Bulba RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bulba
Rpg
Tenha um Feliz 2024!
Últimos assuntos
[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyHoje à(s) 12:20 pm por Amorina

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyHoje à(s) 12:14 pm por Amorina

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyOntem à(s) 9:33 pm por Trizzzmegisto

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyOntem à(s) 8:56 pm por PokéDados

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyOntem à(s) 8:14 pm por Trizzzmegisto

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyOntem à(s) 7:25 pm por Trizzzmegisto

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyOntem à(s) 6:38 pm por Trizzzmegisto

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyOntem à(s) 5:26 pm por Trizzzmegisto

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyOntem à(s) 2:49 pm por Ártemis

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyTer Abr 30, 2024 11:09 pm por Touko

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyTer Abr 30, 2024 10:30 pm por PokéDados

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyTer Abr 30, 2024 10:17 pm por PokéDados

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyTer Abr 30, 2024 9:49 pm por Amorina

[Developer's Talk] Bulba 3.0 EmptyTer Abr 30, 2024 7:49 pm por Lando Grape


[Developer's Talk] Bulba 3.0[Developer's Talk] Bulba 3.0
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
L Mars
L Mars
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town

[Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Seg Abr 26, 2021 9:32 am

Developer's Talk
Bulba 3.0

Bem, vou escrever este Developers Talk à medida que vou pensando nas coisas, portanto ele não será tão fluído e estruturado como os anteriores, porém terá um pouco mais da minha essência e estado de espírito.

Antes que tudo, ainda antes de começar a escrever o que isto é ao certo, quero explicar que apesar do titulo de "Bulba 3.0" eu não quero explodir com o mundo como foi com o Grande Cataclisma. Posso dizer que finalmente vejo o Bulba como algo bem estruturado, com todas as suas mecânicas principais bem polidas e sem erros e pronto a ser jogado na sua plenitude. E é exactamente por isso, que eu acho tão crucial um "Bulba 3.0".

Quando o RPG sofreu um reset foi porque era mecanicamente necessário. Com mais e mais regiões a surgirem e o mapa cada vez maior e as ideias cada vez mais a fluir, foi necessário um recomeço forçado. Apesar do choque acho que todos concordam que foi para melhor. Eis que surge o Grande Cataclisma e eis que surge Pokegea.
Porem isso foi em 2016, e já se passaram 5 anos desde que o Cataclisma aconteceu e MUITO, mas mesmo MUITO mudou.
Provavelmente vocês não sentem isso como eu sinto, porém eu vejo o fórum atualmente e vejo como o fórum era à cinco anos e sinto um orgulho imenso. Orgulho em mim por me conseguir manter mentalmente são para aturar tudo isto e vocês e especialmente MUITO orgulho no vosso progresso no RPG.

Mas é preciso fazer alterações. Alterações essas que seriam bastante difíceis de fazer com o atual mapa. O que eu venho propor não é um Reset, mas um recomeço mais organizado e melhorado. Com mais calma, ver o Bulba como algo vivo e isso irá traduzir-se no RPG. O que eu proponho é, na sua integra, um mini-reset mas com alterações suficientes e organizadas que irão certamente aliciar todos os membros a participar.

A ideia é um pouco "extrema", mas penso que será feita de forma muito legal e interessante. Em resumo seria: pegar na versão atual do Bulba e torna-la mais realista e menos focado no Auto-Route e mais na narração e interação entre os membros, e membros/mestre. O Auto Route estaria presente sim, mas não seria o foco total.
Adicionalmente haveria um foco maior nas influências que os membros teriam no mapa: quanto mais jogassem mais fácil o mapa e o RPG seria.

Alterações no Sistema

➤ O mapa seria descoberto à medida que os membros fossem explorando, havendo mesmo os números escondidos. Ou seja, ao começarmos em Pallet o membro sorteava o Pokémon e calharia o numero 7, por exemplo. Se ele fosse o primeiro seria ele a encontrar esse Pokémon e ele seria adicionado à lista.
Ou seja, quanto mais explorassem a route mais ela ficaria "conhecida".
Com esta método as Routes ficariam mais interessantes e valorizava-se mais a exploração. Adicionalmente ter algumas coisas escondidas, iria trazer algum mistério e excitação no RPG.

➤ Ao fazer o mapa desta forma podíamos caprichar na Route, colocando e pensando em coisas mais detalhadas. No geral o RPG seria um pouco mais lento que o atual, porém com mais poder narrativo. O objetivo não seria tanto o "chegar ao fim o mais rápido" mas sim explorar e o espirito de entreajuda.

➤ Indo um pouco mais calmamente no mapa, também permite haver uma maior vertente narrativa como mini-festivais/festas no local que atraíssem os membros.

➤ As Classes poderiam fazer as Provas de Valor das outras Classes POREM receberiam bónus diferentes E teriam de estar preparadas (por exemplo, um não Coordenador teria de ter à mesma Style no seu Pokémons; um não Purificador teria de ter à mesma Scents para ajudar e mesmo um não Pesquisador teria de se ver os obstáculos existentes.

➤ Sistema de Fama individual e de Local: O sistema de Fama levaria um ajuste (que já ando a querer fazer à algum tempo) no qual o membro iria ganhando Fama por coisas que fazia naquela cidade e isso iria traduzir-se em pontos de Fama Global. Por exemplo, um membro ao ter 50 de Fama em Ecruteak teria 5 de Fama Global (múltiplos de 10 passariam a 1 Ponto). Sendo assim, alguém poderia ser BASTANTE famoso numa cidade, mas completamente desconhecido noutra.
Outras coisas iriam influenciar Fama Global, como vencer Torneios em On, Festivais, etc etc.
Nesta nova Versão o Sistema de Fama seria muito mais interessante e se bem explorado, daria uma nova vida a uma personagem. O estrelato é legal sim, mas por vezes o anonimato é algo bem melhor, dependendo da personagem.

➤ As Facções teriam um factor mais importante no RPG, podendo alterar um pouco de tudo no RPG. Seria bastante legal ver cidades tomadas pelos Pyro, Criminosos a mudar routes e até Religiosos a tornar toda uma cidade um espaço seguro para as suas crenças.

➤ Cidades Expansivas com a ajuda das Guilds - As Guilds/ Organizações/ Etc Etc também iriam influenciar as cidades. À medida que as cidades fossem re-descobertas no mapa os essenciais iriam surgindo, semelhante com o que se fez em Novus. Porém com o passar do tempo (no RPG) as coisas poderiam ir surgindo. Por exemplo: Ecruteak City foi redescoberta no mapa e começaram os trabalhos de recuperação do local. Se os membros não intervissem haveria um "plano" de construção que seria feito à semelhança do Clay Tunnel.
Os membros poderiam intervir para ajudar, fazendo eventos relacionados com isso e iriam desbloquear coisas na cidade mais depressa  ganhando adicionalmente Fama Local.

Novus City iria sofrer poucas alterações, mas ficaria mais Organizada com as suas Categorias mais claras. Continuaria a ter o seu papel de "Hub" do RPG, porém os seus edificios e serviços ficariam um pouco mais realistas e melhorados.

Tradução

Ora bem, aqui vem o problema de ter algo em mente e tentar explicar para um grupo. Nada melhor que um Exemplo:

Voce começa em Pallet Town, é um iniciante que nada sabe do mundo. Pallet ainda está a ser recuperada depois do Grande Cataclisma que aconteceu apenas à algumas semanas. O Mapa é uma incognita para si e para muitos ainda, mas para já você não se vai preocupar com as cidades longínquas. Agora voce tem de se preocupar com o seu inicio de jornada.
Afasta-se da zona urbana de Pallet e descobre o seu primeiro Pokémon Selvagem mas... ele não vem no Guia que lhe deram! Esta a descobrir pela primeira vez uma espécie residente de Pallet e com a sua ajuda irá colocar as infos desse Pokémon na Descrição do Local, ficando um pouco mais famoso na cidade.

Alguns dias se passaram e a sua Fama cresceu em Pallet. O seu Pokémon encontra-se mais forte e você está pronto para explorar a proxima route. Mas antes de ir a Dona Lurdes, uma simpática residente de Pallet, quer lhe agradecer o que fez por Pallet e (como tem 50 Pontos de Fama em Pallet) lhe oferece duas Pokeballs e uma Potion "para a viagem".
Você verifica a sua mochila e faz uma ultima visita ao PokeMart de Pallet, que apenas tem o básico dos básicos. Quem sabe, no futuro, você não retorne e ajude o PokeMart a expandir de forma a ajudar os próximos novatos.
Mas com tudo em mente você tem agora que decidir o que fazer: ir para o caminho pouco explorado da Route 001 ou arriscar os ventos fortes da Skyarrow Bridge?
Sua jornada começa agora e os perigos espreitam...

Mesmo com este exemplo, alguns ficarão na duvida sobre "o que realmente eu quero fazer".
E é por isso que eu vou começar a fazer um "RPG Paralelo", a montar o mapa, organizando os NPCs e as coisas de forma a ficar bem arrumadinho e pronto para vocês jogarem, com sorte em Junho.

Será feito uma especie de "Evento Teste", onde o membro poderá criar uma ficha neste novo Mundo e durante alguns meses iremos testar. Se tudo correr bem, será feita no futuro uma transferência de mapa, onde as personagens irão passar de um lado para o outro e, com a aprovação de todos, o "Mapa 2.0" seria apagado.
Se por outro lado, o feedback for negativo, iremos rever o que foi feito de bom neste "Mapa 3.0" e traze-lo para o mapa atual.

Mas porque fazer isso?

Bem a resposta direta é: porque posso.
A resposta correta é: porque é o mais organizado e o mais "fácil".

Fazer esta mudança com o mapa atual ativo seria praticamente impossivel, perdendo-se um pouco até do sentido de descoberta. Apesar do mapa não ir sofrer mudanças drásticas, apenas simplificações, ficaria confuso fazer estas alterações "em direto".

"Estou Interessado... Quando posso começar?"

Bem, se tudo correr bem em Junho, dando-me um mês para prepara as bases deste novo RPG com todas as novidades implementadas nos ultimos meses e deixa-lo bem estruturado.
Fiquem atentos e vejam o "Mapa 3.0" a formar-se, mas claro, lembrem-se que muitos locais vão ficar preparados, mas "escondidos" até membro corajoso entrar no desconhecido :D


Última edição por L Mars em Dom maio 02, 2021 3:07 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : L Mars)


[Developer's Talk] Bulba 3.0 PZHLbFw
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Winter Mienfoo
Plush Buneary
Sakura Gothita
Firebender Komala (Stick Form)
Ducklett
Gorgon Gardevoir
Bulba Tamer Guardião Sem Profissão Naturista Mensagens : 4427
PokePontos : 14415
sinhorelli
sinhorelli
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Winter Mienfoo
Plush Buneary
Sakura Gothita
Firebender Komala (Stick Form)
Ducklett
Gorgon Gardevoir
Bulba Tamer Guardião Sem Profissão Naturista Mensagens : 4427
PokePontos : 14415
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Winter Mienfoo
Plush Buneary
Sakura Gothita
Firebender Komala (Stick Form)
Ducklett
Gorgon Gardevoir
Bulba Tamer Guardião Sem Profissão Naturista Mensagens : 4427
PokePontos : 14415

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Ter Abr 27, 2021 11:04 am

Inicialmente gostei deste reset parcial, pelo foco na narração, que é crucial para um "RPG narrativo".  Gostei de todas as alterações, não vejo necessidade de realizar um evento teste, devemos apenas estruturar a transição.

Seria interessante, que cada membro, pudesse começar de qualquer lugar do mapa e não inicialmente em uma cidade especifica (como Pallet Town), adotando este método, teríamos que nivelar todas as rotas, algo como: iniciante (lvl 1 - 10), intermediário (lvl 11 - 20), avançado (lvl 21-30) e expert (31-40). Teria os dados com estas nomenclaturas, onde estará os pokémons específicos e levels.

Apenas uma ideia, confesso que necessita ser polida, mas acredito que poderíamos mesclar com essas mudanças. Na questão de transição, também seria interessante, o membro poder levar consigo alguns pokémons e itens, ja que não se trata de um reset total, então nada mais justo que possa ser levado mais de um pokémon.

Poderiamos colocar também um sistema de recompensa, onde o membro realizando uma postagem, seja em ON ou OFF topic, ele garante uma premiação diária, que vai se acumulando, até alcançar a premiações mensais, semestrais e anuais.


Última edição por sinhorelli em Ter Abr 27, 2021 11:06 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : sinhorelli)
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Vem aí
Togepi
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Orador Alfa Mensagens : 1601
PokePontos : 2123
Extras : D A D O S
Pers. Secundárias : P S
Bacco
Bacco
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Vem aí
Togepi
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Orador Alfa Mensagens : 1601
PokePontos : 2123
Extras : D A D O S
Pers. Secundárias : P S
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Vem aí
Togepi
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
[Developer's Talk] Bulba 3.0 GQNx9Nb
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Orador Alfa Mensagens : 1601
PokePontos : 2123
Extras : D A D O S
Pers. Secundárias : P S

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Qua Abr 28, 2021 10:38 am

Achei a proposta como um todo interessante, por ora nada a acrescentar. O que me preocupa, de fato, em termos interpretativos é essa proximidade com o evento cataclísmico e a construção de um novo imaginário pra isso. O que seria? Uma paisagem pós apocalítica? O que já estaria reestabelecido após só algumas "semanas" do grande evento? Honestamente eu fiquei muito perdido nessa questão porque, considerando ser um mapa onde tudo é "desconhecido", isso impactaria na história do personagem, suas motivações, personalidade e assim, se alguém puder esclarecer... eu agradeço. Também concordo com o comentário do jovem aí de cima, seria uma boa começar cm lugares diferentes para quebrar esse padrão ~pallet~rota 1, mas entendo perfeitamente se a essa altura da ansiedade do projeto não seja possível. Fica de sugestão para ser pensada numa fase após o beta, talvez.
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
L Mars
L Mars
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Qua Abr 28, 2021 2:46 pm

Aegir escreveu:Achei a proposta como um todo interessante, por ora nada a acrescentar. O que me preocupa, de fato, em termos interpretativos é essa proximidade com o evento cataclísmico e a construção de um novo imaginário pra isso. O que seria? Uma paisagem pós apocalítica? O que já estaria reestabelecido após só algumas "semanas" do grande evento? Honestamente eu fiquei muito perdido nessa questão porque, considerando ser um mapa onde tudo é "desconhecido", isso impactaria na história do personagem, suas motivações, personalidade e assim, se alguém puder esclarecer... eu agradeço.
Em termos narrativos no RPG, o Grande Cataclisma aconteceu à poucas semanas (esta é a Primeira Primavera) e vai haver uma cronologia do RPG nesta versão de forma a saber à quantos "tempos" atrás algo acontece e/ou foi descoberto, etc.
Na narrativa, todas as pessoas surgiram e estão surgindo em Pallet, Novus e nas capitais dos Elementalistas, havendo por isso um sobrepopulamento. Ocasionalmente alguem "surge" nestes locais, sendo transportado por Unowns ou outra vertente narrativa. Estes humanos são os que foram resgatados do grande Cataclisma das antigas regiões e estão a ser recolocados novamente nesta realidade.
Em termos narrativos sua personagem poderá surgir muuitos mais meses/anos depois do Grande Cataclisma, mas pensar que foi "ontem" que tudo aconteceu, pois ficou em stasis (parado no tempo) até ser colocado novamente na nova dimensão (se o membro assim quiser)

As histórias serão revistas pós-fase inicial do mapa, mas mantem-se tudo muito semelhante até ao 3º Evento Narrativo.
Sobre personagens que irão passar na integra (ou mantendo a personagem antiga com alterações) também à explicação. Estas personagens partilharam todas o mesmo "sonho" e a sua convicção foi tão grande que ao surgirem na dimensão do RPG materealizaram com os seus pertences, alguns pokémons e as suas memórias. Porém esse sonho é apenas isso, um "sonho".

Também concordo com o comentário do jovem aí de cima, seria uma boa começar cm lugares diferentes para quebrar esse padrão ~pallet~rota 1, mas entendo perfeitamente se a essa altura da ansiedade do projeto não seja possível. Fica de sugestão para ser pensada numa fase após o beta, talvez.

Isto já é possivel e vai continuar a ser possivel com o Sistema de Membro, permitindo ao membro que já jogou previemente conseguir começar mais avançado que simplesmente Pallet.
Outras alternativas poderão surgir porém, esse não será o foco.


[Developer's Talk] Bulba 3.0 PZHLbFw
https://i.pinimg.com/originals/bf/05/a8/bf05a8fc5aeb491c07841c4820491d29.png
Uma render para colocar por trás do perfil
Aurora
Ametista
Celeste
Mudra
Mavya
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Guardião Sem Profissão Naturista Mensagens : 7147
PokePontos : 5464
Extras : Sorteios
Trizzzmegisto
Trizzzmegisto
https://i.pinimg.com/originals/bf/05/a8/bf05a8fc5aeb491c07841c4820491d29.png
Uma render para colocar por trás do perfil
Aurora
Ametista
Celeste
Mudra
Mavya
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Guardião Sem Profissão Naturista Mensagens : 7147
PokePontos : 5464
Extras : Sorteios
https://i.pinimg.com/originals/bf/05/a8/bf05a8fc5aeb491c07841c4820491d29.png
Uma render para colocar por trás do perfil
Aurora
Ametista
Celeste
Mudra
Mavya
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Guardião Sem Profissão Naturista Mensagens : 7147
PokePontos : 5464
Extras : Sorteios

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Qua Abr 28, 2021 5:57 pm

sinhorelli escreveu:Inicialmente gostei deste reset parcial, pelo foco na narração, que é crucial para um "RPG narrativo".  Gostei de todas as alterações, não vejo necessidade de realizar um evento teste, devemos apenas estruturar a transição.

Seria interessante, que cada membro, pudesse começar de qualquer lugar do mapa e não inicialmente em uma cidade especifica (como Pallet Town), adotando este método, teríamos que nivelar todas as rotas, algo como: iniciante (lvl 1 - 10), intermediário (lvl 11 - 20), avançado (lvl 21-30) e expert (31-40). Teria os dados com estas nomenclaturas, onde estará os pokémons específicos e levels.

Apenas uma ideia, confesso que necessita ser polida, mas acredito que poderíamos mesclar com essas mudanças. Na questão de transição, também seria interessante, o membro poder levar consigo alguns pokémons e itens, ja que não se trata de um reset total, então nada mais justo que possa ser levado mais de um pokémon.

Poderiamos colocar também um sistema de recompensa, onde o membro realizando uma postagem, seja em ON ou OFF topic, ele garante uma premiação diária, que vai se acumulando, até alcançar a premiações mensais, semestrais e anuais.

Essas sugestões foram tão boas que eu acho que não foram feitas pelo Sinhorelli.
Anota isso ai Mars.
-
-
Vaporeon
Gyarados
Tsareena
Wooper
Octillery
Spirit Mantine
Criador Sem Fação Mensagens : 5679
PokePontos : 14270
Extras : Sorteios
Fazenda
Pers. Secundárias : Link
Aqua
Aqua
-
-
Vaporeon
Gyarados
Tsareena
Wooper
Octillery
Spirit Mantine
Criador Sem Fação Mensagens : 5679
PokePontos : 14270
Extras : Sorteios
Fazenda
Pers. Secundárias : Link
-
-
Vaporeon
Gyarados
Tsareena
Wooper
Octillery
Spirit Mantine
Criador Sem Fação Mensagens : 5679
PokePontos : 14270
Extras : Sorteios
Fazenda
Pers. Secundárias : Link

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Dom maio 09, 2021 11:34 pm

Considerações pessoais:

Bom, o que eu vou falar é uma coisa mais pessoal do que para concordar com x ideia ou y, até porque é uma visão do que eu tenho de fora da situação, mas que sei lá, pode ser usado pra alguma coisa.

Acho perigoso atualizar o fórum desse jeito mais uma vez, porque da primeira ocorreram erros que não foram remediados e ficou por isso mesmo (lembra do Godric, dos pontos do reset e do Mewtwo?). Realmente mudou muita coisa e é até bom que a mudança aconteça para que tenha comparação do ponto de partida pro ponto que estamos agora. Enfim, não estou muito inteirado no que acontece no fórum porque tudo se distanciou muito do que eu gostava e não me conecto mais com os sistemas como eu gostaria, mas algumas coisas não mudam e cá estamos nós novamente.

O 2.0 até parecia legal no papel, mas depois o negócio de distanciou tanto do que eu achei que ia rolar que pra mim fica até difícil de lembrar o que rolou de lá pra cá. O negócio virou uma fanfic tão maluca e caótica pra justificar o reset que o RPG perdeu o fio da meada pra bastante gente que foi procurar outros RPGs/coisas pra fazer. Eu não gosto dessa quantidade enorme de modificação que foi colocado, esse excesso de Fakemon, Mega, Dynamax, Move, etc. que entra toda patch e fica difícil de acompanhar. Sinto falta daquela experiência mais vanilla, mais focada nos RPGs e nos Pokémon comuns em si. - "AH, mas é só não usar!" - Tudo bem! A diferença é que esse tipo de Pokémon tem vantagens como movimentos OPs, habilidades mais fortes e etc. que cria um power creep na frente dos Pokémon comuns.

Sobre as rotas, eu não acho que tenha essa necessidade de linearidade com Pokémon level baixo em primeiras rotas e alto em rotas avançadas somente, afinal se a pessoa quiser voltar lá atrás pra fazer alguma coisa e tiver que rodar um dado, ela com um time nivel 80 vai ter que enfrentar um selvagem nível 8. Não parece muito interessante.

O mapa não precisa ser tão grande assim também, senão não tem atrativo pra criar uma localização de evento que dê uma premiação exclusiva e feche depois de um certo tempo, por exemplo. Além disso, mapa grande é mais coisa pra fazer e Pokégea ficou pronta faz pouco tempo, então já sabe como funciona e não acredito que gostaria de repetir.

Enfim, acho importante revisitar algumas coisas do iníciozão do RPG pra seguir em frente, porque é sempre bom e tomar muito cuidado para não mudar tanto o universo do RPG a ponto de se tornar completamente diferente do esperado.

Edit: Fui olhar uns eventos antigos e também acho que o acesso a Pokémon fica bem fácil com um mapa muito grande, principalmente com 10 Pokémon em cada rota, mais 1 de Galar, dado de Season Swarm e Catching Contest, o que tira um pouco o brilho de eventos focados em achar Pokémon. É bem importante que esses eventos existam, afinal é um fórum de Pokémon e sempre dá aquele 'up' participar de alguma coisa e ter aquele sentimento de "uau, consegui capturar o Pokémon x naquele evento y", como se fosse uma exclusividade.

Espero ter ajudado e me desculpe se ofendi alguém.


Última edição por Medusa em Dom maio 09, 2021 11:43 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Medusa)
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
L Mars
L Mars
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Seg maio 10, 2021 6:24 am

Medusa escreveu:
Considerações pessoais:

Acho perigoso atualizar o fórum desse jeito mais uma vez, porque da primeira ocorreram erros que não foram remediados e ficou por isso mesmo (lembra do Godric, dos pontos do reset e do Mewtwo?). Realmente mudou muita coisa e é até bom que a mudança aconteça para que tenha comparação do ponto de partida pro ponto que estamos agora. Enfim, não estou muito inteirado no que acontece no fórum porque tudo se distanciou muito do que eu gostava e não me conecto mais com os sistemas como eu gostaria, mas algumas coisas não mudam e cá estamos nós novamente.
Sim esse desfecho foi colocado em consideração quando surgiu esta proposta e tentamos minimizar esses "estragos".
Relembro que a versão 3.0 (que já está a correr e com grande sucesso por parte dos membros) não é um Reset como o que aconteceu no Grande Cataclisma, mas sim uma "mudança de versão". Todavia, o Reset é altamente recomendado e aliciado, com algumas propostas criadas de forma a corrigir erros do passado dos membros e também a incentivar a novas aventuras.
Como tenho estado a dizer, será possivel "transferir" eventualmente a personagem da versão 2.0 para a versao 3.0 sem problemas, porém, o ideal seria mesmo o membro tentar fazer um reset. Porém, à excepção atual do Trizzzmegisto, todos os membros "late game" já fizeram sem problemas a transferencia para uma nova personagem e os restantes que estão no mapa antigo é apenas uma questão de tempo até poderem transferir de um lado para o outro.
O objetivo não é um grande reset novamente, até porque eu tento evitar isso ao máximo.

O 2.0 até parecia legal no papel, mas depois o negócio de distanciou tanto do que eu achei que ia rolar que pra mim fica até difícil de lembrar o que rolou de lá pra cá. O negócio virou uma fanfic tão maluca e caótica pra justificar o reset que o RPG perdeu o fio da meada pra bastante gente que foi procurar outros RPGs/coisas pra fazer.

Lamento saber disso agora. De facto o Grande Cataclisma/Destruição de Alola foi algo feito "em grande" exatamente para dar um término ao conceito dos jogos/anime e começarmos como uma tela em branco no RPG.
Porque basicamente "earth goes boom" e todos começam numa regiao nova.

Eu não gosto dessa quantidade enorme de modificação que foi colocado, esse excesso de Fakemon, Mega, Dynamax, Move, etc. que entra toda patch e fica difícil de acompanhar. Sinto falta daquela experiência mais vanilla, mais focada nos RPGs e nos Pokémon comuns em si. - "AH, mas é só não usar!" - Tudo bem! A diferença é que esse tipo de Pokémon tem vantagens como movimentos OPs, habilidades mais fortes e etc. que cria um power creep na frente dos Pokémon comuns.
Voce partilha essa opinião com alguns outros membros, porém como disse "ah, mas é só não usar" aplica-se em grande parte dos membros.
Sobre novos Megas/ Dynamax/ Etc retira-los do RPG não é pratico e, exatamente para criar mais diversidade, foram criados alguns "fakes" de forma a dinamizar e combater o "preciso de um mega Water, mas só tem 3 portanto vou levar este por ser mais popular".
O Bulba sempre foi muito apologista do "usem qualquer pokémon que conseguirão vencer" e isso apenas é possivel de duas formas: ignorar por completo stats e noções básicas, em que todos os pokemons são "iguais" ou fazer "power creep" em certos Pokémons.
Exemplo disso por exemplo é termos no Torneio a decorrer atualmente um "singelo" Luvdisc, a competir contra Megas e Gigantamax, um cenário que, sem ajustes no RPG seria impossivel de ver.
Mas claro, admito que cada vez à "mais coisas" e "mais coisas a estudar", porém tentamos ao máximo restringir as mecânicas a algo simples e organizado. Sim temos 80 ou 90 Megas no Forum, mas o membro não conseguirá ter isso tudo de forma pratica e mesmo que seja preciso "estudar" cada um individualmente, a informação encontra-se bem estruturada e de fácil acesso.
Se fossemos só pelos jogos, ou até ser mais drastico e ser "vanilla" sem Megas, Z-Cristals, etc, o RPG acabava por cair na mesma Meta, em que Pokemon X é forte e Pokemon Y é fraco.

Sobre as rotas, eu não acho que tenha essa necessidade de linearidade com Pokémon level baixo em primeiras rotas e alto em rotas avançadas somente, afinal se a pessoa quiser voltar lá atrás pra fazer alguma coisa e tiver que rodar um dado, ela com um time nivel 80 vai ter que enfrentar um selvagem nível 8. Não parece muito interessante.
Partilho da mesma opinião. Gostaria IMENSO de ter um mapa "livre" em que o lvl dos Pokémons da route não fosse tão linear e o membro podesse começar em qualquer local. Porém, narrativamente e mecanicamente essa ideia nunca conseguiu ganhar pés para andar de forma segura e estável. Narrativamente torna-se estranho dois membros, um novato e um late game, estarem na mesma route e um só encontrar pokemons lvl 5 e o outro encontrar as suas evoluções a lvl 50.
Mecanicamente, e apesar de "existir uma maneira" também se torna muito confuso.
Um progresso linear permite um maior controlo no RPG, claro sacrificando a "liberdade" narrativa.
Mas se tiver uma maneira legal de se retirar os lvls das routes de forma logica e mecanica por favor diga (ou se alguem estiver a ler que digam) porque seria fantastico.

O mapa não precisa ser tão grande assim também, senão não tem atrativo pra criar uma localização de evento que dê uma premiação exclusiva e feche depois de um certo tempo, por exemplo. Além disso, mapa grande é mais coisa pra fazer e Pokégea ficou pronta faz pouco tempo, então já sabe como funciona e não acredito que gostaria de repetir.
Com esta mudança estamos reanalisando o Mapa, tentando "limpar" areas e zonas que estavam a mais, apenas por uma questao de simetria. Se o local não tem importancia ele é retirado do mapa ou substituido por algo mais interessante.
O Mapa continuará a ser grande, porém mais simples que o atual e cada local terá a sua importancia. Infelizmente é sempre impossivel fugir a um mapa "grande" quando se fala em Pokémon, pois mesmo que o mapa seja só com umas 10 cidades, eventualmente, irão surgir mais e mais zonas nem que seja sob a forma de "evento" de forma a garantir uma sensação de novidade.
Esse também é um dos motivos por o mapa ficar "escondido". O membro só vai saber o mapa conhecido e se quiser poderá explora-lo à vontade, descobrindo novos locais, Pokémons e NPCs.
Criar "zonas de evento que depois desaparecem" parece algo legal na teoria, mas a longo prazo foi só um projeto que foi desenvolvido e depressa fechado. Porque não manter esse local aberto a todos, podendo até ser desenvolvido ao longo dos anos?

Edit: Fui olhar uns eventos antigos e também acho que o acesso a Pokémon fica bem fácil com um mapa muito grande, principalmente com 10 Pokémon em cada rota, mais 1 de Galar, dado de Season Swarm e Catching Contest, o que tira um pouco o brilho de eventos focados em achar Pokémon. É bem importante que esses eventos existam, afinal é um fórum de Pokémon e sempre dá aquele 'up' participar de alguma coisa e ter aquele sentimento de "uau, consegui capturar o Pokémon x naquele evento y", como se fosse uma exclusividade.

Espero ter ajudado e me desculpe se ofendi alguém.
O Sistema de Raridade do RPG já foi pensado para garantir diversidade de Pokémon mas de dificil acesso, mantendo à mesma essa sensação de "uau, consegui capturar Pokemon raro x".
Porém o conceito de "Pokemon Raro" é facilmente destruido, excepto se o forum adoptar uma postura bem extrema em relação ao Day Care.
Afinal, qualquer pokemon "raro" pode ser Breeded e se o membro assim quiser, distribuir por outros membros, diluindo a raridade desse Pokémon.
Mesmo colocando uma "tabela de raridade" para troca (trocar raro por raro/ inicial por inicial, etc) também é algo que acaba por não funcionar.
Eu posso ter um Froakie normal para troca, mas outro membro ter um Rattata Shiny com uma Ability legal, 5 moves TM extra e alguma mecanica do RPG diferente e considerar esse Rattata mais "raro/especial" que o simples Froakie.

É por isso que já tivemos alguns Eventos em que o prémio é algo "único", seja uma Bulba Form (como a Sakura Gothita ou Krampus Sableye) seja um Item especial (como o Z-Cristal Florinium ou a WildFire Mask) e tentamos apostar em prémios diferenciados e futuramente em premiar esses membros com Fama (dentro do RPG) e Medals (antigos Achievements).

E não se preocupe não ofendeu ninguem. Fiquei na duvida se deveria responder ou não, pois poderia parecer que estava "defendendo agressivamente" as coisas, mas de facto conto com o feedback de todos para ir melhorando este fantastico RPG.
É por isso que estamos fazendo algumas alterações de forma a também ter a essencia de um RPG Pokémon, principalmente no ambito de Narrações com Mestre (sendo mais valorizadas, entregando mais prémios, etc).
Agradar a todos é algo impossivel em qualquer meio, mas é algo que tentamos sempre alcançar, chegando a um compromisso.

Cada um pode jogar o RPG à sua maneira e é isso que torna o Bulba fantastico. Voce quer ser um monstro imbativel com todas as Megas, Gigantamax, etc etc, poderá ser e defender o seu titulo. Voce quer ser um simples humano que gosta de plantar umas árvores e apanhar pokémons comuns nas routes e apreciar os pequenos momentos? Pode ser também. Nada o impede a "seguir só aquele caminho", e prova disso é a diversidade de personagens que o RPG têm, desde o Raid Boss final que conquista cidade atras de cidade, ao pequeno residente de Pallet com Pokémons lvl 30, que se mantem por lá porque "ainda não explorou tudo o que queria explorar".

Espero que arranje um tempinho para regressar ao RPG e jogar, quem sabe volte a sentir aquela faísca de inspiração e se divirta (e quem sabe, dar mais bom feedback ^^)


[Developer's Talk] Bulba 3.0 PZHLbFw
-
-
Vaporeon
Gyarados
Tsareena
Wooper
Octillery
Spirit Mantine
Criador Sem Fação Mensagens : 5679
PokePontos : 14270
Extras : Sorteios
Fazenda
Pers. Secundárias : Link
Aqua
Aqua
-
-
Vaporeon
Gyarados
Tsareena
Wooper
Octillery
Spirit Mantine
Criador Sem Fação Mensagens : 5679
PokePontos : 14270
Extras : Sorteios
Fazenda
Pers. Secundárias : Link
-
-
Vaporeon
Gyarados
Tsareena
Wooper
Octillery
Spirit Mantine
Criador Sem Fação Mensagens : 5679
PokePontos : 14270
Extras : Sorteios
Fazenda
Pers. Secundárias : Link

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado Seg maio 10, 2021 4:05 pm

Porém, narrativamente e mecanicamente essa ideia nunca conseguiu ganhar pés para andar de forma segura e estável. Narrativamente torna-se estranho dois membros, um novato e um late game, estarem na mesma route e um só encontrar pokemons lvl 5 e o outro encontrar as suas evoluções a lvl 50.

Não é estranho, afinal no anime e em outras mídias é mostrado algumas evoluções transitando nas rotas que a pré também aparece. Claro que não deve ser uma coisa tão roubada, tipo encontrar um Garchomp na rota 3, mas talvez depois de tipo 15 níveis depois da evolução de Sentret pra Furret ficar mais comum achar Furret que Sentret.
Conteúdo patrocinado

Re: [Developer's Talk] Bulba 3.0 - Publicado