Bulba RPG
Bem-vindo! Para ter acesso completo ao conteúdo do fórum deve fazer Login ou Registar-se
Bulba RPG
Fórum Roleplay de Pokémon
Passaram-se apenas dois meses desde a neutralização das maiores empresas criminosas. O mundo respirava de alívio novamente desde o Grande Cataclisma mas muitos começavam já a procurar pelo pior.O universo trabalha em padrões e nunca estes pardos foram tão nítidos como desde o Grande Cataclisma. Para cada momento de paz surge sempre um momento de caos.
estação
Primavera

[Developer's Talk] A Génese de Pokegea

Ir em baixo

[Developer's Talk] A Génese de Pokegea — Postado em Ter Nov 07, 2017 10:49 pm

Developer's Talk
A Génese de Pokegea

Ola a todos. Começo por dizer que ja tinha saudades de fazer estes tópicos. Nao sei quanto a voces mas eu adoro escrever os Developer's Talk porque acho que cria uma transparência enorme entre o RPG e os membros algo que é muito raro de se ver atualmente.

Abrimos este Developer's Talk com o tema mais importante deste ano: Pokegea e o Grande Catalisma. Alguns se calhar pensaram que este era um tópico a falar da Independência ganha no Forum mas não :D

Então, porque é que foi necessário criar Pokegea?
O antigo mapa - com todas as regiões e lugares extra - possui dois problemas: um mapa demasiado extenso e pouca interacção e impacto entre membros.

= Mapa Extenso =
Publicitarmos o nosso fórum como "o único que tem todas as regiões" era bastante legal e muito convidativo, porém na pratica era um caos.
Não sei se vocês tem noção do qual trabalhoso era as vezes colocar um pokemon novo na route. Colocar um singelo Pokemon era uma dor de cabeça pois era sempre necessário garantir que a colocação do Pokemon era a ideal, que não ia ofuscar outra route nessa região ou pior, afectar routes noutra região. E quem diz um dia dez Pokemons. E quem diz Pokemons diz NPCs... E items... E obstáculos... And so on and so on...

Foi por causa da complexidade de atualizar as coisas que decidimos fazer o Grande Cataclisma com o objectivo de simplificar o mapa e também de tratamos de outros bonus.

= Interacção entre os Membros =
Outro problema no antigo mapa era que não havia interacção entre os membros e isso era bem visível principalmente nas conquistas as cidades. Porque é que alguém que esta em Kanto se iria preocupar com o que estava a acontecer em Johto? Se calhar nunca na sua vida de RPG iriam para aquela região, portanto para muitos membros o local ate podia desaparecer que o impacto seria o mesmo.
O mapa era tão grande que mesmo que tivesse havido alguma conquista de cidade, mesmo que o membro tivesse na região em questão, poderia facilmente contornar a cidade como se nada fosse.
E sejamos sinceros, a interação das Personagens em On-Topic é bastante limitada, tivesse o forum sete regiões ou apenas duas Cidades unidas por uma Route. Muitos membros não querem interagir com outros membros, portanto não os vamos ajudar criando centenas e centenas de Routes.

= A Ideologia de PokeGea e Alola =

Comecemos pelo simples: Alola
Porque é que esta região foi a única a resistir ao Cataclisma? Dois motivos: era a mais recente e menos explorada e também a mais diferente em comparação com as outras.
Não valia a pena apagarmos Alola do novo mapa e agrupa-la a Pokegea também não pareceu ser a melhor ideia. Afinal como iríamos colocar vulcões ou ilhas perdidas no novo mapa? Iriamos colocar tudo espalhado pela linha costeira? Não, demasiado trabalho e desorganizado.
Decidimos deixá-la como esta actualmente, apenas com alguns "abanões" para se ver algum impacto.

Pokegea por sua vez é outra historia. Queríamos fazer um mapa que não só aguentasse ate aos fins dos tempos mas também que fosse flexível. E é ai que entra o Grande Cataclisma. Actualmente a realidade do RPG esta estável porém a qualquer altura pode acontecer alguma desgraça, algum "flash de luz" e o mapa mudar. Estas alterações mais livres permitem nos alterar o mapa como for necessário e ficamos longe do estático.
O grande objectivo do novo mapa era quebrar o clichê de "route 1 vai ter Pidgeys, Rattatas e Sentrets porque é assim em todo o lado e em todos os outros RPGs". Certo que vai haver estes pokemons nessas routes mas se calhar vai haver outros diferenciais que vão dar um outro charme as routes.
Outro grande ponto era usarmos a fluidez que o evento nos deu. Agora se for preciso podemos trocar de Gym Leaders de uma cidade sem que haja problema. Podemos colocar outros NPCs fora do seu ambiente normal e dar lhes uma nova vida. Vamos deixar de ver os Gym Leaders apenas nos edifícios, como se decoração se tratassem. Com sorte irão dar de caras com Brock a fazer uma exploração no Mt. Moon ou Misty a ensinar alguem a pescar numa cidade inicial.

= Demasiadas coisas em atraso =
Na construção de uma casa as vezes é mais fácil demolir e reconstruir que ir arranjando. Este era o caso do Bulba. Era mais fácil começar do zero que estar a tratar de um assunto de cada vez. Como um tira de depilação, era preciso haver aquele puxão inicial e doloroso para ter uma perna sem pelos. Acho que já perceberam as metáforas por este andar. Era preciso mandar tudo há merda e começar de raiz.
E assim foi. Após pensarmos no mapa e mais ou menos no layout das routes e cidades começamos a pensar no que estava em atraso no RPG. O mais grave eram as Classes Ranger e Purificador que já estavam há anos nas sugestões mas nunca foram colocadas porque era preciso mexer em muitas routes e NPC's
Com as re-escrita dos locais era só acrescentar mais umas linhas e voi lá, uma route pronta.
O primeiro mês foi muito difícil principalmente a encontrar o layout correto do mapa mas felizmente chegou se a um consenso. Havia apenas um conceito básico: usar as cidades e locais dos jogos como uma "mega fusão". Criar uma realidade completamente nova apesar de tentadora era desnecessário tendo em conta o vasto mundo de Pokémon.

Para terem uma noção o novo mapa começou com esta base, num dia mais calmo no meu trabalho

1º Mapa
Spoiler:

A ideia era "simples", criar um mapa circular no qual o membro podia começar numa de cinco cidades bem distintas e depois fazer o seu caminho e percurso. As routes teriam niveis de acordo com alguma mecanica externa como os niveis dos seus Pokémos, Provas de Valor, etc.

2º Mapa
Entretanto pensou-se em colocar esta base num mapa e tentar mapear algo:
Spoiler:


Porem começamos a notar que o mapa não parecia muito magnânimo e ate era bem "básico". Notamos também que era praticamente impossivel expandir o mapa depois caso fosse necessário. Estavamos a confuninarmos-nos muito aquele pequeno pentagono.  Podem notar que a ilha de Alola (Melemele) ia ser um dos pontos Iniciais, mas rapidamente percebemos que para tal teríamos de mudar tanto a ilha de Alola que ela deixaria de ser reconhecida.
Foi nesta altura que percebemos que de facto estar a tentar mexer em Alola não valia a pena, e o ideal seria mante-la longe do "mega continente".

3º Mapa
Spoiler:

Começamos a moldar o continente, a parti-lo e desfragmenta-lo. Colocamos Alola num dos cantos do mapa para também termos uma noção de tamanho. Podem notar que o centro do Mapa (onde está aquela "piramide") se encontra Lumiose.

Entretanto - e antes de ser "descartado" - o mapa ficou assim:
Spoiler:

Mais polido, com alguns pontos base guia de cidades e locais. Mas ainda estava muito basico.

4º Mapa
Spoiler:

Reformulamos o mapa e expandimo-lo. Dividimo-lo em cinco zonas mais distintas e começamos a trabalhar nele.
Rapidamente ele se tornou isto:

Spoiler:

As cinco zonas iriam ser como uma mini região, ou seja: Kanto/Johto (Kahto), Hoenn, Sinnoh, Unova e Kalos. Decidimos colocar Novus City bem no centro do mapa, servindo de "base central".

Mas começamos a perceber que apesar da ideia ser boa em termos de logística, de colocar alguma "ordem" nas rotes seria mais difícil Afinal ainda estávamos pensando em que o membro tivesse total controlo sob o seu percurso, podendo enfrentar qualquer Gym pela ordem que quisesse.
E isso era muito bonito no papel. Na pratica nem tanto. Começamos a pensar o quão caotico seria para um novo membro ver NPCs que tinham pokemons de lvl 5 a lvl 50 ou mais altos. E como seria dificil manter tudo isso organiado. Mesmo com um sistema mais rigido, as actualizações nas routes e de eventos seria dificil.
Para piorar a situação estavamos a ficar com pouco espaço para colocar todas as cidades e pontos interessantes no mapa, o que rapidamente levou este mapa a ser descartado.

5º Mapa
Spoiler:

O quinto e penultimo protótipo de mapa.  Quero esclarecer que desde o 1º Mapa até este passaram-se pelo menos uma semana, basicamente todos os dias era um enorme brainstorm que depois era destruido no dia seguinte.
Desta vez eu rabisquei uma forma que me pareceu natural para um mapa. Coloquei alguns pontos chave no mapa, para o identificar e comecei a mapear. Decidimos tornar o mapa mais "linear" mas dar várias routes possíveis ao membro. Assim dávamos a falsa sensação de liberdade semelhante a alguns jogos como Johto e Unova.
Mesmo assim o mapa parecia feio. Faltava algo. Um pouco de simetria.

Mapa Final
Spoiler:

O - agora considerado - Mapa Final. Começou aqui, depois de muito esforço finalmente surgia. Começamos por colocar não uma cidade inicial mas três, no qual a cidade "central" seria mais complexa e exigiria o membro fazer mais eventos nela, antes de poder sair. Em contraste as outras duas cidades (nas extermidades) iriam ter o tipico percurso em routes. Expandimos para cima e começamos a colocar cidades especiais, onde estariam os Elite. Essa ideia manteve-se bem fixa na nossa cabeça.
Fomos modificando mais e mais e acrescentar coisas e o resultado foi este:

Spoiler:

Colocamos Sootopolis no centro do mapa e revertemos a ideia de 3 cidades Iniciais. Simplificar o inicio para que tanto membros experientes como principiantes tivessem a mesma experiência inicial. E fazer a escolha simples de esquerda ou direita parecia bem legal.
Mas queriamos mais e expandimos mais o mapa. Aperfeiçoamos conceitos de Gyms, Zonas de percurso e tudo mais. Queriamos que todas as routes fossem diferentes, mas justas evitando ao máximo haver percursos mais simples que os outros.

Spoiler:

Mapeamos mais um pouco, criamos routes e cidades e percebi que... estava feio. A falta de equilibrio no mapa me incomodava. Foi sensivelmente nesta altura que o Grande Cataclisma começou, portanto começamos a ficar com o tempo apertado. Era preciso simplificar e seguir em frente!

Spoiler:

Simetria temporaria. Pode parecer parvo mas a simetria de um mapa ajudou que este projeto seguisse em frente a galope. Tudo começou a fluir, tudo era mais simples e pratico. Se colocavamos A num sitio, a sua contraparte iria ficar sensivelmente na mesma zona. As dores de cabeça acabaram e tudo fluia. Era hora de começar a criar routes, dar-lhes identidade e quebrar um pouco a simetria total!

O mapa final final....
Spoiler:

Partimos a peninsula lá em cima, simplificamos o mapa, mapeamos tudo, começamos a escrever.  Foi um processo moroso mas o mais crucial - o mapa fisicamente - estava feito. Um grande e caotico mapa que no meio disso tudo tinha uma harmonia e simetria muito bem feita.

E bem, para já acho que é tudo. Adorei escrever estas minhas memorias deste projeto e recordar as boas memorias e as más dores de cabeça desde a ideia inicial até aqui.
Deixem aqui as vossas questões que serão respondidas neste tópico ou abordadas num próximo Developer's Talk.

E se quiserem podem surgir novas ideias para Developer's Talk :D  Estou ficando sem ideias haha.
L Mars
Fundador
avatar
Fundador

Tamer Dark
Sem Profissão
Sem Fação
Mensagens : 15491
PokePontos : 5141
Extras : O Acordar de Darkrai
Berry Fields
Loja
[Sorteios]
Rota Atual : Chp. XI - Ecruteak City



Ver perfil do usuário http://bulbarpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Developer's Talk] A Génese de Pokegea — Postado em Ter Nov 07, 2017 11:19 pm

Cheguei tarde e não pude contemplar o início de tudo isso, mas bem, o resultado final me agradou muito. Achei bacana o modo como você soube dar esse "reset" conciliando uma lógica interpretativa que influenciasse positivamente ao RPG. Pode-se dizer que o mapa continua extenso(Não tanto quanto seriam se fosse dividido em regiões), mas há muito o que se explorar e espero que em cada canto haja um contexto singular, que não sejam pontos, rotas ou cidades que compõem meramente um cenário; está na hora de haver um fundo conceitual nesses materiais ai, e mesmo que seja um processo longo, penso que é melhor fazer algo devagar e com qualidade, do que as pressas e sem sentido algum, concorda? Ademais, Alola necessita de um carinho especial e acredito que há membros na Staff que poderiam pegar toda a súbita energia para criar coisas e empregar na construção de Alola, seria de muita ajuda. É uma região recente e como não foi afetada pelo Grande Cataclisma, é fácil compor os locais com o material presente na Bulbapedia e assim, tentando investir na questão conceitual também para que tudo fique linear.
Bacco
Admn Hounch
avatar
Admn Hounch

Lutador
Polícia
Mensagens : 1415
PokePontos : 1345
Extras : [Sorteios]


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Developer's Talk] A Génese de Pokegea — Postado em Ter Nov 07, 2017 11:33 pm

E assim nasce Pokégea, a melhor e talvez a mais criativa "Pangeia" de todas. XD Parabéns pelo trabalho, a história da criação do Mapa ficou magnífica e que venha 2018! Com muitos eventos, novidades!
Freya
Admn Purif
avatar
Admn Purif

Curador
Elemn. Aero
Mensagens : 2923
PokePontos : 2024
Extras : Ficha
Box
Diário Mestre
Rota Atual
Sorteios
Templates
[Clã] Filoven

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Developer's Talk] A Génese de Pokegea — Postado em Qua Nov 08, 2017 12:21 am

Conheci o projeto quando ele já estava na quinta fase, onde Mars me obrigou em cadeira elétrica pra não contar o povo daquelas ideias, haha. Brincadeiras a parte, gostei que foi colocado Novus no lugar de Sootopolis, visto que é uma mini Lumiose e senão um centro urbano mais dinâmico e de fácil acesso. Confesso que essa ideia seria MUITO melhor se fosse pensada desde o início do RPG, pois essa interação entre os membros é bastante necessária para o crescimento de um fórum e como disse, naquele formato isso não era possível. Uma região compacta, mesmo que fosse grande dessa maneira, abre uma árvore de possibilidades para a jornada. Podem perceber que cada um, começando em ambos os lados (este ou oeste), uma hora podem 'perder-se' e parar no lado oposto, ou fazer alguns círculos em busca de Pokémon x que aparece em um lugar longínquo. Espero que eu e mais outras pessoas consigam prosperar e dar nome a esse criativo mapa. Arriba gays
Orochi
Purificador
avatar
Purificador

Evoluidor
Elemn. Aero
Mensagens : 2761
PokePontos : 2476
Trocas : Loja em Novus
Extras : Sorteios
Pers. Secundárias : P.S.
Rota Atual : Route 509


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Developer's Talk] A Génese de Pokegea — Postado

Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum