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[Sugestão] Roubos - Publicado Sex Ago 16, 2019 3:24 am

Como alguns já leram no chat do Zap, estavamos discutindo sobre como o RPG está mecanico e como não há muita interação entre os players. Uma das mecanicas mais lembradas quando se cita algo como impacto do membro no RPG é a mecanica de roubo dos criminosos. Ela apesar de ser oficial no papel, é bem dificil de ser utilizada e gera problemas. Mas uma mecânica tão impactante para a história do RPG é de ser implementada e bem organizada para que seja útil e legal de ser usada.

Roubos:
Como é: Até onde eu sei o único sistema de roubo existe em alguns minimos NPCs que são expecíficos para serem roubados... isso não faz sentido nenhum e só enche as rotas de npcs desnecessários.
Como poderia ser: O criminoso poderia roubar itens ou pokemons (em certos casos até mesmo sequestrar) um NPC, QUALQUER NPC. Dependendo da gravidade do roubo a quest desse npc poderia ficar bloqueada impedindo membros de fazerem ou até mesmo o NPC inteiro ficar bloqueado caso seus pokemons tenham sido levados ou ele tenha sido sequestrado.
Impactos: Bloquear um NPC pode ser um sistema muito interessante para Criminosos, uma vez que eles podem usufruir do NPC e depois rouba-los para ninguém mais conseguir usar. Ai entra o papel dos policiais, eles seriam acionados e teriam que caçar o criminoso antes dele conseguir chegar a base para conseguir recuperar o que foi roubado antes que seja disperso. Criando uma interação muito interessante entre Criminoso X Policial.

Caçada:
Essa provavelmente seria a parte mais dificil de implementar, mas os passos seriam o seguinte:
- Após o roubo, os itens/pokemons/npcs ficam com o membro e ele tem que levar até a base
- Essa bases se encontrariam em locais diversos de pokegea (nada de roubar, se teletransportar pra novus e pronto terminou)
- Alguns eventos depois do roubo ocorrer seria acionado uma "sirene" onde todos os Policiais seriam notificados sobre.
- Todos os policiais poderiam caçar esse criminoso, criando estratégias de como captura-lo. (Por exemplo: Se um roubo é efetuado na rota 01, as únicas rotas de fuga para esse personagem seria Pallet ou Oldale, os policiais poderiam cercar para fechar a passagem, caso o membro desaparecesse entre essas duas rotas poderia se afirmar que a base fica na rota 1 e uma invasão poderia ser planejada)
- Novus teria que ser ligeiramente reformulada para isso, uma vez que oferece uma rota de fuga perfeita para qualquer um. Por ser o local da base oficial dos policiais, quando um roubo é efetuado os policiais ficam alerta sobre qualquer um que apareça lá... Ir para novus após realizar um roubo seria praticamente uma prisão automática
Mas o grande problema desse sistema seria a diferença de post entre os mestre. O criminoso tem um mestre que rusha e os policiais tem mestres que postam uma vez por dia, é preciso de algo para equilibrar isso e tornar a caçada justa


Bases

- As bases seriam localizadas em partes diferentes de pokegea, possuindo acessos secretos que só os criminosos saberiam
- Seriam bases de suporte, sendo seu único propósito a retirada de recompensas, a entrega de itens roubados e um transporte seguro para a base de novus.
- Seria interessante que os tópicos das bases fossem de acesso apenas dos ADMs e dos Criminosos em si, já que a ideia é que elas sejam secretas
- Assim como foi o sistema antigo de novus (onde os jogadores doavam e a cada numero de doações era adicionado algo a mais) com a realização de missões o sistema de seguraça da base poderia aumentar... colocar pokemons para vigiar e atacar quem não é criminoso que chegue perto, implantação de obstaculos (arvores de cut, rochas de strenght, lagoas para surf e etc...) permitindo uma interação legal entre os membros que cooperariam para o aumento da organização.
- Como os policiais não saberiam a localização dessas bases, eles deveriam caçar e seguir criminosos para tentar descobrir a localização. (Como eu disse antes, se um roubo foi efetuado em na rota 1 e ele não apareceu nem em pallet e nem em oldale, deve ter uma base na rota 1)

Recompensas:
Para Criminosos:
- Ele ganharia pontos de facção dependendo da grandeza do roubo, assim subindo de ranking mais rápido
- Dinheiro
- Benefícios da facção (ganhar itens que facilitem o roubo/fuga ou que fortaleçam o personagem)
- Se o roubo for uma missão oficial, ele ganharia as recompensas da missão

Para Policial:
- Ele ganharia pontos de facção dependendo da grandeza da apreensão, assim subindo de ranking mais rápido
- Fama
- Itens que ajudem a caça ou fortaleçam o personagem

Falha e Sucesso:
Quando o roubo for efetuado algumas Quests ou o NPC inteiro seria bloqueado até que a caça termine.

Falha: Caso o roubo falhe e os policiais consigam capturar um criminoso o seguinte ocorrerá:
- Tudo que foi bloqueado (Quest/NPC) é restaurado ao normal, possibilitando outros membros de usarem novamente
- O Criminoso é preso (não sei se existe sistema para isso, mas seria de criar um)
- O criminoso depois de ser solto teria uma Ficha criminal, onde ele ganharia uma Fama única para os policias, dependendo do quão grande for a ficha/ranking criminal desse membro ele teria mais desvantagens ao aparecer em público ou para outros policiais
- Chance da base ser descoberta e destruída caso o membro acabe revelando onde ela fica (nesse caso o membro criminoso poderia perder pontos e rankings na sua própria facção)

Sucesso: Caso a caçada falhe e o criminoso consiga chegar a base em segurança o seguinte ocorrerá:
- O NPC ou suas Quests seriam bloqueadas por tempo indeterminado.
- Criminoso receberia suas recompensas e a organização teria novos recursos
- A organização precisaria "dar um tempo" para despistar os policiais que provavelmente ainda estariam caçando, pedindo aos membro a não realizarem entregas aquela base por um tempo  
- Se o Criminoso tiver sido avistado por algum membro/policial suas caracteristicas seriam registradas e ele se tornaria um "Suspeito" ou "Procurado"

Tipos de Roubo e NPCs
O que aconteceria com os NPC para cada roubo:
Itens Comuns: O roubo de itens é uma prioridade baixa, e mobilizaria apenas NPCs Policias e não membros, uma vez que o NPC ainda poderia continuar a 'funcionar' na sua rota normalmente.

Itens Especiais: Alguns NPCs precisam de um Item para continuar operando, ou talvez o item tenha um valor muito alto para ser uma prioridade. NPCs policiais e membros próximos seriam convidados a se juntar a caçada. A prioridade desse tipo de caçada se basearia no quão importante é o item. Uma Mega Stone de um dos pokemons poderia desbalancear a dificuldade daquele NPC o que poderia bloquear uma de suas missões, aumentando a prioridade. Uma Reliquia é algo muito caro, mas só possui valor em dinheiro, então seria uma prioridade média.

Pokemons: Para roubar os pokemons do NPC o criminoso precisaria derrota-lo completamente. Quanto maior o número de pokemons roubados maior a prioridade, maior a recompensa, mais policiais seriam mobilizados e mais rápido a sirene seria "tocada". A maioria dos NPCs possuem quests que envolvem derrota-lo em um combate, então suas quests envolvendo combate seriam bloqueadas. Se todos os pokemons dele forem roubados o NPC seria movido e bloqueado se estiver em uma rota, uma vez que não é recomendado ficar em uma rota cheia de selvagens sem pokemon.

NPCs: O sequestro de NPCs seria algo bem complexo de ser feito e talvez seja apenas em missões oficiais. É muito dificil transportar um corpo de uma rota a outra, a possibilidade de ser visto é grande a chance do npc tentar fugir durante um encontro policial é grande... E sequestrar NPCs que estão na mesma rota da base seria horrivel pois se um NPC sumisse e ele não fosse visto sendo carregado pelas redondezas seria fácil de se imaginar que a base fica lá e a investigação ocorreria.



O que acharam da ideia?
Eu acho que isso daria uma interação muito interessante de gato e rato entre os criminosos e os policiais, além de afetar de forma impactante as rotas ao bloquear e remover quests e npcs delas.  Além de ter uma interação entre criminosos e membros normais, uma vez que esses roubos iriam afetar a todos, criando um repúdio aos criminosos... (Porque um membro comum teria medo de um criminoso se ele só pode roubar coisas insignificantes de npcs, mas agora se ele puder bloquear o NPC inteiro a situação me afeta)...

- Com um pouco mais de trabalho o sistema poderia vir a afetar npcs de prova de valor, imagine sequestrar o líder de um ginásio e bloquea-lo? Ou então roubar seus fortes pokemons...
- Incentivaria o sistema de rotas conjuntas, uma vez que seria muito mais fácil para um criminoso dividir os roubos e cada um rumar a uma base diferente para dividir a atenção dos policiais.
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Re: [Sugestão] Roubos - Publicado Sex Ago 16, 2019 9:59 am

Arceniopédia escreveu:Como alguns já leram no chat do Zap, estavamos discutindo sobre como o RPG está mecanico e como não há muita interação entre os players. Uma das mecanicas mais lembradas quando se cita algo como impacto do membro no RPG é a mecanica de roubo dos criminosos. Ela apesar de ser oficial no papel, é bem dificil de ser utilizada e gera problemas. Mas uma mecânica tão impactante para a história do RPG é de ser implementada e bem organizada para que seja útil e legal de ser usada.

Roubos:
Como é: Até onde eu sei o único sistema de roubo existe em alguns minimos NPCs que são expecíficos para serem roubados... isso não faz sentido nenhum e só enche as rotas de npcs desnecessários.
Como poderia ser: O criminoso poderia roubar itens ou pokemons (em certos casos até mesmo sequestrar) um NPC, QUALQUER NPC. Dependendo da gravidade do roubo a quest desse npc poderia ficar bloqueada impedindo membros de fazerem ou até mesmo o NPC inteiro ficar bloqueado caso seus pokemons tenham sido levados ou ele tenha sido sequestrado.
Impactos: Bloquear um NPC pode ser um sistema muito interessante para Criminosos, uma vez que eles podem usufruir do NPC e depois rouba-los para ninguém mais conseguir usar. Ai entra o papel dos policiais, eles seriam acionados e teriam que caçar o criminoso antes dele conseguir chegar a base para conseguir recuperar o que foi roubado antes que seja disperso. Criando uma interação muito interessante entre Criminoso X Policial.
Criando sim uma interacção muito nociva no RPG. Como voce pode ir atrás de um Criminoso que, em termos narrativos pode nem saber quem é in-game? Ou mesmo que saiba, como é que ele conseguiria aproximar-se do criminoso de forma viavel?
O roubo de items até pode ser feito narrativamente, isso nunca foi impedido.
Se houver roubo livre para todos os NPCs então o membro não pode usar o item e tem de ser entregue à organização.
Para alem disso, se pode haver roubo pode haver detenção (por parte dos Policias) e isso tambem podia impedir os NPCs criminosos de surgirem.

Porem, acho que torna-se muito mais organizado haver apenas NPCs especificos nas routes para roubar. A Team Imperium não precisa de roubos para nada gente. Eles são donos de grandes empresas e casino de Novus. Eles compraram 2 das Grandes Organizações criminosas e tem a Dracma como gerente de dinheiro.
O Roubo pode e tem de ser feito sim mas com motivos especificos. Até porque nem o Giovanni nem o Cyrus querem ser só uma "organização de roubo"... Não se esqueçam também da parte narrativa do forum que tanto falaram ontem mas esquecem-se disso.

Caçada:
Essa provavelmente seria a parte mais dificil de implementar, mas os passos seriam o seguinte:
- Após o roubo, os itens/pokemons/npcs ficam com o membro e ele tem que levar até a base
- Essa bases se encontrariam em locais diversos de pokegea (nada de roubar, se teletransportar pra novus e pronto terminou)
- Alguns eventos depois do roubo ocorrer seria acionado uma "sirene" onde todos os Policiais seriam notificados sobre.
- Todos os policiais poderiam caçar esse criminoso, criando estratégias de como captura-lo. (Por exemplo: Se um roubo é efetuado na rota 01, as únicas rotas de fuga para esse personagem seria Pallet ou Oldale, os policiais poderiam cercar para fechar a passagem, caso o membro desaparecesse entre essas duas rotas poderia se afirmar que a base fica na rota 1 e uma invasão poderia ser planejada)
- Novus teria que ser ligeiramente reformulada para isso, uma vez que oferece uma rota de fuga perfeita para qualquer um. Por ser o local da base oficial dos policiais, quando um roubo é efetuado os policiais ficam alerta sobre qualquer um que apareça lá... Ir para novus após realizar um roubo seria praticamente uma prisão automática
Mas o grande problema desse sistema seria a diferença de post entre os mestre. O criminoso tem um mestre que rusha e os policiais tem mestres que postam uma vez por dia, é preciso de algo para equilibrar isso e tornar a caçada justa
Mas... isso já pode ser feito narrativamente. Não vejo porque mecanizar isso. Alias, toda esta sugestão, desculpem a franqueza, entra em contracenso, porque voces afirmam que o RPG esta muito mecanico, mas depois tentam criar sistemas de algo que é narrativo....


Bases

- As bases seriam localizadas em partes diferentes de pokegea, possuindo acessos secretos que só os criminosos saberiam
- Seriam bases de suporte, sendo seu único propósito a retirada de recompensas, a entrega de itens roubados e um transporte seguro para a base de novus.
- Seria interessante que os tópicos das bases fossem de acesso apenas dos ADMs e dos Criminosos em si, já que a ideia é que elas sejam secretas
- Assim como foi o sistema antigo de novus (onde os jogadores doavam e a cada numero de doações era adicionado algo a mais) com a realização de missões o sistema de seguraça da base poderia aumentar... colocar pokemons para vigiar e atacar quem não é criminoso que chegue perto, implantação de obstaculos (arvores de cut, rochas de strenght, lagoas para surf e etc...) permitindo uma interação legal entre os membros que cooperariam para o aumento da organização.
- Como os policiais não saberiam a localização dessas bases, eles deveriam caçar e seguir criminosos para tentar descobrir a localização. (Como eu disse antes, se um roubo foi efetuado em na rota 1 e ele não apareceu nem em pallet e nem em oldale, deve ter uma base na rota 1)
Primeiro, se à bases de criminosos à bases de Policiais.
E isso no papel é bonitinho, mas na pratica elas nunca seriam um "misterio". Quem lhe afirma que um membro não conta para outros em off-topic? E se um membro for criminoso e fizer reset à ficha? Mesmo não sendo policia ele pode comentar com outro membro isso.
A ideia é boa, eu já tive essa ideia varias vezes para "areas secretas"... mas só seriam secretas durante pouco tempo a meu ver.

Recompensas:
Para Criminosos:
- Ele ganharia pontos de facção dependendo da grandeza do roubo, assim subindo de ranking mais rápido
- Dinheiro
- Benefícios da facção (ganhar itens que facilitem o roubo/fuga ou que fortaleçam o personagem)
- Se o roubo for uma missão oficial, ele ganharia as recompensas da missão

Para Policial:
- Ele ganharia pontos de facção dependendo da grandeza da apreensão, assim subindo de ranking mais rápido
- Fama
- Itens que ajudem a caça ou fortaleçam o personagem
Tudo o que voce fala é o que acontece atualmente no RPG. As missões dão exatamente isso, os roubos e apreensões também.

Falha e Sucesso:
Quando o roubo for efetuado algumas Quests ou o NPC inteiro seria bloqueado até que a caça termine.

Falha: Caso o roubo falhe e os policiais consigam capturar um criminoso o seguinte ocorrerá:
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Sucesso: Caso a caçada falhe e o criminoso consiga chegar a base em segurança o seguinte ocorrerá:
- O NPC ou suas Quests seriam bloqueadas por tempo indeterminado.
- Criminoso receberia suas recompensas e a organização teria novos recursos
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- Se o Criminoso tiver sido avistado por algum membro/policial suas caracteristicas seriam registradas e ele se tornaria um "Suspeito" ou "Procurado"
Quase tudo o que sugere aqui pode ser implementado sob a forma de missão de route ou missão de NPC e ficar com isso tudo.
O sistema de "ranking" é o sistema que o Cleitin começou (mas não foi ainda oficializado) no topico sugestão do Rework das facções.
O "bloqueio" de NPCs é algo que também pode ser feito e é feito sob a forma da Quest/ missão relacionada com ele.

Tipos de Roubo e NPCs
O que aconteceria com os NPC para cada roubo:
Itens Comuns: O roubo de itens é uma prioridade baixa, e mobilizaria apenas NPCs Policias e não membros, uma vez que o NPC ainda poderia continuar a 'funcionar' na sua rota normalmente.

Itens Especiais: Alguns NPCs precisam de um Item para continuar operando, ou talvez o item tenha um valor muito alto para ser uma prioridade. NPCs policiais e membros próximos seriam convidados a se juntar a caçada. A prioridade desse tipo de caçada se basearia no quão importante é o item. Uma Mega Stone de um dos pokemons poderia desbalancear a dificuldade daquele NPC o que poderia bloquear uma de suas missões, aumentando a prioridade. Uma Reliquia é algo muito caro, mas só possui valor em dinheiro, então seria uma prioridade média.

Pokemons: Para roubar os pokemons do NPC o criminoso precisaria derrota-lo completamente. Quanto maior o número de pokemons roubados maior a prioridade, maior a recompensa, mais policiais seriam mobilizados e mais rápido a sirene seria "tocada". A maioria dos NPCs possuem quests que envolvem derrota-lo em um combate, então suas quests envolvendo combate seriam bloqueadas. Se todos os pokemons dele forem roubados o NPC seria movido e bloqueado se estiver em uma rota, uma vez que não é recomendado ficar em uma rota cheia de selvagens sem pokemon.

NPCs: O sequestro de NPCs seria algo bem complexo de ser feito e talvez seja apenas em missões oficiais. É muito dificil transportar um corpo de uma rota a outra, a possibilidade de ser visto é grande a chance do npc tentar fugir durante um encontro policial é grande... E sequestrar NPCs que estão na mesma rota da base seria horrivel pois se um NPC sumisse e ele não fosse visto sendo carregado pelas redondezas seria fácil de se imaginar que a base fica lá e a investigação ocorreria.

O que acharam da ideia?
Eu acho que isso daria uma interação muito interessante de gato e rato entre os criminosos e os policiais, além de afetar de forma impactante as rotas ao bloquear e remover quests e npcs delas.  Além de ter uma interação entre criminosos e membros normais, uma vez que esses roubos iriam afetar a todos, criando um repúdio aos criminosos... (Porque um membro comum teria medo de um criminoso se ele só pode roubar coisas insignificantes de npcs, mas agora se ele puder bloquear o NPC inteiro a situação me afeta)...

- Com um pouco mais de trabalho o sistema poderia vir a afetar npcs de prova de valor, imagine sequestrar o líder de um ginásio e bloquea-lo? Ou então roubar seus fortes pokemons...
- Incentivaria o sistema de rotas conjuntas, uma vez que seria muito mais fácil para um criminoso dividir os roubos e cada um rumar a uma base diferente para dividir a atenção dos policiais.
Honestamente Storm, tudo o que falaram no Zap e falaram por aqui pode ser feito atualmente com o Sistema Atual, sob a forma de missões e Quests de NPCs.
A vossa ideia de tornar "tudo livre" eu chamo de desorganização, pois vai dar, como já deu no passado, merda.
É por isso que os NPCs são criados, não por ser "mecanico" mas para impedir essa desorganização. Eu não os acho mecanico, acho sim que os NPCs tem de ser com menos quantidade e mais qualidade, algo que estamos a fazer ativamente, e voce sabe bem disso visto ser o mais responsavel nesse projeto atualmente.

A ideia de bloquear NPCs e so desbloquea-los depois é algo que eu super aprovo, façam-nos com os NPCs existentes ou que venham a surgir.
A ideia do roubo já existe. O Item fica com a tag de [Roubado] e caso o Criminoso seja apreendido por um Policia (membro ou NPC) ele perdes os items roubados. Não existe ainda muita gente com isso porque estamos todos ainda nos inicios, mas podem ser criadas missões para tal nas primeiras cidades, nem que seja para roubar Pokeballs.
Porem, no geral e é a minha opinião como membro, o que tanto se queixam de "mecanico" é o que voces estão sugerindo.

O novo sistema de balança judicial já vai incentivar os membros a tentarem contra-combater o bem/mal que fazem. Se um membro rouba um NPC outro membro tentará proteger um NPC e assim sucessivamente. Pode não ser algo direto, mas isso resolve-se muito facilmente com essas suas ideias aplicadas a NPCs.
Por mim tem o meu apoio sobre melhorar os NPCs e criar missões bem legais e complexas, porem tornar um sistema narrativo não só mecanico como "obrigatório" torna-se perigoso para o forum.

PS: Voce fala ai em esconder corpos e tudo mais, mas se formos mesmo pela vertente narrativa do mundo Pokemon, eu posso pedir ao meu pokémon para queimar o corpo, enterra-lo bem fundo, voar com ele, usar Teleport para fugir, etc etc.
Iriamos criar multiplas regras para isso? Para impedir que tal acontecesse? :/

Eu percebo onde todas estas sugestões vêm, porem acho que vocês é que tem medo de arriscar no RPG e fazer as coisas narrativas. Querem afetar o RPG façam-no narrativamente. Claro que, o RPG nao pode simplesmente dizer "vao matar tudo o que mexe", tem de haver logica e razão para isso. Mas fora isso, voces tem luz verde para fazer TUDO no rpg. Aconselhem-se é primeiro com algum staffer só para não cometerem algum erro que possa ter escapado.


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