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[Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 1:06 pm

[Sugestão Doida]
Classe Única

O  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pode ter ideias malucas, mas mais maluco posso ser eu em tentar avançar com as ideias loucas que apresentam haha
A ideia surgiu com este topico ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) inspirado também neste tópico da  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].

A ideia de uma "classe única" é algo que eu sempre tentei aproximar ao máximo desde o 3.0, principalmente com o facto de todos poderem entrar nas PVs de outras classes, mas "balancear" tudo, na altura, era dificil, pois haviam varias variantes. Porém 2023 foi um ano de simplificações, restrições lógicas e no geral um ano extremamente saudável para a saude mecânica do RPG e estamos com o Bulba num excelente patamar, principalmente com membros fantásticos que todos os dias trazem novidades e ideias para o forum ^^

Então... vamos lá à loucura.

__________________"Classe Única"__________________
Deixaria de haver uma classificação de classes. Todos os membros seriam basicamente chamados de "Treinadores" como já acontece hoje quando queremos dizer que é alguem que tem Pokémons na sua equipa. Até aqui não há problema algum.
Ou seja, o termo Treinador aplica-se a qualquer pessoa no mundo Pokémon que "treine Pokémons", da mesma forma como um "civil" pode ser alguem no RPG que não usa Pokémons ou so os usa como Pets em casa...

__________________Percurso no RPG__________________
No RPG o membro começaria com Zero Key Items de Classe, dando-lhe a chance de explorar Pallet e as routes em redor de forma mais "facilitada", principalmente mais simpática para os novatos que entram no RPG. Isto daria ao membro tempo de se habituar às mecânicas bases do RPG, introduzindo-o gradualmente a alguns items como PokeBlocks, Joy Scents, Exp Candies e assim.

Ao chegar a Violet City ou Solaceon City o membro teria as suas primeiras escolhas, onde poderia "aprender" corretamente sobre as Classes disponíveis no RPG
Treinador - Ganharia o  VsSeeker VsSeeker, um item capaz de encontrar treinadores "fortes" para iniciar combates, ganhar exp e outros bónus

Pesquisador - Ganharia o  PokRadar PokeRadar, um item capaz de encontrar Pokémons raros e o Report Portefolio um item onde iria armazenar virtualmente todos os Reports que o membro pode fazer (ganhando Report Tokens)

Coordenador - Ganharia o  PokeBlock Case PokeBlock Kit, um item capaz de criar PokeBlocks e o Berry Pot um item que iria produzir Berries numa mini estufa.

Purificador - Ganharia o  Shadow Reader Shadow Reader, um item capaz de encontrar Pokémons Shadows e o  Cologne Case Cologne Case um item capaz de criar Joy Scents.

Ranger- Ganharia o  Capture Styler Capture Styler que permitiria capturar os Pokemons Ranger e participar em missões Ranger.

O membro poderia, na teoria, pertencer a TODAS as "classes" bastando completar todas as aulas individuais o que iria demorar algum tempo, POREM poderiam ser feitas a qualquer altura, pois seriam aulas que não teriam grande foco em level ou pokemons. Desta forma o membro poderia ativar apenas aquilo que quisesse investir o seu tempo, ou, se quisesse ter TUDO, teria de dispender o seu tempo valioso (e muito provavelmente dinheiro) de forma a cursar tudo.
Adicionalmente e de forma a não dar "tudo" logo no inicio, cada aquisição de Key Item poderia ter um requisito extra de Nivel de Membro, de forma a pelo menos fazer com que se o membro quisesse TODOS os Key Items de Classe, teria de ter Nivel 4 ou 5 de Membro.

Estes Key Items teriam um "uso limitado" até o membro completar oficialmente a 1ª Prova de Valor correspondente, de forma bem sucedida.

__________________Provas de Valor__________________
A Prova de Valor Principal seriam os Gyms. Esta PV é a mais fácil de criar sem dúvida alguma e também a mais fácil de perceber - derrote Pokémons e mantenha os seus vivos. Isto quer dizer que, mesmo que o membro não fizesse NENHUMA aula na School, e não tivesse nenhum key Item de classe, teria o seu foco em pelo menos derrotar os Gyms.

O sistema de PV manteria-se essencialmente no mesmo para outras regras do forum que requerem PVs: se o membro derrotou Santalune Gym tem a sua 1ª PV, se derrotou Santalune e Spikemuth continua a só ter a 1ª PV, mas se derrotar Santalune e Pewter já teria a sua 2ª PV.
Desta forma não seria necessário mexer em regras secundárias como Level e tudo mais.

As restantes PVs (Contest Halls, Zonas de Exploração e Zonas de Purificação) seriam tecnicamente opcionais, porém à semelhança do que acontece hoje, todos poderiam participar. Ao serem completas (incluindo o Gym) o membro receberia os "upgrades" correspondentes à Prova de Valor dessa Classe, tal e qual como acontece hoje.

Isto quer dizer que um membro até pode nem ter o Key Item de Pokeradar (por exemplo) e decidiu fazer uma Zona de Exploração para testar. Testou e gostou até de fazer a Prova de Valor e desta "area" do mundo Pokemon. Ele iria à Violet/Solaceon School, fazia o "curso" iniciante de Pesquisador e a partir dai ele teria a sua especialização/foco como "Pesquisador" e poderia já usar o Pokeradar com os bonus associados à 1ª prova de Valor.

Desta forma manteria-se os items tal como estão, sem ser precisos grandes ajustes.

__________________Melhorias aos Key Items__________________
Esta parte eu nao vou perder muito tempo pois teria de ser revisto alguns pormenores mecânicos mas as alterações seriam basicamente:

VsSeeker - Iria encontrar Pokémons de Base Exp mais alto, ou seja, quanto mais alto ele tivesse melhores os Pokémons encontrados

PokeBlock Kit - Iria permitir criar Pokeblocks com +Styles e +Points (em comparação com o atual, teriam de ser ajustado). Por exemplo, na versão basica só poderia dar um maximo de 4 Pontos em 2 Styles, depois por exemplo 6 Pontos em 3 Styles, e no rank final 25 Pontos em todos os Styles (sempre que o maximo num Pokeblock fosse 5 Pontos de cada Style)

Berry Pot - Poderia começar com 3 Berries da estação e ir melhorando em quantidade e a "meio" do percurso permitir a criação de berries da estação anterior ou seguinte, e no rank maximo poderia ser 6 Berries por semana de qualquer estação

PokeRadar - Usar basicamente os upgrades existentes

Shadow Reader - Usar basicamente a melhoria existente atualmente

Cologne Case - Usar basicamente a evolução atualmente, de produção mais rápida

Capture Styler - Uma leve revisão, mas usar também o percurso existente

__________________Perda de Bónus OU Revisões necessárias__________________
Apesar de tudo, seria preciso uma revisão de algumas coisas para impedir que os membros simplesmente fossem escolher uma "classe" para algo "extra".
O caso mais critico é claramente os Combos de Coordenador que é algo atualmente exclusivo.

__________________Combos Coordenador__________________
Os Combos de Coordenador apenas estariam disponíveis provavelmente a partir da 1ª ou 2ª Prova de Valor e apenas poderiam ser usados em Contest Battles até atingir a prestação máxima. Ou seja:

2ª Prova de Valor - Coordenador pode criar 1 Combo por Pokémon
4ª Prova de Valor - Coordenador pode criar 2 Combos por Pokémon
6ª Prova de Valor - Coordenador pode criar 3 Combos por Pokémon
8ª Prova de Valor - Coordenador pode agora usar 1 Combo por Pokémon em qualquer combate (ao contrario de agora que pode usar tecnicamente 3 Combos, por Pokémon)

Isto seriam tecnicamente um nerf à Classe atualmente POREM o membro ganharia tantas outras coisas extra que acho que nenhum Coordenador realmente vá chorar por isso.
Adicionalmente seriam espalhados no RPG mais Berry Trees e até mais NPCs Coordenadores de forma a facilitar, principalmente no inicio, a aquisição de Berries.
Provavelmente seriam ajustados também algumas Berries para serem encontradas em mais estações OU uma Berry "base" que fosse usada em todas as estações.

__________________Pokemons Shadow__________________
Pegando na sugestão do Arcenio, o Pokémon Shadow teria 50% de obedecer às ordens e 50% de usar qualquer outro move, até ficar com 0 de Purificação.
Tudo o resto manteria-se como está, principalmente porque teoricamente Joy Scents estariam mais fáceis de serem encontrados também.

__________________O que fazer com Ranger?__________________
Eu honestamente não vejo problema em Ranger continuar a existir. Seria talvez menos "classe" e mais uma "sidequest" mas não há problema tendo em conta o percurso normal de um Ranger com todos os novos "extras" que ele pode fazer e alterações pensadas.

__________________Pontos de Meta por Conclusão de PVs__________________
Os Pontos ganhos seriam revistos de forma a permitir de forma justa que todos ganhassem pontos de forma justa. OU se dá 1 Ponto por conclusão de qualquer PV ou faz-se um mini escalão (por exemplo 1ª à 3ª PV dá 1 Ponto de Meta,4ª à 6ª PV dá 2 Pontos de Meta, e 7ª e 8ª PV dá 3 Pontos de Meta).



Isto é basicamente o que o Arcenio sugeriu, talvez um pouco mais arrumado mecanicamente. O credito é dele e vou querer rever tudo o resto. So as Facções ficarão intactas


Última edição por L Mars em Sex Dez 29, 2023 12:48 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : L Mars)


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 1:10 pm

De forma a ser mais pratico, estas sugestões serão mais "ronda relâmpago" com a essência das coisas e alterações mais detalhadas pensadas de acordo com o Feedback dos membros

__________________Especialização__________________

Essencialmente é o que o Arcenio "sugeriu" ou seja:
-- Pokemons da Especialização receberiam 10% bonus de exp
-- Pokemons fora da Especialização perderiam 10% de exp
-- O Membro especialista poderia ter quantos e quaisqueres pokémons na equipa visto que teria o seu debuff/buff associado

O que sairia:
-- Bonus de Captura
-- Não precisa de efectuar o Desafio ao Gym/ Desafio ao Contest Hall caso seja do Tipo escolhido, ganhando o ovo no final do combate.
-- Pode receber o Z-Crystal do seu Type ao invés do Z-Crystal de uma Prova de Valor da sua Classe
-- Ajuste ligeiro à premiação "exclusiva" dos NPCs Tamers (poderia continuar a haver algo, mas não seria o foco do NPC).

__________________Lutador__________________
Por mim é uma Sub-Classe que quanto mais tempo passa no RPG mais ela fica "apagada".
Sempre foi a Sub-Classe mais "base" e simples de entender, mas que cada vez mais parece servir para "enganar" os novatos e membros.
Seria Eliminada das Opções

__________________Evoluidor__________________
Tema complicado esta. A meu ver é uma Sub-Classe que também se fosse "apagada" numa nova versão ninguem iria pensar muito, porém atualmente é dificil ela sair e ser adaptada ao RPG.
Se fosse apagada iria certamente haver alguns ajustes em level up dos Pokémons no geral (para facilitar certos Pokemons late game) e haveria mais chance de haver mais TMs no mapa de forma mais gratuita/ facilitada
Poderia ser Eliminada das Opções, porém teria de ser bem pensada

__________________Cuidador__________________
Esta é complicada de "ajustar" para algo geral. É uma Sub-Classe que quanto menos Sub-Classe existir mais os membros a vão escolher por ser um PokeCentro ambulante.
Não seria Eliminada das Opções, mas poderia perder alguns bónus como a Receita no Inicio

__________________Criador__________________
É uma Sub-Classe que cada vez mais se pega com um "Registo".
A meu ver é mais facil ajustar todos os bonus e fazer um meio termo entre os bonus de Criador e Não-Criador e espalhar "Registos de Propriedade" pelo mapa.
Criador atualmente só serve acima de tudo pela Fazenda, mas isso traduz-se facilmente com alguns NPCs focados em dar Registos de Propriedade. Atualmente mesmo quem não é Criador pode, essencialmente, fazer o que ele faz, embora com "mais esforço".
Seria eliminada e os valores de Day Care e Eclosão ajustados para o RPG

__________________Magnata__________________
A Sub Classe me parece a mais saudavel e a que mais "dores de cabeça" deu no geral.
Seria mantida como está

__________________Guardiao da Aura__________________
Apesar de ser uma Sub Classe que "tecnicamente" poderia desaparecer e todos poderem ser Guardião da Aura mediante uma narrativa/quest, acho que o mais organizado mesmo é manter como Sub-Classe.
Seria mantida como está

__________________Burst Warior__________________
Precisa de uns mimos e um olhar mais atento, mas à semelhança de Guardião de Aura acho que o correto é manter como Sub-Classe. Apesar de qualquer um "tecnicamente" poder ser Burst Warior, visto que só requer a obtenção de um item.


Ficariamos basicamente com:
-- Evoluidor (?)
-- Cuidador
-- Magnata
-- Guardião da Aura
-- Burst Warior

O que sairia:
-- Lutador
-- Evoluidor (?)
-- Criador

__________________Profissões__________________
Teoricamente todas as profissões poderiam ser facilmente "retiradas" de forma a todos poderem usa-las mediante um Item/Quest de Ativação.
Porem vamos analisar uma a uma, numa otica de não haver limite de profissões

__________________Criador de Pokeballs__________________
Se o membro comprar as receitas e cumprir os requisitos, poderia fazer as Pokeballs.
Acabaria por "lucrar" com a fusão de todas as Profissões pois poderia comprar Terrenos para Apricorns como ele quisesse, sem estar limitado.

__________________Criador de Berries e Apricorns__________________
Nada mudaria mecanicamente. Provavelmente as árvores teriam de ficar "um pouco mais caras" de forma a compensar a perda de exclusividade, OU haver uma especie de "Terreno" inicial que o membro teria de comprar (por exemplo, pagando 5000§, poderia começar a comprar árvores).
De resto nada mudaria

__________________Criador de TMs__________________
Comprava a Camara e os TMs e tudo o resto é igual.
No máximo seria preciso aumentar ligeiramente o custo da Camara ou fazer um "Certificado" inicial para poder gravar e vender os TMs
De resto nada mudaria

__________________Mistico__________________
Mistico é talvez o mais problemático aparentemente, mas nada como tornar a aquisição do Grimoire um pouco mais dificil não resolva.
Não queremos que TODOS sejam Misticos no RPG, mas dar a oportunidade seria interessante.
A unica coisa que teria de ser bem controlada e talvez limitada seria a aquisição de essencias, de forma a impedir que um membro adquirisse o Grimoire, fizesse todo o seu RPG a recolher essencias e depois não fizesse nada com elas e vender a outros membros.
Se assim fosse, muito provavelmente as Essencias ficariam impossiveis de serem vendidas e/ou trocadas com outros membros (atualmente Misticos podem vender a outros Misticos)
Pouco mudaria, só se teria de ver a questão das Essencias

__________________Herbalista__________________
Todos virarem basicamente Herbalista pode-se "resolver" atraves de umas aulas na Escola e/ou com NPCs.
Por exemplo, em Solaceon o membro poderia tirar um Curso de identificação de cogumelos e a partir dai, poderia recolher o dobro de Cogumelos.
Ou simplificar e haver um curso mais intensivo que desse esse "certificado" ao membro.
Pouco mudaria, só seria necessário algum "requisito" inicial para impedir que todos virassem Herbalista "só porque sim".

__________________Mineralista__________________
Aumentaria-se ou retiraria-se o limite nas Dust Clouds e Rock Smash (por exemplo, não há esse limite no Headbutt e Pesca e são Dados que igualmente se encontram items e Pokemons).
Criava-se uma Receita para criar Evolution Stones (semelhante ao que acontece em Legends of Arceus) e uma receita para "partir" a Stone.
A criação dos Clusters passaria também para o sistema de Craft, com uma receita como todos os restantes items.



Assim sendo, só seria preciso (em termos mecanicos) ter atenção que os membros não pegassem todas as profissões de forma facil e barata. Nada que com ajustes de dinheiro não previna isso. Mas no geral, seria uma sensação mais liberta para o membro.
Até porque quanto mais o membro quisesse fazer mais ele ficaria exausto de tentar fazer tudo. Mas quem quisesse, poderia faze-lo. se fosse doido o suficiente


Última edição por L Mars em Ter Dez 05, 2023 3:10 pm, editado 1 vez(es)


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 2:08 pm

Quando eu li a sugestão do Arcenio, eu fiquei "Seria interessante pelo menos ver em prática, mas não nas atuais fichas". Provavelmente ver como todo mundo se adapta criando uma nova ficha como "test-drive" mesmo. Honestamente creio que, criar um personagem para essa nova realidade é melhor do que readaptar toda uma narrativa e expectativa criada para um personagem na época que haviam múltiplas classes.

Eu compreendo o argumento do "você ainda poderia competir em contest", mas a única diferença ao meu ver seria tornar só mais árdua a trilha pra isso. Imaginando que eu vou focar apenas em contest, pois as PV continuariam a existir e teriam o mesmo valor, eu apenas me frustraria porque teria que sempre pensar em moveset para ginásios e coordenação, para caso num surto eu acabasse cedendo para realizar um ginásio apenas para avançar. Acho que isso tiraria um pouco o valor da graça narrativa que existe nos RPG (que tem a função de interpretar papéis) para se tornar um jogo de mecânicas, só que escrito.

Se for do gosto da maioria do fórum adotar a mudança, eu tentaria me readaptar, mas com toda certeza eu iria resetar a ficha pois senão eu ficaria muitos meses me preparando para conseguir retornar meus itens de contest ao estado atual, porque se eu não fizer isso, é muito improvável que eu seja capaz de desafiar e vencer algum hall mais avançado. A parte do texto que diz "Isto seriam tecnicamente um nerf à Classe atualmente POREM o membro ganharia tantas outras coisas extra que acho que nenhum Coordenador realmente vá chorar por isso" realmente me pegou, porque há sim muitos benefícios, mas até chegar lá é possível que você só desista da coordenação (considerando principalmente que já é uma das classes menos escolhidas). Motivos para chorar existem.

O plano de "meu personagem se cansou e agora irá mudar de classe" é muito bonito, mas envolve penalizar quem tinha destinos traçados para privilegiar alguns núcleos de pessoas que estão indecisas no que seguir. Não me entendam mal, não estou dizendo para excluir a opinião delas, mas estou pedindo para também considerar a opinião de quem está feliz com a classe que escolheu desde o começo das coisas.

Por fim, eu gostaria de inclusive ressaltar uma das considerações do Arcenio na discussão do tema, quando saiu o post sobre as PVs:
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Mas, considerando que as PVs de outras classes ainda existiriam, o fato de membros pedirem elas não sumiria quando eles chegarem em determinado nível e ela não existir. É claro que se pode falar "tem a PV de treinador pra você avançar", mas dai qual o sentido da pessoa ter buscado se "especializar" em tentar reconstruir o que possuía da própria classe, se quando chegasse na hora de ter as provas de valor, ela ainda não teria nada para ela. O problema dessa equação não é a existência de múltiplas classes, mas sim a sobrecarga de responsabilidade nos Administradores. Acho que se fosse dividido a carga em conversas, abertura de discussões e feedback dos mestres (que geralmente são os responsáveis por colocar essas mecânicas em prática durante as narrações das provas), vocês não só teriam agilidade na elaboração dos temas, como teria uma variedade de visões porque os mestres viram efetivamente como os Pokémon/moveset/itens dos líderes e bosses se comportaram.

[EDIT PÓS ACRÉSCIMO DAS MUDANÇAS DE SUB CLASSE E PROFISSÃO]

Odiei. Tudo, de verdade. Retirar as classes já tira uma identidade dos personagens, deixar todas as profissões amplas pra todo mundo ia acabar de vez com a possibilidade de integração entre players. Pra que conversar, negociar com outro membro se você pode ser sua fábrica ambulante de item, só sofrendo um pouco mais? Não gostei de verdade. O dinamismo de pensar "tal pessoal é magnata, vou ver de vender itens com ela; ciclano é herbalista, vou ver se ele faz umas vitaminas pra mim" sumiria completamente e é algo que eu acho legal. É pouco usado? Sim, mas considerando que ainda é o "early game", é comum que não se tenha tantos recursos para você usar e ainda negociar com outros, mas que será suprido eventualmente.


Última edição por Amorina em Ter Dez 05, 2023 3:28 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Amorina)
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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 2:24 pm

Introdução
Bom vamos por partes, mas deixando claro odeio mudanças bruscas assim, recentemente tivemos muitas tipo o sistema de facção e o rework nos místicos que na minha opinião foram ambas boas ideias, porém eu receio que essa não seja tão boa, pelo menos não para o momento. Me da a entender que essa sugestão é mais um método de livrar-se das provas de valores mais complicadas de serem feitas exemplo a de pesquisador e purificador. Vamos ser sincero, atualmente existem três Zonas de Exploração e creio que as de purificação não estejam tão longe, se comparado as outras classe temos bem menos variações e oportunidades no momento e olha que pesquisador é possivelmente a classe mais lotada.

Se já sendo uma ''Prioridade'' ter provas de pesquisador temos apenas três, imagina caso isso deixe de ser Prioridade visto que os pesquisadores poderiam subir sua prova de valor por outros meios, eu acredito que seria questão de tempo para matarem de vez as zonas de exploração ou liberarem uma a cada um ano, oque sinceramente eu creio que seria de grande incomodo para todo mundo que pertence a classe, visto que muitos escolheram ela visando explorar essas áreas. Mas no caso, falando apenas de mim, eu realmente ficaria MUITO chateada se as provas de valor por exploração fossem esquecidas, eu entendo o trabalho, eu imagino que a staff deva esta envolvida em outros projetos, porém também sei que tem muito player disposto a ajudar.

Percurso no RPG
Eu gosto da ideia de todos terem acesso a todos os Key Items , acho legal principalmente por ter interesse no PokéBlock Kit e no Berry Pot, porém meu medo é de como vão fazer isso. Atualmente tivemos a adição do Transform Battery e algumas missões para conquistarmos os itens de luta, eu entendo que precisa de uma dificuldade para pegar itens tão raros mas isso até mesmo com a Mega Ring? um item que a pessoa tem que derrotar já um Mega Boss para conquistar a chave... Ter que passar por duas conquistas para chegar a uma mecânica me parece chato e parece querer dificultar demais algo que já não é fácil, isso pode desanimar muita gente. Tenho medo que para adquirir os outros Keys Items tenha que passar pela mesma dificuldade ou ainda pior oque sinceramente seria desgastante.

Tokens, Provas de Valor & Melhorias aos Key Items
Eu lembro de ter visto alguém falando sobre o PokéRadar ser o melhor Key Item e mais forte visto que tem como ter Upgrade via Report Token, porém muita das vezes as pessoas esquecem o trabalho que é fazer um relatório de 800 palavras e ainda tendo que respeitar o Cooldown e deixando de fazer outros eventos de ''progresso'' para dedicar-se em ganhar 1 Token para se upar. A pesquisadora com mais relatórios sou eu, com 25, sei bem quão enjoativo e trabalhoso é ter de passar por todos esses processos e bom, não é nada fácil como alguns afirmam. Mas falando dos Tokens para aprimorar os outros Key Items, isso poderia desencadear em um problema grande, não? Pesquisadores têm que fazer relatórios que são demorados, já Coordenadores poderiam ganhar Token fazendo PokéBlock oque é relativamente fácil, assim como os purificadores ganhariam fazendo Joy Scent de forma passiva sem ter que reservar um evento para tal.

Não estou falando que quero um Nerf em tudo, mas mostrando que esse sistema pode ser um tiro no próprio pé. Uma amiga minha tinha comentado uma sugestão que pra mim fazia bem mais sentido, apenas permitir que todas as classes pudessem fazer outras provas de valor e contar para o progresso, ou seja eu poderia rushar na prova de coordenador para pegar minha 3° PV e ele poderia entrar nas zonas de exploração para pegar a 2° PV, sendo assim não seria necessário toda a mudança nos Keys Itens, cada um continuaria com o seu e apenas teria a oportunidade de fazer outras provas.

Combos dos Coordenadores
Bom, apesar de gostar do sistema não pertenço a classe e creio que não sei opinar muito sobre, mas se eu pertencesse iria ficar bastante puta em ver um sistema sendo totalmente ''nerfado'' e quase se tornando inutil. Eu entendo que eles seriam ''recompensado'' com os outros Key Items então não deveriam ''chorar'' pelo nerf, mas francamente nem só de mecânica vive um RPG. Sem querer desmerecer as outras Classes, mas pra mim quem escolheu Coordenador e se manteve firme até hoje é por gostar realmente da Classe e de suas particularidades apesar das dificuldades ou complexidades, acho que se fosse para ir pra um caminho onde apenas tem beneficio e pouco esforço todos adotariam Ranger que na minha opinião é a classe mais fácil de upar de PV, começa com um inicial a escolha que pode ser bem poderoso e além de ter acesso a todas PV porém ninguém tem acesso aos NPC ranger, só vantagens creio eu.

Conclusão
Na dúvida, deixar como estar ou pelo menos ter um debate BEM amplo com todos que vão ser afetados.

Comentário Sub-Classes & Profissões
Reprovado, pode regredir!
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Última edição por Ártemis em Ter Dez 05, 2023 3:22 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Edit: Sub-Classes & Profissões)


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 2:25 pm

Meu comentário a respeito será de certa forma, simples, julgando um ponto positivo e um negativo que consegui perceber.

Positivo:
Quem nunca se viu no meio da jornada, pensando seriamente em resetar ou congelar a ficha, porque não se encontra satisfeito com o que sua classe disponibiliza no momento e isso acaba por ser uma decisão difícil: Jogar tudo fora e seguir minha vontade atual, ou permanecer nesse caminho que já tenho bastante coisas, mas não me sinto feliz?
Bem, essa Classe Única vai possibilitar que todos os jogadores tenham a opção de "provar de todas as classes" sem que seja necessário criar um novo personagem e/ou jogar o atual fora, o que pode ajudar bastante no contexto "narrativo" e divertido do fórum, será algo mais descontraído com um caminho bem colocado a ser seguido, mas com inúmeras opções de escolhas enquanto o percorre. Olhando assim, vejo como uma boa ideia.

Negativo:
Em contraparte, creio que em uma visão competitiva, o jogo ficará um tanto quanto complicado, haja visto que os jogadores/personagens iniciantes demorarão muito para conseguir alcançar todos Key Itens, pois como dito, será necessário tempo e pagamento para fazê-lo, enquanto os que já jogam a mais tempo e possuem mais recursos, terão certa facilidade a mais para consegui-los.
Embora haja a ideia de limitação, como por exemplo os pokémons só poderem utilizar Contest Combos em apresentações, imagino que os pokémons shadows no mesmo nível de dificuldade de purificação para todos, produção de exp candies com Vs. Seeker, aumento na facilidade de encontrar pokémons raros com Pokéradar, entre outras questões, deixarão exageradamente fortes quaisquer que tenha a posse de vários desses itens.

Considerações finais:

Eu como jogador, não consigo exatamente dizer se seria bom ou ruim trazer isso para o fórum, afinal, da mesma forma que vejo um lado positivo, enxergo também o lado negativo, mas quis deixar essas informações aqui, para que ao menos meu ponto de vista seja observado e possa de alguma maneira, ajudar na decisão.
Espero que seja feito o melhor :reza:


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 2:49 pm

Minha opinião brevemente é: Não gostei muito da ideia.
Edit Adendo: Post realizado sem conhecimento das mudanças em sub classe e profissões :reza:

Dissertando mais sobre, creio que não seria nem um pouco positivo para o fórum essas mudanças no mapa atual, tanto pela dificuldade e reajustes para aplica-la, como pelo meta que poderia se estabelecer. O motivo pelo qual o bulba me fisgou e me fez começar a jogar aqui e me esforçando tanto, foram dois, a criação de personagem em que com diversas combinações mécanicas entre classe, subclasse, profissão e facção, eu podia criar algo basicamente único, o que me deixava bem feliz como alguém que passa horas criando personagens em jogos (O segundo motivo foram as bulba forms hehe xD)

Para mim tirar as classes seria só um passo onde eventualmente todo o resto seria tirado, claro, você poderia eventualmente conseguir ser um purificador misto de coordenador com key item de treinador, dando uma sensação mais única para o seu personagem, mas isso é uma grande bagunça sem escolhas significativas já que todos podem ser qualquer coisa, só gastar tempo suficiente nisso, muito amplo e muito chato de se cuidar, organizar e manter equilibrado. No fim eu não seria mais uma purificadora, seria só uma pessoa com Shadow Reader como todos os outros, sem muito tempo para postar atualmente, que um dia quer ter o Shadow Reader completo para resquícios de uma classe que não existe mais, invés de ser um personagem que você montou e agora tem que desenvolver ele baseado nas suas escolhas de peso inicial.

Essa sugestão parece um misto de querer agradar os indecisos que resetam a cada 5 passos no rpg e frustração com as PV's mais difíceis de se desenvolver, mas, creio que a satisfação que seria dado para os indecisos, seria bem breve e logo voltariam a ficar indecisos com muitas outras coisas, enquanto a frustração com as PV's, é bem mais fácil somente liberar para que todos possam subir de rank com Ginásios, isso pouparia todo balanceamento dos tokens e mudanças que teriam que ser feitos nos key items, onde poderiam esquecer um pouco as pvs mais complicadas e faze-las só quando estivessem com o mapa já mais adiantado sem se preocupar em pessoas da classe lhe cobrando por que querem avançar no rpg.

O maior dowside é que muitas coisas virariam basicamente sidequests, a maioria já não escolhe coordenadores e não seria diferente agora, muitos iriam pegar somente o berry pot e abusar dos combos livres para todos, por que muito querem somente poder e criar os metas mais fortes, onde os combos teriam que continuar sendo nerfados até provavelmente serem apagados pois no torneio todos terão combos roubados, o que nunca foi o foco de coordenadores, que era só para ser combos bonitos e impactantes para usar nos palcos. Ranger deixaria de existir basicamente. Purificador seria bem chato de se lidar com o pokemon se batendo e levariam um certo tempo para purificar, lhe forçando a purificar qualquer pokemon que encontrar para poder upar o Shadow Reader e eventualmente conseguir algo útil. Pesquisador continuaria não sendo muito usado por que Report é chato de se fazer, iriam somente usar o Pokeradar quando estivesse pronto e só isso. Treinador seria o mais usado, como já é atualmente, por que ninguém recusa exp e grana de graça.

Eu estou feliz de como as classes estão ultimamente, ja tive vontade de mudar, contudo, as mudanças são tão poucas sabe? Treinador treina pokemons, ranger treina pokemons, coordenador, treina pokemons, todos treinam, a diferença é como treinam, a classe é basicamente irrelevante, mudando somente algumas mecânicas, o que da a ela o charme, é a parte narrativa que seria bem perdida, se tornando algo nada concreto que o player teria que se virar para trazer sentido a seu roleplay. Enquanto sub classes e etc, eventualmente irei pegar mais com PP's ou Porvas de valor, não havendo sentido para se arrepender do que pegou no começo, já que mais virão conforme for jogando. Creio que o fórum está em um bom patamar atualmente e essa sugestão não é muito benéfica.


Última edição por Touko em Ter Dez 05, 2023 2:52 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Touko)


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 2:55 pm

Eu gosto muito da ideia de classe única, e acho que poderia funcionar bem, mas talvez num primeiro momento haja resistência quanto a isso.

Sistema de Token

Não gostei muito não, acho que o fato dos itens ficarem acessíveis para todos os jogadores exige que algumas limitações sejam feitas, eu acho que poderia ser só escalado com o numero de prova de valor ou com efeito único, então um Berry Pot sempre daria 4 Berries, um VS Seeker sempre chamaria treinadores a determinado limite, a produção de Joy Scent sempre seria a mesma e por aí vai. Até porque, eu entendo que o sistema de classes únicas tenha sido pensado para dar mais praticidade na manutenção das classes, então seguindo o objetivo da praticidade, acho que os itens devem ter mecanicas mais simples e praticas também.

Provas de Valor

Entendo que a maioria não queira fazer provas de valor de ginásio, ou ficar restrito a apenas um tipo. Mas eu fico pensando, e se a progressão não fosse baseada em Provas de Valor mas sim em um Nivel de Treinador, ou até mesmo algo como o Sistema de Metas? Isso é apenas uma ideia que daria mais liberdade interpretativa também.

Mas caso o objetivo não seja esse, acho que podem ter três tipos de modalidades, Ginásios, Contests e Exploração
Ginásios e Contests: O que já é atualmente
Exploração: Acho que o conceito de exploração é muito amplo, e isso poderia envolver pesquisas de espécies, purificações, proteção ao meio ambiente e muitas outras coisas, o que basicamente poderia abranger as classes de Ranger, Pesquisador e Purificador.

Combos dos Coordenadores
Será que é necessário mesmo manter isso? Eu como ex coordenador acho que esse sistema já foi roubado, e isso era atrativo, mas depois de um certo balanceamento que houve (ou nerf se preferirmos chamar assim), ele ficou com o objetivo de ser só usado em Contest. E aí eu penso, vou gastar meu tempo pensando e treinando combo pra usar uma vez na prova de valor ou em situações especificas? Eu acho que seria melhor tirar esse sistema de uma vez, ainda mais se o objetivo é ter mais praticidade na vida dos adm.

Especializações
OK, concordo!

Lutador
Sub mais apagada e engana novato de todas, e seu efeito nem tem muito sentido com o nome, pode apagar sim.

Evoluidor
Discordo dessa sub ser apagada, na verdade eu acho ela muito boa e útil com certeza seria uma opção minha

Cuidador
É uma sub legal, mas não da pra gente ficar tentando fazer o barro acontecer, se tivesse algum bonus com relação ao sistema de culinária com certeza seria mais atraente

Criador
Não toque no meu criador!!!!!! RPG de Pokémon sem Criador não é RPG de Pokémon. Acho que inclusive, é uma sub muito atrativa ainda. Mas poderia ser visto outros bonus além da fazenda, até porque, o conceito de Criador em RPG de Pokémon é muito amplo, e pode envolver muitos sistemas, farming, cooking, ensinar movimentos, cuidados com o Pokémon, enfim, e claro, a fazenda.

Guardião Aura
Não entendi, se todo mundo poderia ser guardião aura, por que seria mais organizado manter como está?

Burst Warrior
A sub mais apagada do forum, e apesar de fazer uma relação com o Bond Phenomenon, acho que é uma sub que não faz falta

Mistico
Por que não transformar isso em sub-classe?

Profissões
Concordo que profissões poderiam ser algo acessível a todos, e com isso, abrindo possibilidades na narrativa. MAS também diminuiria as possibilidades de interações com outros personagens. Acredito que as profissões poderiam ser habilidades de crafting, e cada habilidade ter níveis, liberando possibilidades diferentes, assim, nada ficaria tão gratuito.

Outras Sub-Classes
Eu acho que nesse quesito, o RPG está um pouco carente de novidades, principalmente se houverem mais remoções. Ideias não são o que faltam com relação a isso.

Narrativa e Implementação
Acho que a questão narrativa acaba sim influenciando um pouco, mas se essa ideia é algo que de fato pode ser implementada, minha sugestão seria fazer um novo Second Life onde:
- Os jogadores poderiam criar uma nova ficha com classe única, e após o periodo de teste, decidir se iriam querer voltar para a antiga ficha com os Pokemons ganhos no Second Life, ou manter-se na ficha nova com os Pokemons e itens da antiga ficha (Talvez com alguma limitação de quantidade ou não)
- Caso o sistema não fosse implementado, os Pokemons da ficha nova iriam pra antiga e tudo certo

Eu sei que vão falar que já teve Hisui e etc, mas acho que se fosse com o objetivo de criar uma nova narrativa pra se adaptar ao contexto, um Second Life seria perfeito, principalmente, vendo que outras mudanças de peso estão por vir.


Última edição por Ayato em Ter Dez 05, 2023 3:34 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Ayato)
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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 3:31 pm

Bem, deixem-me comentar alguns pontos que me chamaram a atenção, de forma a deixar algumas coisas mais claras.
Reforço que isto tudo é uma sugestão, minha, e que não quer dizer que vá em frente, até porque nao depende só de mim estas alterações e sim de todos porque envolve Map Making e tudo mais.

Fazer Moveset para Contest Vs Batalha normal
Isto é algo que eu entendo, porém não está ligado à Classe em si, mas sim ao Modo de Batalha.
Se o maior problema em Coordenador é esse, é mais facil rever-se algumas coisas nos Contests Points por exemplo, que a Classe inteira.
Apesar de eu achar que, da maneira como os Contests Points são dados aos moves, já é 80% indicado para batalhas normais, esse sempre foi o foco, permitir que um Pokemon estivesse pronto para ambos os tipos de combate.

Um coordenador naturalmente vai querer moves "mais fortes", porque o Pwr afeta os Pontos. Então um Coordenador não vai usar um Ember quando pode usar um Flamethrower.
Tudo o resto (Pontaria, efeitos secundarios, etc) é quase o normal em ambos os combates. Até digo mais: um Coordenador tem um Pokémon muito melhor preparado que um Treinador, porque ele vai perder tempo pensando nas melhores estrategias

Vai continuar a haver PVs de outras Classes
Isso vai existir sempre. Estas sugestões nao "resolvem" a dificuldade de haver as Provas de Valor, só ajudam a acalmar alguns animos.
Se voce quiser e fazer rush, tem sempre o Gym disponivel, mas vai haver sempre PVs. Provavelmente até irão existir mais porque os membros podem dar mais ideias

Não vai haver Quests Chatas para obter mais coisas
Pode haver sim algumas side quests, mas nada que demore mais do que 1 ou 2 eventos extra


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 3:43 pm

[Comentário Mais Doido Ainda]


A sugestão apresentada levanta várias preocupações e implicações que podem impactar negativamente a experiência dos membros no RPG. Abaixo estão alguns pontos críticos e pontos de preocupação:

Perda de Identidade das Classes: Ao eliminar as classes existentes e transformar todos os membros em "Treinadores" genéricos, há o risco de perder a diversidade e identidade que as classes proporcionam. Cada classe tem suas características únicas que contribuem para a variedade de estilos de jogo.

Perda de Foco nas Atividades Principais: A proposta de tornar as Provas de Valor opcionais, ao mesmo tempo em que introduz vários sistemas paralelos, pode desviar o foco dos membros das atividades principais do RPG, como os Gyms.

Eliminação de Sub-Classes: A sugestão de eliminar sub-classes como Lutador, Evoluidor, Criador e outras pode desapontar membros que escolheram essas opções específicas devido às suas preferências de jogo.

Facilidade Excessiva de Adquirir Profissões: A proposta de permitir que os membros adquiram facilmente todas as profissões pode levar a uma perda de valor e exclusividade dessas atividades. A ideia de "todos podem ser tudo" pode reduzir a diversidade de papéis no RPG.

Impacto na Narrativa: A introdução de elementos como Místico e suas essências pode ter um impacto significativo na narrativa e equilíbrio do jogo, exigindo uma gestão cuidadosa para evitar desequilíbrios e abusos.

Potencial Desestímulo para Jogadores Experientes: A complexidade adicional e as mudanças propostas podem desestimular jogadores experientes que já estão familiarizados com as mecânicas atuais do RPG, criando uma curva de aprendizado íngreme e uma sensação de desconforto.

Necessidade de Revisões Detalhadas: A sugestão indica que revisões detalhadas seriam necessárias em várias áreas. Isso pode consumir tempo e recursos consideráveis da equipe administrativa, além de gerar incertezas sobre a implementação efetiva.


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 3:55 pm

Oi. Por motivos de preguiça eterna, serei o mais breve possível.

- A classe única parece promissora, visto que você poderia escolher qual PV iria fazer e se estivesse com pressa para rush faria os ginásios. Porém, eu acho uma mudança desnecessária para agora, sinceramente, muito trabalho para pouco retorno. Poderia ser implementada aos poucos, talvez misturando duas classes ou três ali que são mais esquecidas e não se beneficiam tanto de buffs. Mas acho que perderia o sentido de haver classes separadas, além também de se dar liberdade para um personagem ser "godmode" dentro do jogo fazendo de tudo um pouco, ou se não, o tudo por completo. Imagine as possibilidades de alguém com todas as classes, abusando do sistema como deve ser feito... Não há "game", uma pessoa com tempo para escrever 3 AR por dia com certeza se destacaria de uma que escreve 1 AR a cada dois dias;

- "Limitar" ou "dificultar" como o personagem pode conseguir as outras mecânicas, só iria deixar as coisas amenas por enquanto. Ok, no começo do jogo talvez eu não tenha tempo e nem dinheiro, mas e depois de uma prova de valor ou duas? A situação seria a mesma de uma forma ou de outra. Além do mais, limitar ou dificultar só deixaria uma coisa em mente "ok, está liberado, mas queremos que você não tenho fácil acesso a todas" ora, então porquê liberou todas? duashdush;

- "Combo de coordenador" - ninguém liga, próximo;

- "O que fazer com Ranger?" - Jogar fora, ninguém liga²;

- Subclasses e profissões. Aqui sim, é um ponto ótimo e interessante. Nenhuma subclasse realmente vale a pena além de evoluidor e cuidador. Talvez magnata se destaque um pouco mais que o resto, mas nada se compara as duas. Há jeitos e jeitos de abusar do sistema com essas subclasses, e elas devem permanecer, porém, creio que necessitam de uma repaginada para melhorar um pouco a dinâmica entre elas e o resto das subclasses. Penso eu que todas as profissões poderiam ser na realidade facilitadas para desenrolar melhor o onrpg e não ficar algo extremamente monótono de se fazer AR todo dia e avançar o mapa derrubando árvores, pokémons, etc.

Concluindo: Estão procurando sarna para se coçar, de novo. Porque todo mundo sabe que essa mudança resultaria em um reset parcial ou não, DE NOVO. Acho que podemos olhar com mais atenção para subclasses e profissões, tentar imaginar algo diferente para as classes, algum tipo de buff ou nerf dependendo da situação, mas nada a mudar definitivamente o RPG como todo/as fichas como todo.


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 4:00 pm

Sam escreveu:
Concluindo: Estão procurando sarna para se coçar, de novo. Porque todo mundo sabe que essa mudança resultaria em um reset parcial ou não, DE NOVO. Acho que podemos olhar com mais atenção para subclasses e profissões, tentar imaginar algo diferente para as classes, algum tipo de buff ou nerf dependendo da situação, mas nada a mudar definitivamente o RPG como todo/as fichas como todo.

Vou deixar isto bem claro e em caps lock para todos perceberem

Mesmo que esta sugestão fosse toda colocada
NÃO HÁ NEM NUNCA MAIS VAI HAVER RESET NESTE FORUM


Obrigado


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Ter Dez 05, 2023 5:16 pm

Sobre a "Classe Única":

Após reler um pouco o tópico, acho que poderia ser válido ter uma classe única, daria para diversificar mais os personagens e abrir mais caminhos para ele seguir com as novas "habilidades", mas deixo a nota: eu concordo com a ideia se não houver muitas alterações nas classes, em especifico em purificador que é o meu caso, diferente disso, eu prefiro deixar como está.

De qualquer forma, eu ainda deixo a sugestão abaixo:

Sugestão: Eu concordo sobre todos serem chamados de "Treinadores" desde o início da jornada, porém, acho que seria interessante esses treinadores terem suas "especializações" (que seriam as classes hoje em dia), dessa forma todos seriam treinadores, porém, haveriam os treinadores especializados como coordenador, pesquisador, purificador e ranger dessa forma poderia ser eliminado os bônus que os treinadores tem hoje.

Não vejo muita necessidade de existir o "VsSeeker", caso um membro queira encontrar um NPC mais forte, pode subir de escalão na Infinity Tower, ou ir avançando mais rápido pelo mapa, além de ter os tickets que podem sumonar um npc em tal lugar. Sobre o bonus de poder dar duas candies para os pokémons por evento, poderia ser passado para os Rangers.

A primeira especialização do treinador poderia ser da forma que foi citada, na primeira PV o membro escolheria qual caminho gostaria de seguir, mas complementando um pouco mais, a primeira PV poderia ser da forma que é hoje, para se tornar pesquisador, o membro deveria fazer uma exploração, para ser purificador participar de uma zona de purificação, para o coordenador haveria uma apresentação contest e para o ranger poderia ter uma missão especial, depois de conseguir a primeira PV no método tradicional, seriam liberado os ginásios da 2ª à 8ª PV, onde todas as especializações poderiam fazer, mas sem ganhar nenhum bônus da especialização, porém, haveriam os métodos tradicionais espalhados pelo mapa, onde com um pouco mais de trabalho o membro poderia receber a PV e algum bonus (como os sorteios de fragmentos para pesquisadores, corrupted flask para os purificadores, etc).

Para o treinador conseguir uma nova especialização, ele deverá completar suas 8 provas de valor (ou se possível aumentar ainda mais o número necessário), fazendo com que demore um pouco mais do membro ficar com duas especializações ou mais ao mesmo tempo, porque tenho certeza que alguns combos poderiam ser complicados de lidar.

E sobre os treinadores que já existem hoje, caso fosse eliminado o key item deles, não acho que afetaria tanto em sua jogatina, já que seria disponibilizado uma "especialização" para eles (mas claro que recompensando de alguma forma o tempo que eles não tiveram nessa "nova classe".

E sobre as PVs nos ginásios, poderiam ser a única forma de conseguir os Z Crystals Type, cada ginásio com o seu tipo.

Sobre as Profissões e Sub-Classes:

Mesmo depois de reanalisar tudo, eu ainda prefiro que as profissões tenham um limite, para que haja comércio e interação entre os membros.

Sobre as exclusões de algumas sub-classes, por mim estaria tudo bem se for tudo reajustado. Porém, como vai ser excluida algumas, poderia ter novas subclasses, como por exemplo:

Inventor:
Os Inventores pokémon, estabelecidos em laboratórios tecnologicamente avançados, dedicam-se a criar inovações revolucionárias para fortalecer os laços entre Treinadores e pokémons. Em seu espaço, semelhante às fazendas dos Criadores, eles podem desenvolver suas tecnologias. Além de criar dispositivos capazes de replicar TMs e aprimorar Pokébolas, melhorando e revolucionando as coisas que já existem hoje. (substituindo as profissões Criador de TMs e Criador de Pokeballs)

Cientista:
Os Cientistas pokémon mergulham nas complexidades da biologia e da genética pokémon, estabelecendo laboratórios dedicados à pesquisa avançada. Eles têm a tarefa vital de desenvolver vacinas para replicar genes Pokérus e Berserk, além de estudar meticulosamente as espécies Pokémon. Podem desenvolver catalizadores que aceleram o ganho de experiência ou a evolução do pokémon. Podem desenvolver novas Bulbaforms, através de alterações genéticas durante o acasalamento de diferentes espécies, os Cientistas podem até mesmo explorar a manipulação de genes Alpha para replicar suas estatísticas. E por fim, podem realizar estudos para desenvolver novas formas de batalha, oferecendo inovações únicas para os diversos treinadores. (Substituindo as subclasses Evoluidor e Criador)

No Geral:
Reanalisando tudo, as ideias parecem ser bem promissoras e podem causar uma verdadeira mudança no fórum, no começo pode acabar causando uma comoção, mas depois de um tempo implantado já deve mostrar uma grande melhora no RPG. Para mim está bom como está no momento, mas com essas mudanças pode melhorar ainda mais.


Última edição por FonseCarlos em Qua Dez 06, 2023 1:54 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização.)


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Sex Dez 08, 2023 1:21 pm

Vamos lá. Primeiro de tudo, como a Amorina já mencionou, essa sugestão foi gerada para resolver dois problemas: A dificuldade de fazer PVs de classes como Purificador e Explorador e a desproporcionalidade entre o que cada classe pode fazer. Porém, a sugestão citada nesse tópico não parece levar isso em conta, sendo criada com o propósito de permitir todo mundo fazer tudo, o que não era o que eu tinha em mente.

Apesar de parecer a mesma coisa, a minha sugestão tinha como visão ter uma classe única e as outras serem side quests, enquanto nessa sugestão parece que todas as classes vão continuar existindo, mas todo mundo vai poder ter todas as classes (e ainda foi expandindo para subclasse e profissão que na minha cabeça não precisa disso). Mas porque isso é diferente e porque isso incomoda?

A escolha de Item inicial.
Já é um ponto que distância a ideia de classe única para 5 classes que obtem outras classes. Permitir que seja pegar um Key Item a escolha logo de início e já poder sair pegando todos em solaceon com quests provavelmente fáceis não é o que eu tava pensando, pq de certa forma todo mundo pegaria todos os itens em solaceon e pronto. Minha ideia de travar os itens atrás da primeira PV e depois ter uma mini quest parece mais interessante, porque ai a pessoa tem que se dedicar para ir pegar esses itens valiosos. Lembresse que esses itens são extramamente úteis e mudam a gameplay por completo, não faz sentido ser algo que você provavelmente vai pegar com um evento narrativo na escola.

Upgrade de Key Item.
Não. Deixa como está. Pokeradar fica com o sistema de upgrade linkado a report, e o resto que tem upgrade (Vs. Seeker, Capture Styler e Aura Reader) ficam com upgrade de PV. "Ai mais berry pot não tem sistema de upgrade, poderiamos colocar um para todos terem", não precisa, o grande ponto disso era não precisar ficar equilibrando as classes porque você poderia ter todos... e Berry Pot já é forte o suficiente, qualquer ideia de upgrade provavelmente viria com um nerf pesado (tipo restringir a raridade de berry por PV)

"Ai, mas qual vai ser a recompensa de fazer os contests/explorações se você não vai ter como melhorar seu Key Item?" O povo ta fazendo PV de outras classes por fama e um dinheirinho extra, não precisa de upgrade de Key Item

Combo.
NÃO! Pelo amor de deus o que eu mais quero é tirar isso do jogo e você quer expandir para todos os membros. Combo só surgiu porque absolutamente NINGUÉM queria ser coordenador e montar um moveset que só vai usar em contest e se ferrar nas batalhas. Imagina a bomba que vai ser ter membro com fácil acesso a shadow e a combo ao mesmo tempo? imagina as aberrações quando combinar guardião de aura/burst com combo (que atualmente não combinam pq Coordenador e classe de batalha não tem sinergia)... Uma bomba terrível. Imagina ter que avaliar 10 vezes mais combos que a gente já avalia atualmente?

Ranger.
Ranger só funcionaria nessa bagunça se tomasse rework, coisa que creio que nenhum dos adms tá com vontade de fazer.

Subclasse e Profissão Unificada.
Reprovado. Diminuir o número de subclasses para 4 vai fazer os membros quererem mais subclasses (e eu concordaria pq as opções que restaram são muito "nicho", você teria 4 opções: ser rico, ser uma enfermeira joy, se fundir com pokemon ou controlar aura) Ai viria a bomba de sugestão de subclasse (que já ta vindo) e teriamos que lidar com novas aberrações e possíveis exploits dessas subclasses novas, prefiro manter as antigas que a gente já sabe a limitação dos exploits do que ter que vir uma leva nova em um sistema novo do qual a gente não tem noção da bagunça que vai virar.

Mas se tem uma coisa que eu concordo e sempre defendi é: Não precisa nerfar o fórum inteiro para bufar uma subclasse/profissão. Já aconteceu várias vezes no fórum e só se provou tóxico:
- Antes todos tinham acesso a lista de evolução rápida, agora só evoluidor tem. Certos pokemons são inviáveis de se ter a menos que vc seja evoluidor ou que tenha um amigo evoluidor, tornando a subclasse praticamente em uma profssão. Retirou um sistema de qualidade de vida do fórum para beneficiar uma sub e agora temos uma das subclasses mais fortes do jogo
- Antes tinha NPC que trocava as pokeballs dos membros, agora tá preso atrás da mecanica de criador de pokeball. Foi um buff bom para criador de pokeball ser viável? Não, não foi o suficiente. Foi um nerf no fórum inteiro sem motivo aparente? Sim. Agora o fórum inteiro tem que esperar uma alma caridosa pegar essa profissão para fazer esse serviço.

Mas isso não é um argumento para unificar prof/sub e isso para parar de limitar mecanicas benéficas para o forum em benefício de uma subclasse.
- Tira a limitação de rock smash e deixa que nem pesca, e ao invés disso os mineralistas tem alguma forma de ignorar certos encontros
- Tira essa lista de evolução rápida dos evoluídores e volta pro fórum todo
- Volta com o NPC de troca de pokeball pelo amor de deus


Third Life.
Se quiser fazer um third life para testar essa mecânica, tudo bem. Apesar que eu acho que seria necessário um tempo bem alto de evento para isso ser útil, pq grande parte dessas mudanças parecem surtir efeito só depois da primeira PV. Mas uma coisa que eu tenho que deixar avisado é que seja IMPOSSÍVEL trazer Key Items de uma ficha para outra. A ideia do Third Life é testar se essa mecânica vai ser boa ou não, se não for é totalmente errado trazer os key itens para a ficha que não deveria ter mais de 1 key item.


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Sex Dez 08, 2023 3:08 pm

Agora um outro assunto que surgiu com isso. Eu não creio que tem classe fraca, e sim classe mal combinada. Temos um guia de procedência duvidosa sobre as melhores subclasses/profissões para combinar com as classes, mas não temos um das piores combinações. Além disso, poucas são bem evidentes, pois o Mars gosta de falar que tudo combina com tudo. Então vou listar as que são mais comentadas:

LUTADOR
A grande vantagem de lutador é ser uma subclasse fácil de usar, sem muito planejamento ou efeitos mirabolantes na história. Perfeita para quem quer treinar muitos pokemons em simultaneo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Lutador + Treinador é bem forte, pois o bonus de xp comba com o Vs Seeker, aumentando a produção de candies e podendo servir como uma forma de renda ou permitir o treinamento de times secundários
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Lutador + Ranger é ótimo, pois Ranger PRECISA treinar pokemons aleatórios pela rota, e o bonus de xp que o ranger não consegue em outro lugar se torna uma ótima forma de agilizar esse processo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Lutador + Evoluidor é ótimo, pois permite o level up mais rápido, evoluindo ainda mais rápido e completando mais registros na pokedex.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  - Lutador + Tamer é restritivo, pois a vantagem de poder treinar vários pokemons de forma mais rápida é limitado pela quantidade de pokemons que tamer possuí.

PURIFICADOR
Para tirar o maior proveito de purificador o membro tem que treinar e purificar mútilplos pokemons para tentar achar um que venha com golpes bons e descentes. Um Charcadet de Dragon Dance? Perfeito, coloque no time... o problema é quando você pega o pokemon perfeito e não pode colocar no time
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Purificador + Criador é pode vir a ser quebrado de forte, pois a partir do momento que um conseguir o Shadow Incense ele vai ter uma máquina de passar Shadow Moves, podendo gerar as maiores aberrações do fórum em alta velocidade.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  - Purificador + Tamer é restritivo, pois purificador precisa purificar vários pokemons para tentar achar um bom, e grande das vezes os pokemons com golpes bons que achar não vão ser permitidos de treinar pela restrição de Tamer.

Criador
Eu vejo muitas pessoas pegando criador por conta das fazendas, mas vejo pouquíssimas aproveitando da daycare. Eggs podem vir a ser uma ótima máquina de troca, sem contar que geram pontos de meta para você evoluir seu nível de membro, mas a única pessoa que parece aproveitar bastante desse sistema sou eu, e eu não sou nem criador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Criador + Purificador já foi mencionado acima
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Criador + Evoluidor é quebrado de forte. Eu não sendo criador já estou conseguindo produzir e distribuir eggs de pokemons com um a dois TMs equipados por conta do ganho de TM de Evoluídor, imagina para Criadores que poderam produzir isso com mais velocidade?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Criador + Coordenador pode ser bem forte com um preparo, visto que conseguem TMs ao upar os status de contest e podem colocar os pokemons produtores de berries nas fazendas para acelerar essa produção (e ainda combar com um herbalista ou criador de berry para amplificar isso ainda mais). Podendo produzir eggs com múltiplos TMs e com um potêncial ainda maior que o de evoluídor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  - Criador + Tamer é restritivo, pois é bem provavel que tenha uma lista menor de pokemons capazes de produzir eggs ou de pokemons com bons TMs para servirem de pais na daycare.

Gravador de TM
Gravador de TM é uma profissão mais late game, as pessoas não entendem que você não vai conseguir gravar um Fire Blast em pallet e ficam putas com isso. É uma profissão que precisa de preparação e investimento, e que tem um certo progresso. Começa gravando golpes como Terrains, Toxic, Swords Dance no começo e depois vá para Fire Blast, Blizzard e Thunder quando você já for um membro avançado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Gravador de TM + Purificador jé forte pois pode produzir golpes de dificil acesso por conta dos Shadow Moves
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] - Gravador de TM + Evoluidor é muito forte, pois você pode fazer uma legião de pokemons com o mesmo TM ao evoluir e ir gravando eles para vender.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  - Gravador de TM + Tamer é restritivo, pois de forma geral, pokemons do mesmo tipo tendem a ter os mesmo golpes, restrigindo MUITO os TMs que você pode produzir.

Agora a pergunta que eu deixou a vocês é... Perceberam o ponto em comum?

Por conta desses pontos eu acho que a única sugestão desse post que deveria passar é a de Tamer, pois é algo que restringe DEMAIS os membros e acaba atrapalhando as outras escolhas deles, fazendo eles reclamarem de algo que nem tá fraco, mas ficou fraco por conta da limitação de tamer. Por mais que eu acho que a mudança recente de Tamer tenha ficado boa e aceitável, ainda gera muita reclamação por danificar classes, subclasses e profissões de tabela... não é só Ranger que é prejudicado por Tamer.

Outra coisa que já vou inserir nessa sugestão é: Retira aquele sistema de sortear classe, subclasse, profissão e especialização ao criar a ficha por dinheiro. O dinheiro que vai ganhar é temporário e eventualmente vai ser gasto e poderia ter sido obtido de outra forma, a reclamação pelo combo não eficiente é eterno. Nem todo mundo vai sacar a falta de sinergia entre as combinações feitas por esse sistema e vai aceitar o sorteio aleatório e só depois de meses com a ficha vai perceber a cagada e se tornar um fardo dificil de se livrar.


Última edição por Arcenio em Sex Dez 08, 2023 3:20 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Arcenio)


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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado Sáb Dez 09, 2023 4:36 am

Nossa como eu demorei, mas demorei mesmo em martelar na minha cabeça essa sugestão do mars, mas eu vou escrever oque eu penso sobre a ideia, só espero que quando eu terminar de escrever mesmo com meu cerebro funcionando com 5% de bateria, que eu consiga escrever direito oque vem na cabeça. Antes dele postar isso eu estava pensando em como seria ter a possibilidade de conseguir os outros key items das outras classes que eu não sou, se isso afetaria beneficamente a narrativa do meu personagem ou negativamente a mecânica dele.

Um pesquisador mineralista, combo "perfeito" que já diz oque meu personagem é, tendo como aditivo o guardião da aura pra catar itens e narrativamente usar a aura pra algo mais "magico" entre os pokemons. Nisso eu fiquei pensando, e se além disso eu conseguisse ter acesso ao pokeblock, ou ao berry pot, vs seeker, o style, seria util para a ideia do personagem?

Bem, narrativamente como policial eu poderia usar o vs.seeker pra "rastrear" suspeitos, e brincar de pedir a identidade do individuo, duvidade dele e forçar ele em uma batalha comigo, algo mais pela narrativa que qualquer outra coisa.

Um pokeblock no entanto ficaria com a narrativa mais limitada, eu apenas usaria para criar comida mesmo e dar para os pokemons ficar mais forte ou felizes.

Berry pot a mesma coisa, eu usaria apenas pelas funções e não por qual classe ele é.

O style porem é uma ferramenta mais complexa, e tecnicamente de um "vigilante autorizado" que não trabalha para a policia, é até engraçado imagina um ranger que trabalha para a imperium por exemplo, é tipo um anti-policial nessa combinação.

Não sei se estou conseguindo colocar oque eu penso totalmente em palavras, eu usaria os key itens de forma a me manter em um caminho e não tentar ser todos os caminhos, eu procuraria manter minha rota de "sou um pesquisador e mineralista" mas que por acaso tem outros key itens. Isso não tiraria a identidade do personagem visto que sou eu quem a escrevo. O problema que todos veem é que seria ruim ter todos os key itens porque removeria a interação mecanica entre os players, se relacionar com os outros para que ambros possam usurfruir de seus "privilegios" de classes/sub-classe/profissão um do outro.

Tendo escrito isso até aqui sobre ter todos os key itens, e vendo que o problema ainda se persistiria, vendo que ate foi cogitado upgrade em todos os key itens para deixar eles mais fortes ao longo de muito arduo e exaustivo esforço, porque não simplesmente fazer assim?: Todos teriam os key itens no nivel 1, porem voce escolhe sua classe principal e só aquele key item daquela classe vai evoluir, os outros vão ficar sempre no nivel mais basico com as funções mais simples possiveis, isso permitiria que os jogadores possam usar os itens, mas ainda os forcem a falar com outros jogadores pois os itens deles são mais fortes que os seus, por exemplo se meu vs.seeker fosse só no nivel 1 porque sou um pesquisador, eu poderia apenas usar o aparelho 1 vez a cada 20 eventos por exemplo, não inutilizaria ele, só o tornaria mais opcional de usar, o mesmo com pokeblock, berry pot, com o style poderia ter o mesmo principio, limitar a algo como 2 ou 3 cargas, mas o catch rate sempre seria 1x, ele só recarregaria a cada x eventos e só depois de visitar o centro pokemon, ou os proprios centros ranger.

Agora sobre as funções das classes em si, nada dos key items.

Treinador ganha o dobro da exp (se nao me engano)
Coordenador consegue fazer combo de moves pra ficar mais bonito, e narrativamente mais "eficiente" em combate. (investida trovão tá ai pra contar historia, nasceu de combo.)
Pesquisador ganha oque mesmo? Até agora ele só ganha mais trabalho, sentar a bunda em uma cadeira e escrever report. (oque faz sentido pra classe)

Eu não vou escrever tudo, até porque to fazendo isso de madrugada tem 1 hora já, minha cabeça tá igual um ditto dançando de tão zoado que estou, mas eu não acho interessante permitir todo mundo ter essas mecânicas das classes, entendam que, classe é classe, key item é key item, eu sei que treinador acelera sua jogatina com o vs.seeker pra achar npc mais rapido, mas o vs.seeker nao é oque dá pra ele o bonus de exp, é? Sei que pokeblock no entanto afeta o desempenho dos pokemons no contest ja que comer uma pokeblock deixa o pokemon mais feliz, seu pelo mais brilhante e tals, mas mesmo assim, se voce não for fazer contests, voce so faria pokeblocks pra deixar o pokemon feliz e evoluir ele por felicidade mesmo. (Ao menos eu vejo assim).

Cada classe sem seus key itens ainda faz suas funções de boas, os key itens só aceleram o processo das classes especificas, mas se permitir usar todas as funções das classes, vai criar uma bola de neve mecânica gigantesca que vai dar dor de cabeça logo logo. Espero que eu tenho deixado claro o entendimento aqui, key items free, ok, limitados mas ok, funções das classes free pra todo mundo não.

Sobre os PV's.

A gente nunca foi impedido de fazer os pvs de outras classes, eu poderia fazer um gym sendo um pesquisador mas mesmo que eu quisesse a insignia, ela não serviria de nada no meu ramo, eu só faria o gym pelos pokemons serem registrados na pokedex, pelo exp para upar meus pokes e tambem pelo dinheiro que os npcs dão. O mesmo com outras provas de valor das outras classes, eu só faria pelos drops, nada mais. Narrativamente eu até poderia me "glorificar" dizendo que derrotei todos os 8 gym, mas no fim do dia eu ainda seria um pesquisador, só serviria como um emblema mesmo no sistema de metas pessoal do personagem, tipo, gary era um treinador, pegou as 8 insignias (não lembro se venceu a liga dos 4), mas no fim virou pesquisador, e ele já estava des do começo mais interessado em estudar os pokemons e tals (ao menos essa é a minha impressão dele), so fez os gyms com o ash por narrativa da epoca, pra ter um rival.

Então contanto que eu não saisse da ideia "sou um pesquisador, mas vou aqui fazer os 8 gym como hobby, pra respirar um ar diferente" eu não teria problema em fazer as provas de valor de outras classes, contanto que eu nao ganhasse pontos de uma classe que eu não sou, no caso pontos de upgrade de key items e relevancia narrativa. Deu pra entender? Minha mente meio que tá derretida agora, ja se passou 30 minutos a mais.

Acho que até agora o ponto que tá cutucando todo mundo é acesso total as mecanicas individuais das classes, e farm de pontos de upgrade dos key items, que no fim deixa todo mundo god-mode com esforço.

Pra acabar essa parte por aqui enquanto ainda consigo pensar, vou resumir: Mantem as classes individuais, não deixem ninguem usar as mecanicas intricicas das classes com outras, façam os key items terem upgrades completos e deixem todo mundo ter eles, porem os que não forem de sua classe sempre serão do nivel mais basico e no fim vai ser muito opcional de usar visto que o cooldown será enorme.

Pronto, acho que consegui dizer meu ponto.. *Respira fundo* agora para as sub-classes.....

Assim, criar apricorn, e berrys nao deveria ser uma sub-classe nem profissão pra mim, e sim algo opcional que o jogador investe dinheiro para usurfruir, isso faria com que todos pudessem ter berrys e apricorns? Sim, mas voces fariam oque? Pra usurfruir por completo das berries atualmente voce precisaria ser coordenador pra fazer berryblocks. Para usurfruir por completo das apricorns atualmente voce precisaria ser criador de pokebolas, mas e se voce não for nem um dos dois? USA COMO INGREDIENTE DE COMIDA, simples assim, nos primórdios dos jogos, as berries eram usadas pra curar status e servir de alterativas de potion, não vejo problema nisso se manter assim mesmo que você tenha o berrykit pra fazer pokeblocks, lembra que o cooldown seria tão enorme de usar que seria muito situacional. Apricorn nos jogos foi introduzida como um material de pokebolas antigas, mas assim, ainda é um fruto e ainda tem comidas feitas dela, então usem elas como comida se você não for um criador de pokebolas, ou achem algum npc que possa fazer as pokebolas pra vc, por um preço mais alto que um player criador de pokebolas possa cobrar. Sei lá, um npc em vez de cobrar 200$ pra fazer uma pokebola com elas, cobraria 300$, enquanto um player só cobraria 250. (só pra forçar interação entre os jogadores mesmo).

Sobre o guardião da aura, essa é uma puta sub-classe querida minha, tocar nela é algo delicado no meu coração nao mecanicamente, mas narrativamente/emocionalmente. Eu vejo muitas possibilidades nela, mas despertar a aura em um pokemon nunca foi algo que eu visionei nela, é util mas a aura pra mim sempre foi algo mais suporte que agressiva como tá agora, se passasse por minhas mãos essa mecânica seria retirada e eu passaria a buffar as time flowers, dar mais itens dela por exemplo, você coletar fragmentos dela pra levar na arvore principal da historia e ganhar algo maior em troca, algo mais "acumulativo" pra se recolher depois, quem sabe ser capaz de abrir a time flower de novo depois de x eventos e vir algo diferente, por exemplo, abro a primeira vez e sou levado até um item random, porem na segunda vez eu não conseguiria mais pegar um item, e viria um pokemon para lutar, na terceira viria um npc para lutar, poderia ser aleatório qual dessas três opções venham, e então colocasse um cooldown de 10 ou 20 eventos para usar um time flower de novo, como se tivesse esgotado a stamina/aura do jogador temporariamente ao interagir tanto com a time flower.

Sobre as outras sub-classes e profissões, gente, eu nao sei, elas parecem tão OK pra mim que eu nao removeria ou deixaria todo mundo ter todas, elas funcionam como um aspecto individual de cada e tá até bem assim, faz um combo bom com as classes, mesmo. Ja conseguimos ter 2 delas com provas de valor, 3 se juntarmos 10k de pps, que sinceramente eu acho um investimento muito serio.

Então como um resumo dessa parte: Eu não tocaria em nada se possivel, funcionam bem individualmente e podem ser usadas para combar com as mecanicas ou narrativas da classe principal, eu só mudaria guardião da aura, mas ai não é comigo e eu não vou mexer no que já se está "aceitável", e talvez criador de berry e apricorn se for necessario tocar nelas duas.

Cara, depois de tipo 4 horas escrevendo isso, apagando, repensando, escrevendo de novo, desculpem os erros de portugues e caso alguem nao entenda alguma parte, me desculpe de novo, eu realmente só consigo escrever oque eu penso sobre um assunto quando meu cerebro está nas ultimas. Mas no fim, se for pra deixar todo mundo ter acesso a tudo, nao deixem, se forem, deixem só os key itens secundários (que não forem da classe principal) no nivel mais basico possivel. Não deixem as mecanicas unicas das classes em sí que nao precisem dos key items serem usadas de forma livre. Assim acredito que não causaria uma dor de cabeça no fim.

Ah, mals pela a parede de texto, mas obrigado por ler até aqui. Flw o/



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Re: [Sugestão Doida] Classe Única - Publicado