto de sua boca quanto de sua cauda ou o Razor Leaf que alguns pokémon lançam as folhas como "facas/shurikens" enquanto que outros "encantam" alguma folha do corpo e golpeiam como uma arma.
Fora que no anime vemos também outras criações como o Peck absurdo do Piplup da Dawn ou aquela esquiva em forma de pirueta (tenho certeza que em Unova, Kalos e agora em Alola já deve ter aparecido alguma coisa do tipo mesmo ainda não tendo visto.) e a minha sugestão constitui na possibilidade dos membros do fórum criar suas combinações e técnicas como se fossem Moves Próprios.
Como Moves Próprios é um leque aberto e sem fim, a ideia seria limitar uma quantidade dessas técnicas e combinações para cada pokémon (no RPG que jogava eram no máximo 3 técnicas e 2 combinações) e os responsáveis iam lá na ficha do monstrinho e colocavam todas as características, desde o tipo, efeito, efeito secundário, poder, chance de acerto e etc. exatamente como um move qualquer do Pokémon.
Mas qual a diferença entre técnica e combinação? Bem, a técnica é constituída da derivação de um só golpe por exemplo:
Uma Roserade que possui Petal Dance (que evoluiu conhecendo esse golpe) é limitada a todo turno a dar aquele forte golpe (de 120 pwr) mas que fica "trancada" a somente usar ele e ao final, ficaria confuso. Uma técnica seria ensinar a esta Roserade a enfraquecer o golpe para que não fique mais presa e nem confusa ao final do uso, fazendo o pwr dele cair pela metade (de 60 pwr) e dessa forma se tornando um golpe comum de 100% de Accuracy do Tipo Grama e etc. Chamamos esta Técnica de Razor Petal, em uma ficha ficaria assim:
Antigo:
Petal Dance
Pwr - 120
Tipo - Special
Acc - 100%
Effect - O pokémon em um bailado lança várias pétalas ao seu redor em forma de espiral e pode usá-las para atacar o seu oponente, acontece que esta dança coloca o pokémon em uma espécie de "transe" e este só pode usar outro golpe depois de encerrá-lo e pela quantidade de piruetas e exaustão do uso de um poderoso golpe, o pokémon também ficará confuso.
Novo:
Razor Petal
Pwr - 60
Tipo - Special
Acc - 100%
Effect - O pokémon agora não precisa ficar em seu estado "alterado" para utilizar essas pétalas, em apenas um rápido giro pode lançá-las, o problema é que elas não são mais tão afiadas quanto os do golpe original.
Claro que esta lista poderá aumentar, mas serve como um pequeno exemplo e caso vocês consigam perceber, com o Razor Petal mais fraco além da Roserade não ser mais afetada pelos efeitos secundários, com o auxílio de sua Hidden Ability chamada Technician, pode tornar o Razor Petal em um golpe de 120 pwr! Ou seja, é umas das vantagens de se criar uma nova técnica.
Outro exemplo seria uma técnica que não teria a ver com nenhum golpe, mas com uma característica de um determinado pokémon. Exemplo seria um Charmander com o fato de sua cauda sempre estar em chama desenvolver algo como um golpe físico de fogo, como um "Fire Tail".
E as Combinações? Como elas funcionariam?
Bem, elas diferente das Técnicas são necessárias o uso dos 2 golpes que os pokémon usam durante o turno e consequentemente, o pokémon agiria depois do primeiro golpe do seu oponente, exceto se tiver alguma exceção de prioridade. Como essa combinação funcionaria?
Bem, além de descrevê-las na ficha dos pokémon como as Técnicas acima, elas teriam a restrição destes dois golpes e novamente usarei de um exemplo para mostrar como funcionaria ingame:
Imagine que temos uma Starmie que conheça o golpe Hydro Pump e o golpe Psychic, eu poderia muito bem usar a habilidade natural de giro da pokémon estrela para que gire em seu próprio eixo e usar o Hydro Pump, com o auxílio do Psychic impediria desse golpe "vazar" e assim criando um escudo e depois o lançando contra o oponente. Como ficaria na pequena ficha:
Magic Water Counter-Shield
Pwr - 90 (Permanecendo o golpe de poder mais fraco em troca do efeito secundário.)
Tipo - Stats/Físico
Acc - 100% (Falha em uso consecutivo.)
Effect - O golpe permite repelir qualquer ataque como o escudo "Protect", exceto contra ataques do tipo Electric devido a condutividade da água, o que causa dano dobrado (a falha da combinação, tornando um golpe x2 super effective em x4 super effective) e depois se lança girando contra o oponente causando dano do tipo água (predomina o tipo do ataque mais forte.).
Com esse tipo de sistema para Técnicas e Combinações, o sistema pode abolir as combinações pré-fixas dos jogos que deixam tudo muito mecânico e julgar estas técnicas e combinações de acordo com o estilo que o coordenador está a competir e assim dando os "coraçõeszinhos" de acordo com a criativdade dos golpes e das combinações.
Outra coisa para deixar mais difícil, uma Técnica ou Combinação requeria uma (ou duas, fica a critério dos admins) rota para que estejam 100% aprendidos por um pokémon e dar as limitações para aqueles que são Shadows ou que tenham uma Felicidade muito baixa.
Até então, essa é a minha ideia, mais para frente vou incrementando o post inicial com as respostas de possíveis dúvidas e muito obrigada pela oportunidade pessoal. :)
Heiwas
Menina que ideia boa! Sou totalmente a favor ^^
O ponto de partida de um Coordenador é, na maioria das vezes, o anime e sempre ficamos com vontade de usarmos nossas próprias técnicas em batalhas. Parabéns pela ideia e iniciativa ^^
O ponto de partida de um Coordenador é, na maioria das vezes, o anime e sempre ficamos com vontade de usarmos nossas próprias técnicas em batalhas. Parabéns pela ideia e iniciativa ^^
♫O que estou procurando não é um caminho fácil... Mas sim um jeito de andar pelo difícil♫
♫Pesquisadora ♫Guardião de Aura ♫Polícia ♫Criador de Tm's
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L Mars
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A sugestão foi (mais ou menos) implementada aqui:
https://bulbarpg.forumeiros.com/t9973-patch-coordenadores#158792
Obrigado a quem participou no tópico.
Tópico Fechado e Arquivado
https://bulbarpg.forumeiros.com/t9973-patch-coordenadores#158792
Obrigado a quem participou no tópico.
Tópico Fechado e Arquivado
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