Bulba RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bulba
Rpg
Tenha um Feliz 2024!
Últimos assuntos
[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyHoje à(s) 15:59 por Amorina

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyHoje à(s) 15:56 por PokéDados

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyHoje à(s) 12:20 por Amorina

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyOntem à(s) 21:33 por Trizzzmegisto

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyOntem à(s) 20:56 por PokéDados

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyOntem à(s) 20:14 por Trizzzmegisto

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyOntem à(s) 19:25 por Trizzzmegisto

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyOntem à(s) 18:38 por Trizzzmegisto

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyOntem à(s) 17:26 por Trizzzmegisto

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyOntem à(s) 14:49 por Ártemis

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyTer 30 Abr 2024, 23:09 por Touko

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyTer 30 Abr 2024, 22:30 por PokéDados

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyTer 30 Abr 2024, 22:17 por PokéDados

[Developers Talk] Decisões Difíceis EmptyTer 30 Abr 2024, 21:49 por Amorina


[Developers Talk] Decisões Difíceis[Developers Talk] Decisões Difíceis
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
L Mars
L Mars
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town

[Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Ter 09 maio 2023, 10:43

Developer's Talk
Decisões Difíceis

Dois anos... dois anos sem um Developers Talk do Mars, e este é o primeiro que honestamente eu não queria pensar, quanto mais escrever.
Este Developers Talk é, acima de tudo, uma carta aberta aos membros que têm acompanhado o Bulba seja nas ultimas semanas ou nos últimos anos, e também serve como espaço seguro e sem julgamento de valor para qualquer opinião que queiram dar, principalmente do atual estado do Bulba.

Mas, como dizia o Jack o Estripador, vamos por partes...

__________O estado atual do Fórum__________
Bem, a verdade é que o Forum está "calminho" estes últimos meses, principalmente a partir de Fevereiro, e o que para muitos é um choque, para mim ja é algo bastante normal, principalmente nesta altura do ano. O forum funciona em picos de atividade e, por norma, os primeiros meses do ano, é quando os picos de inatividade surgem mais: os membros focam-se noutros objetivos, ficam burned out por n motivos ou simplesmente fazem uma pausa. Adicionalmente temos toda a componente de escola/ universidade e vida adulta.

Porém eu acho que o Forum está num muito bom caminho em termos de RPG e acredito que mais uns tempinhos e tudo esteja a bombar como antes, ou se não tiver, não tem problema algum: poucos mas bons como qualquer mesa de RPG ^^
Sobre o forum eu estou muito orgulhoso do percurso que fizemos desde que a versão 3.0 começou. Fomos testando, explorando, dando mais e mais abertura aos membros e temos sido recompensados com ideias e histórias legais. Sim por vezes surgem algumas coisas mais "toxicas" mas que são corrigidas assim que possivel sempre em prol da diversão dos membros. Porém, se tudo fosse um mar de flores este Developers Talk não seria tão difícil de escrever...

__________O fator "Fação"__________
Não é mentira nenhuma que as Fações são algo que não está esquecido mas acaba por estar no fundo da "lista". Policia, Criminoso, Elementalista e Religiosos são, neste momento, ou Memes ou escolhas obrigatórias no RPG, e não é isso que se quer.
O objetivo principal das Fações sempre foi o de criar uma mini "guerra" entre os membros, uma maneira de, apesar do conteudo da historia, poder unir varios membros sobre o mesmo "teto" e objetivo. Porém devido a falta de tempo/ recursos e algumas decisões as Fações ganharam vida propria, de uma maneira nada saudável para o RPG.

__________Narrativo e Mecânico__________
É neste ponto que eu tenho de parar um pouco e explicar a diferença entre "Narrativo" e "Mecânico".
Vamos tomar por exemplo qualquer Pokémon Voador, de porte grande o suficiente para levar uma pessoa. Narrativamente ele poderia ser usado para voar de um local para o outro, mas mecanicamente isso nao é permitido. Não tem de ter um motivo válido a não ser para a "saúde" do RPG, por muito legal que narrativamente possa ser.
Acabou por acontecer isso com as Fações, principalmente com as Benções dos Religiosos.
Narrativamente as benções são fascinantes e super interessantes, principalmente num ponto de vista de escrita. Porém quase todas possuem um defeito mecanicamente. Poder "puxar" um pokémon adversário para o campo é fantastico e traz aquela vibe de "mauzão", porém o que poderia ser só uma pequena vantagem pode-se transformar num instante uma Win Condition sem consequência.
O mesmo se aplica por exemplo aos feitiços de Bruxo: narrativamente todos os feitiços são legais e dão uma vibe bem mística ao RPG, porém mecanicamente algumas coisas existentes podem "sufocar" estrategias dos jogos ou anular por completo qualquer limitação do Pokémon.
E acreditem, separar e avaliar corretamente o Narrativo e o Mecânico não é facil, principalmente quando no RPG tudo é válido, com a narrativa certa. Afinal de contas temos personagens que são feitas de sonhos, zombies ou seres que vieram de outras dimensões.

__________Os Religiosos__________
Pegando no gancho do Narrativo/ Mecânico surgem os Religiosos. Atualmente a Fação mais utilizada e com claros motivos para o ser: só lucro, zero consequência e zero trabalho. Para que ser Policia/Criminoso e ter de fazer Missões, ou Elementalista e ter de ficar limitado, quando sendo Religioso, não faço nada "extra" e ainda lucro imensamente com isso?
Vimos o uso e sobreuso dos Religiosos no Torneio, sendo usados não como plot narrativo mas como arma de guerra nuclear. O Torneio veio ajudar-nos (Administração e principalmente eu) a ver os sistemas em pratica num ambiente "fechado". O Torneio, com esse propósito, foi um sucesso!
Percebemos que muita coisa tinha de ser ajustada para ser saudável para o RPG e passamos os últimos meses a analisar, construir, destruir, reconstruir e a analisar tudo novamente,

__________O que esta a ser Pensado__________
"Ah mas Mars, não está dizendo nada de novo..." É, eu sei. Estava apenas escrevendo e escrevendo para assentar as ideias. Alias, no fim irei reler tudo e muito texto será apagado, portanto esta versão é a mais "curta", agradeça...

O que está a ser pensado é uma das decisões mais difíceis que tomei nos ultimos tempos, principalmente se contabilizando Inversor. Não é que seja 1 unica decisão dificil, mas sim várias pequenas decisões que vão mexer com o RPG de uma forma que eu espero, seja saudável, apesar de provavelmente não bem recebidas.

__________Elementalistas__________
Então, comecemos com a Bomba: Elementalistas vão deixar de existir.
Esta decisão não é facil de ser tomada, principalmente porque tanto eu como o Aqua somos Elementalistas e até o Arcenio já o foi. De facto, narrativamente, o plot de Elementalista é legal, bem "avatar" num mundo de Pokémon, mas em termos práticos é algo "nicho" que consome muita energia, tempo e "espaço". Como cada Elementalista tem direito a 4 Types e cada facção tem 4 Locais "Type", existem certas coisas que não poderiamos colocar no mapa porque iria tirar destaque aos elementalistas. Por exemplo, nunca poderia existir uma "Ilha de Dragões" aberta a qualquer um e de facil acesso, sem que isso fosse um nerf indireto a Elementalista.
Para além do mais Elementalista sempre foi algo escolhido por uma minoria do RPG, e se tivemos 3 Elementalistas ativos ao mesmo tempo foi muito.
Sim nos ultimos anos temos apostado mais e mais na temática e bonus, mas no fim do dia, para alem de ser algo que foge a "Pokémon" e por isso menos escolhido, acaba por roubar muitos recursos ao RPG.
A ideia de um Elementalista poderá continuar a existir no RPG, porém apenas numa vertente estritamente narrativa.

__________O Novo Foco__________
O novo foco das Facções vai ser então o conflito direto entre:
-- Policias
-- Criminosos
-- Religioso Alpha
-- Naturista
-- Religioso Omega

Em vez de 9 "grupos" passamos para 5 numa tentativa de criar mais engajamento. Além disso todos irão competir para o mesmo "Top". Ou seja, Policia não irá competir apenas com Criminoso, mas sim com os restantes, pelo titulo de "melhor facção".
O Top ditará não só as recompensas mensais como a possibilidade de aceder a certas Missões, NPCs e até Lojas próprias.
Todos lutando contra todos de forma mais direta e dinâmica, tentando influenciar à sua maneira o mundo RPG.
Cada Fação terá a sua própria "Faction Coin" que ganhará mensalmente e em algumas Quests e Eventos e com ela poderão comprar items proprios, bônus e até quem sabe Pokémons.
O objetivo principal é que o conflito seja mais interessante com o que foi mostrado nos jogos/ anime mas também trazer movimento.

__________O Elefante na Sala: As Benções__________
Não é surpresa nenhuma que as Benções são algo que simplesmente quebraram o sistema de Facção, explicado já indiretamente lá em cima no texto.
A nossa ideia é um ajuste total nas Benções, porém tentando preservar a sua ideia de "fantasia religiosa" na qual o membro pede ajuda a um Lendario como se fosse um ser Divino.
Para tal uma das alterações importantes é: não poderão ser usadas em combate OU pelo menos irão gastar turno como se fosse um ataque.  A mecanica de usar Benção + Ataque era muito quebrada.
Adicionalmente a ideia atual que temos é de simplificar as Benções e deixar que o membro "compre" na loja as benções (de uso unico) com as suas Faction Coins. Ou seja, se um Religioso quer andar a fazer milagres na rua, vai ter que se esforçar para isso no seu RPG, em vez de simplesmente andar a colecionar Ethos.
É menos um contador e uma maneira de "controlar" o uso das Benções, visto que serão, de certa forma, finitas.
Ou seja, iremos tratar as Benções mais como "Items" e menos como coisas mágicas.
Mas fiquem descansados que Policia e Criminoso também receberá algo semelhante: alguns items que podem ajudar a completar missões, capturar pokémons e tudo mais.

Narrativa e mecanicamente, o membro terá de escolher entre o lado da Ciencia ou do Misticismo, ou nenhum, e manter-se afastado dessas guerrinhas.

__________O Dominio e Conquista... ou falta dela...__________
Outro ponto que dava identidade às Fações era a possibilidade de conquistar e dominar locais. Apesar desta ideia não estar fora da mesa, vai ficar congelada mais uns tempos, pelo menos até a mecânica base das Fações estar testada e a funcionar corretamente.

"Ah Mars velho, porque não coloca isso nas Guilds também?", bem a resposta simples e direta é: porque é um enorme risco e infelizmente provaram isso recentemente. A ideia de os membros fazerem organizações é algo que por mim tem todo o apoio, mas deixar 1 Organização/ Grupo de Membros conquistar uma cidade/ Local pode ser uma enorme dor de cabeça e muito toxico para o RPG.
Não só cria uma sensção de Inercia após conquista como faz aquele lema de "Os Ricos cada vez mais Ricos e os Pobres cada vez mais Pobres".  O que iria acontecer (e é o que aconteceu basicamente) é que 1 Organização iria simplesmente "absorver/ recrutar" todos os membros, não havendo rivalidade ou competição. E isso não é saudavel.

Então, atualmente estamos estudando não uma "Conquista" mas sim umas "Influência". Ou seja, as Fações (e futuramente as Organizações dos Membros) poderiam ter chance de colocar diretamente NPCs, Quests, Missões alusivas ao seu objetivo.
Imaginem por exemplo, que a Team Imperium conseguia entrar no Sistema de Administração de Santalune City e eis que começavam a surgir algumas missões clandestinas extra para captura de Pokémons Insectos, um desconto enorme no Bug Café, concursos ilegais de Captura, etc
Porém a Policia (ou até um Religioso) poderia fazer contra-missões para ou desfazer esses feitos OU acrescentar missões e outros bonus para a sua Facção.
Ou seja: quanto mais a facção investisse a sua atenção num local, mais "bonus" ganhariam: bonus locais ou globais dependendo do esforço.

Esta visão de "Influencia" em vez de "Conquista" tem duas enormes vantagens: cria movimento, porque sempre existirá algo extra para se fazer e cria conflito, porque se uma Facção cresce as outras irão perder diretamente bônus e recompensas.

__________Decisão Dificil, parte 2: a "Essência Pokémon"__________
Fugindo ao tema Fação, este é um segundo ponto dificil e bastante delicado.
Ultimamente temos apostado na "simplificação": seja ela em termos de organização (Fichas Pokémon) seja ela "limpando/ apagando" mini regras que ficavam escondidas ou esquecidas, numa tentativa de ser mais fácil a abordagem do RPG principalmente em termos de gameplay.

Porem, uma opinião recorrente é que o Bulba tem falta da "Essencia Pokémon", que por vezes mais parece um RPG medieval ou fantasia que outra coisa e em parte eu concordo, principalmente com os dois "elefantes" na sala: as Profissões de Bruxo e Shaman

São profissões legais num contexto de RPG? Sim são, obviamente.
São profissões que se assemelham a alguma coisa Pokémon? Não, infelizmente.

Existe em todo o anime apenas 1 Personagem "com poderes mágicos", mas o argumento que Pokemon e Magia estão de mãos dadas não é forte o suficiente.
Por um lado tirar Bruxo e Shaman seria o mais "simples", porém não o mais correto atualmente.

Os Feitiços e os Totems tornaram-se algo interessante no ponto de vista narrativo mas nem sempre saudável no ponto de vista mecanico. Bruxo tornou-se essencialmente um "muda de habilidade" os Pokémons e Shaman... bem Shaman fica um pouco esquecido sempre.

Uma das ideias seria apagar as duas profissões e deixar apenas a vertente narrativa. Também existe a sugestão de juntar ambas as profissões (que partilham a mesma base) e rever e simplificar e deixar apenas algumas coisas mais "narrativas" para a profissão, porém isso não resolveria o problema na integra.

É neste ponto que a vossa opinião também é crucial: sentem que o Bulba poderia ganhar em perder alguns elementos "extra-Pokémon"? Relembrando que se tudo correr como planeado Elementalista (ou seja a ideia do anime Avatar) será retirado e provavelmente Bruxo e Shaman?
Não sei ainda... são decisões que causam um impacto grande em alguns membros e outros que não irão sentir diferença alguma...

__________Ultimo Ponto: Energia__________
Para finalizar e apenas para reforçar: nada do que está aqui escrito é uma decisão final e fechada. Todos os dias estamos estudando ideias e sugestões e vendo o que é melhor, por vezes tendo que fazer sacrificios grandes em prol do futuro. Quanto mais "simplificamos" mais recursos ganhamos para investir em Mapa, Eventos e Narrações.
Este ano era o ano de apostar na trama do RPG e mapa: conseguir acompanhar os membros na sua trama e em vez disso estamos revendo a ultima peça do puzzle de Mecanicas do RPG.
Sim estamos quase lapidados em termos de Sistemas MAS ainda falta este ultimo ponto...

E com isso, peço, do fundo do coração, obrigado a quem leu e se quiserem, que deixem a vossa sincera e genuina opinião, por mais que possa parecer bruta ou má. Se for dita de forma honesta e genuina, é dita com intenção de melhoria :D


Última edição por Rotomdex em Sáb 22 Jul 2023, 07:57, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Rotomdex)


[Developers Talk] Decisões Difíceis PZHLbFw
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Gallade
Armarouge
Indeedee
Gardevoir
Espeon
Slowking
Magnata Naturista Mensagens : 2662
PokePontos : 1711
Extras : Sorteios
Ayato
Ayato
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Gallade
Armarouge
Indeedee
Gardevoir
Espeon
Slowking
Magnata Naturista Mensagens : 2662
PokePontos : 1711
Extras : Sorteios
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Gallade
Armarouge
Indeedee
Gardevoir
Espeon
Slowking
Magnata Naturista Mensagens : 2662
PokePontos : 1711
Extras : Sorteios

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Ter 09 maio 2023, 15:29

Acho legal que algumas coisas excessivas estão sendo retiradas, isso porque torna o rpg de mais fácil entendimento e pra staff provavelmente de mais fácil manutenção, acredito que neste momento menos seja mais. Mas eu queria comentar também que acho que não era necessário esperar o torneio passar para ser capaz de enxergar e decidir mudar certas coisas. Vou dar o exemplo do quanto eu mencionei e até falei diretamente pra admin que o feitiço Corpus Mutem: Truant e que isso viria a ser um problema no torneio, ou o quanto outras pessoas já fizeram suas previsões sobre o torneio e o porque, isso desde antes dele começar. A questão das bençãos está sendo falada a muito tempo. Arcenio e Forseti são bons de previsão quando algo está roubado demais. Eu acho que esperar o torneio acontecer e acabar pra só depois disso fazer essas mudanças é o mesmo que entregar uma vitória quase que indevida se alguém faz uso dessas coisas.

Sobre os Elementalistas: Acho que a ideia criava um certo distanciamento com o universo de Pokémon, e eu concordo que era algo que estava sobrando, visto que a limitação se assemelha um pouco com a dos Tamers, acho que a remoção pode ser algo bom.

Sobre o Novo Foco: Acho que poderia excluir mais alguma dessas facções religiosas para tornar o numero menor. Uma competição entre 5 facções ainda é complicado porque ainda há chances de alguém ficar sobrando, e nesse caso o que provavelmente seriam os Oradores Alfa e Omega. Minha singela sugestão seria tirar os Naturistas e diluir tudo nos Omegas e Alfas ou transformar Naturista, e Oradores em uma única Facção, a de Religioso.

Sobre as Guilds e etc, eu acho que limitar o numero de players pode ser algo bom para evitar o monopólio, mas essa questão de guilda, facções e conquistas ainda parece algo difícil de misturar, já que uma guilda poderia ter membros de diferentes facções.

Sobre a Essência Pokémon, eu acho que sim, sinto falta da essência Pokémon também e desde que entrei no forum eu senti que Bruxos e Shamans se destoavam muito desse universo, e ainda acho que Bruxos, Shamans e Religiosos parecem algo difícil de se misturar numa questão de enredo e coerência. Mas acho que o maior dos problemas nessas duas profissões eram o falto delas parecerem muito mais voltadas a batalhas, e por conta disso criava a possibilidade de criar um personagem com sub classe e profissões voltadas pra batalha, somado as bênçãos, o que acaba criando um monstro que a gente é capaz de ver nos torneios, já que tudo que ela pode ter é favorável a ela nas batalhas de forma direta.

Minha opinião é que tirar Bruxo e Shaman pode ser algo muito bom, principalmente pra trazer mais do elemento universo Pokémon, e talvez diluir alguns de seus conteúdos em outras profissões ou sub classes mais esquecidas como Criador de Pokéball e Cuidador. Até porque, Bruxo (e Shaman) é a profissão mais popular do RPG, mas nunca foi tratado como profissão, sempre foi algo mais em prol do próprio beneficio como as sub classes. E nisso também reforço que neste momento, acho que menos é mais, e que reduzir o que ta em excesso pode poupar energia da staff e de novos membros que estão se inteirando ao rpg.
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
[Developers Talk] Decisões Difíceis 197
[Developers Talk] Decisões Difíceis 196
[Developers Talk] Decisões Difíceis 700
[Developers Talk] Decisões Difíceis 134
[Developers Talk] Decisões Difíceis 135
[Developers Talk] Decisões Difíceis 136
Guardião Polícia Mensagens : 4500
PokePontos : 6911
Extras : ★ Starlight Store ★
Pers. Secundárias : ★ Aqui ★
Ártemis
Ártemis
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
[Developers Talk] Decisões Difíceis 197
[Developers Talk] Decisões Difíceis 196
[Developers Talk] Decisões Difíceis 700
[Developers Talk] Decisões Difíceis 134
[Developers Talk] Decisões Difíceis 135
[Developers Talk] Decisões Difíceis 136
Guardião Polícia Mensagens : 4500
PokePontos : 6911
Extras : ★ Starlight Store ★
Pers. Secundárias : ★ Aqui ★
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
[Developers Talk] Decisões Difíceis 197
[Developers Talk] Decisões Difíceis 196
[Developers Talk] Decisões Difíceis 700
[Developers Talk] Decisões Difíceis 134
[Developers Talk] Decisões Difíceis 135
[Developers Talk] Decisões Difíceis 136
Guardião Polícia Mensagens : 4500
PokePontos : 6911
Extras : ★ Starlight Store ★
Pers. Secundárias : ★ Aqui ★

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Qua 10 maio 2023, 15:53

Lá vamos nós!
Eu acho meio complicado opinar sobre isso tudo, ainda mais que eu estava planejando juntar 10.000 de PokéPontos para pegar Elementalista posteriormente kkkkk, mas vamos lá tentarei ser o mais imparcial possível em relação ao meu apego com as Sub-Classe, Profissões e Facções em questão.

Os Religiosos
''Atualmente a Fação mais utilizada e com claros motivos para o ser: só lucro, zero consequência e zero trabalho. Para que ser Policia/Criminoso e ter de fazer Missões, ou Elementalista e ter de ficar limitado, quando sendo Religioso, não faço nada "extra" e ainda lucro imensamente com isso''

Não sei bem se concordo com isso, começando sobre ''zero trabalho'' isso vai depender muito de quem é o player. Eu vejo jogadores que gostam de escrever e se dedicam nisso, não apenas fazem para farmar. Normalmente esses jogadores escrevem textos longos que pegam mais de 1000 palavras fácil, eu acho que um Ethos é justo visto o trabalho que o mesmo teve. Porém em contra partida existem aqueles que fazem de 300 palavras para baixo, consequentemente menos trabalho e farmando recurso a rodo. Eu tenho certo preconceito com isso em RPG, visto que o principal foco dos RPG é o Role Play, as vezes sinto a ausência disso em muitos e acho que pode acabar criando um ambiente chato e com problemas como o acima.

Sobre o ''não ter de fazer missão ou ficar limitado'' as missões policiais que vi não foram muito complicadas ou extremamente longas, é mais uma quest de NPC que pode ou não ser feita. O mapa é lotado de NPC e as pessoas optam se vão ou não fazer a quest para receber determinado prêmio, é mais uma questão de opção extra do que uma dificuldade. Concordo que a principio os elementalistas ficam bastante ''nerfados'', porém a longo prazo eu acho que a recompensa e a força deles se sobressai até mesmo aos naturistas.

Continuando sobre a missão policial, grande maioria só faz pela recompensa e pouco faz pelo ''ponto'' que aquilo pode dar para facção, aliás não existe competitividade e mesmo se juntasse todas as facções em uma única categoria na minha percepção só vai apagar ainda mais a existência de algumas facções e desiquilibrar completamente o placar, visto que religioso tem como principal mecânica de ganhar pontos a conversão. Me parece bem ''desequilibrado'' policial ganhar ponto com quests que podem ser feitas em menos de 5 AR enquanto um religioso para ter GARANTIDO seus pontos precisa de exatas 60 AR (+2 Pontos Facção).

Solução?
Complicado heim, kkkkk eu não sei se unificar tudo no mesmo rank poderá gerar competitividade, até porque o RPG anda mais competitivo em questão de Clans/Guild do que a questão de Facção. Eu acho a mecânica dos policiais conseguirem pontos através de missões bastante legal, porém meu preconceito com isso é a dependência de NPC's. É uma facção quase que totalmente dependente da existência de NPC's especiais no mapa e isso na minha concepção quebra completamente a dinâmica deles, aliás eles só podem progredir em suas áreas caso tenha uma atualização constante e constantes NPC's/Missões a serem adicionada, isso sem levar em consideração que cada NPC/Missão adicionada também terá de fazer para criminoso...

Eu não acho que também a solução seja deixar tudo no sistema de Ethos (1 Ponto por AR) até porque como dei exemplo lá acima isso de certa forma isso é muito mais aproveitado por alguns do que por outros. Talvez uma mecânica de influência seria a resposta para isso, uma criação de Ranks individuais que motivariam a galera a jogar e a alcançar esses tops, vou dar um exemplo abaixo. Eu joguei bastante jogos competitivos principalmente Pixelmon Em vários servers e todos eles tinham uma mecânica interessante de Top Rank que resetava mensalmente, pode ser interessante incrementar algum sistema semelhante ou parecido por aqui.

Exemplos:

Claro, tudo acima é só um exemplo do que eu joguei em outros locais e acho uma maneira interessante de acrescentar competitividade nas facções, mas é apenas uma viajada minha mas esta tudo ai caso seja de interesse aprimorar/modificar ou até levar em consideração a sugestão viajada.

Elementalistas
Dolorido comentar sobre heim, eu sempre achei uma facção super legal no quesito narrativo e também forte a longo prazo. É bastante triste ver que terá um fim, porém concordo com tudo que foi abordado e realmente as vezes tem dores que temos que passar. Terei de arrumar outro desejo quando chegar a 10.000 de PokéPontos.

O Novo Foco
É aquilo que comentei acima, não vai funcionar muito a maneira diferente de ganhar pontos de facção se unificar tudo, se isso for algo a ser corrigido e todas as facções tiverem uma mesma forma de ganhar pontos, talvez vá ser interessante embora eu ache que ainda falta motivação para competir, aliás não existem muitas vantagens em ser a facção em ascendência visto que não tem muito bônus. Para religioso fazia sentido por conta do desconto em Benção.

As Benções
Acho super equilibrado, inclusive acho que merecia um Buff principalmente a da Meloetta e do Yveltal Brincadeira, não me agrida. Bom, acho que já passou da hora de sofrer Nerf algumas benções, porém admito que tenho medo da facção ficar completamente inútil ou irrelevante dependendo da quantidade de Nerf que vai sofrer. Eu acho que algumas das benções poderia ser retirada logo, é bem difícil de equilibrar (igual as duas citadas acima).

O Dominio e Conquista
Uma mecânica que sempre quis ver mas nunca tive a oportunidade, é uma pena espero que posteriormente volte e venha melhor e com tudo :v

Decisão Dificil, parte 2: a "Essência Pokémon"
Meu coração chega a doer em ver Bruxo juntamente com os Religiosos nesse Developer, mas vamos lá. Eu sinceramente não sei bem oque opinar, eu acho que a essência realmente foge um pouco as vezes mas isso tudo depende de como cada um busca desenvolver seu próprio mundo. Muitas das vezes a temática foge de Pokémon, semelhante ao evento que teve do titã corrompido... Foi uma temática que fugiu até certo ponto porém foi muito bem incrementada e ficou algo interessante.

Agora em quesitos de mecânica, eu realmente fico meio confusa. Eu acho bastante forte mas aqui no Bulba qualquer coisa pode ser forte dependendo da ótica de quem está observando. Eu mesmo não via força no antigo e já extinto Inversor, foi só depois de algum contato com o Sr.Quebrado que eu pude perceber o quão forte aquilo era e o tanto de assustador que podia ser. Sr.Quebrado = @Forseti.

Eu não sou a favor da união dos Shamans e Bruxos, tanto que nessa altura do campeonato creio que todo mundo já tenha definido bem sua narrativa sobre isso e até mesmo alguns contextos passados podem atrapalhar essa transição. Eu acho que poderia ter um Nerf direto na forma que o Magical Fling e o Totem Smash funcionam, assim como também um Nerf em algumas das receitas, porém se caso for ter de optar entre apagar ambas e unificar eu prefiro que sejam apagadas. Certamente não ter mais a profissão vai me impactar bastante, aliás peguei carinho e já tinha criado diversas estratégias com a mesma, porém eu entendo que às vezes sacrifícios devem ser feitos por um bem maior (semelhante ao sacrifício que os elementalistas aparentemente vão ter de fazer).

Considerações Finais:
Desde já peço desculpa pela Biblia e pela viajada que dei em algumas partes kkkk, para mim é um tema bem complicado e deveria render mais alguns meses de discussão (principalmente sobre a parte de unificar as facções em um só rank). Tem algumas coisas que eu acho que não é necessária tanta discussão visto que já é consenso geral que tem de ser feito algo em relação a isso (Benções quebradas). Agradeço a quem teve paciência de ler até aqui e um grande beijo!


Membro da Justicy Society
Uma render para colocar por trás do perfil
Alattí
ìlléos
Dyáskias
Chárysso
Drákvma
Shroomish
Guardião Polícia Mensagens : 2654
PokePontos : 4673
Extras : Sorteios
Dôssie de Viagem
Rota Atual : Jardim Secreto
Heiwas
Heiwas
Membro da Justicy Society
Uma render para colocar por trás do perfil
Alattí
ìlléos
Dyáskias
Chárysso
Drákvma
Shroomish
Guardião Polícia Mensagens : 2654
PokePontos : 4673
Extras : Sorteios
Dôssie de Viagem
Rota Atual : Jardim Secreto
Membro da Justicy Society
Uma render para colocar por trás do perfil
Alattí
ìlléos
Dyáskias
Chárysso
Drákvma
Shroomish
Guardião Polícia Mensagens : 2654
PokePontos : 4673
Extras : Sorteios
Dôssie de Viagem
Rota Atual : Jardim Secreto

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Qua 10 maio 2023, 21:05

Oi Mars e a todos aqueles que estão lendo isso (mal acredito eu mesma que estou escrevendo isso ao invés de tá terminando tcc e estudando para prova k), mas senti falta daqui e hoje, agora, vou falar livremente, pois há muito tempo tenho tido vontade de expor minha opinião sobre isso.

Enfim, como Mars disse muito bem o torneio tornou muito óbvio o que as facções se tornaram e por isso sou grata. Também acho que excluir Elementalista foi o mais acertado. Agora, quanto as Facções, confesso que essa nova informação soou bem atraente para mim. O nerf nos religiosos seria coerente, que eles pudessem comprar as benções como se fossem itens (nesse caso, não iria carecer gastar turno em batalha) ou tornar tudo só narrativo (embora se os criminosos e policiais tivessem itens para usar em batalha o justo seria que os religiosos pudessem fazer também). Criar a rivalidade entre as facções vai ser algo complicado, entretanto, pois nunca foi muito do bulba ser ...assim? Posso estar falando muita besteira agora, mas é o que sinto todos esses anos. As rivalidades sempre surgiram mais por grupos de pessoas do que por facções.

Ainda assim, gostei muito da ideia das facções que dominarem tal cidade colocarem npcs nela, parece algo que impacta diretamente o jogo e é bem coerente. Falando em NPC, acho que os Personagens Secundários deveriam voltar a serem avaliados e aprovados pelos mestres, já que os adms estão sempre muito ocupados com tudo e, de repente, os membros precisam esperar três ou quatro meses pela aprovação de um Personagem Secundário.

Eu estava pensando, agora que temos um sistema de fama mais ativo que antigamente (com vários tipos de fama) talvez os Clãs/ Guildas pudessem trabalhar com fama, acumulando fama através de missões para conseguir certa influência na cidade. Então, poderíamos ter, digamos, uma Facção dominando uma cidade com um Clã com influência sobre ela. Seria competição dupla, digamos rsrs

Quanto a Bruxo e Shaman, eu sinto que o mais certo seria ...excluir? Mas são profissões tão legais que talvez torná-las uma só e nerfar a forma de eles conseguirem as essências para fazer os feitiços (tipo religioso) pudesse ser melhor.


[Developers Talk] Decisões Difíceis Tct11Tl

♫O que estou procurando não é um caminho fácil... Mas sim um jeito de andar pelo difícil♫
♫Pesquisadora ♫Guardião de Aura ♫Polícia ♫Criador de Tm's
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
L Mars
L Mars
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town
Hannibal
Deino
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Nome do pokémon
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem aqui
Sprite de seu pokémon, não deixe sem imagem
Nome do pokémon
Empty Guardião Sem Profissão Mensagens : 25354
PokePontos : 23933
Extras : O Acordar de Darkrai
Nature Fields
[Sorteios]{X}
Loja
Rota Atual : Pallet Town

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Ter 16 maio 2023, 12:41

Snow escreveu:Vou dar o exemplo do quanto eu mencionei e até falei diretamente pra admin que o feitiço Corpus Mutem: Truant e que isso viria a ser um problema no torneio, ou o quanto outras pessoas já fizeram suas previsões sobre o torneio e o porque, isso desde antes dele começar. A questão das bençãos está sendo falada a muito tempo. Arcenio e Forseti são bons de previsão quando algo está roubado demais. Eu acho que esperar o torneio acontecer e acabar pra só depois disso fazer essas mudanças é o mesmo que entregar uma vitória quase que indevida se alguém faz uso dessas coisas.
No caso do Traunt foi algo que escapou duas vezes: escapou quando houve o rework a Bruxo e a poção deveria ter sido retirada e escapou após a patch do Torneio. E quando digo escapou é: provavelmente foi notado mas nao se tirou naquele instante e acabou ficando esquecido.
[quote="Snow"]
Sobre o Novo Foco: Acho que poderia excluir mais alguma dessas facções religiosas para tornar o numero menor. Uma competição entre 5 facções ainda é complicado porque ainda há chances de alguém ficar sobrando, e nesse caso o que provavelmente seriam os Oradores Alfa e Omega. Minha singela sugestão seria tirar os Naturistas e diluir tudo nos Omegas e Alfas ou transformar Naturista, e Oradores em uma única Facção, a de Religioso.
É uma ideia sim, apesar de tornar religioso numa unica facção ser dificil pelo ponto de vista narrativo.
No maximo ser algo como os que acreditam em Arceus e os Naturistas, e mesmo assim é dificil, tematicamente, juntar Alfa e Omega no mesmo tipo de historia.

Snow escreveu:Sobre as Guilds e etc, eu acho que limitar o numero de players pode ser algo bom para evitar o monopólio, mas essa questão de guilda, facções e conquistas ainda parece algo difícil de misturar, já que uma guilda poderia ter membros de diferentes facções.
Sim a ideia é "roubar" o que se faz em muitos jogos e a guild/clã/empresa ter de fisicamente "crescer" para receber mais membros, dessa forma obrigando os membros a expandir a sua ideologia e "base".

Snow escreveu:Sobre a Essência Pokémon, eu acho que sim, sinto falta da essência Pokémon também e desde que entrei no forum eu senti que Bruxos e Shamans se destoavam muito desse universo, e ainda acho que Bruxos, Shamans e Religiosos parecem algo difícil de se misturar numa questão de enredo e coerência. Mas acho que o maior dos problemas nessas duas profissões eram o falto delas parecerem muito mais voltadas a batalhas, e por conta disso criava a possibilidade de criar um personagem com sub classe e profissões voltadas pra batalha, somado as bênçãos, o que acaba criando um monstro que a gente é capaz de ver nos torneios, já que tudo que ela pode ter é favorável a ela nas batalhas de forma direta.

Minha opinião é que tirar Bruxo e Shaman pode ser algo muito bom, principalmente pra trazer mais do elemento universo Pokémon, e talvez diluir alguns de seus conteúdos em outras profissões ou sub classes mais esquecidas como Criador de Pokéball e Cuidador. Até porque, Bruxo (e Shaman) é a profissão mais popular do RPG, mas nunca foi tratado como profissão, sempre foi algo mais em prol do próprio beneficio como as sub classes. E nisso também reforço que neste momento, acho que menos é mais, e que reduzir o que ta em excesso pode poupar energia da staff e de novos membros que estão se inteirando ao rpg.
Sim, Bruxo e Shaman apesar da "ideia" ser legal cria um expectro demasiado grande de variedade e, até o tema "magia" ser adordado corretamente pelos jogos de forma oficial, penso que não seja uma boa ideia mantermos isso. Foi bom enquanto durou, mas acho que tirando o elemento "magia" irá permitir um maior foco noutras areas, principalmente usar algumas ideias de Bruxo/Shaman para outras profissões e quests.

----- ** -----

Ártemis escreveu:Os Religiosos
Não sei bem se concordo com isso, começando sobre ''zero trabalho'' isso vai depender muito de quem é o player. Eu vejo jogadores que gostam de escrever e se dedicam nisso, não apenas fazem para farmar. Normalmente esses jogadores escrevem textos longos que pegam mais de 1000 palavras fácil, eu acho que um Ethos é justo visto o trabalho que o mesmo teve. Porém em contra partida existem aqueles que fazem de 300 palavras para baixo, consequentemente menos trabalho e farmando recurso a rodo. Eu tenho certo preconceito com isso em RPG, visto que o principal foco dos RPG é o Role Play, as vezes sinto a ausência disso em muitos e acho que pode acabar criando um ambiente chato e com problemas como o acima.
Como disse muito bem, o Sistema de Ethos é algo que funcionaria apenas se fosse alterado para "a cada x palavras recebe 1 ethos". Da forma como esta fazer 1 texto de 2000 palavras ou uma batalha one shot contra alguem vale do mesmo. É por isso que o sistema será abolido em prol de uma "moeda" mensal, de forma a tirar a pressão do "farm" do RPG e ser mais facil de controlar globalmente.

Ártemis escreveu:Aliás não existe competitividade e mesmo se juntasse todas as facções em uma única categoria na minha percepção só vai apagar ainda mais a existência de algumas facções e desiquilibrar completamente o placar, visto que religioso tem como principal mecânica de ganhar pontos a conversão. Me parece bem ''desequilibrado'' policial ganhar ponto com quests que podem ser feitas em menos de 5 AR enquanto um religioso para ter GARANTIDO seus pontos precisa de exatas 60 AR (+2 Pontos Facção).
Por isso é que a base de todas as facções será igual. A mesma maneira de ganhar Pontos para todos.
Desta forma por exemplo, 1 Quest de Policia dá os mesmos pontos que 1 Quest de Religioso.
Derrotar um Criminoso com 4 Pokemons dará os mesmos pontos que derrotar um Religioso com 4 Pokemons.

Não haverá formas "exclusivas" de uma facção ganhar Pontos que a outra não ganhe, semelhante ao que já era feito com os Elementalistas.
Alias, pegando na facção Elementalista voces percebem que, dentro do "circulo fechado" que a facção era, o Sistema de Pontos era o mais equilibrado entre as 4 Nacções. Simplesmente vamos pegar nesse sistema, tirar Elementalista da equação, e "obrigar" todas as Facções a competir no mesmo sistema.

Ártemis escreveu:Solução?
(...)
Claro, tudo acima é só um exemplo do que eu joguei em outros locais e acho uma maneira interessante de acrescentar competitividade nas facções, mas é apenas uma viajada minha mas esta tudo ai caso seja de interesse aprimorar/modificar ou até levar em consideração a sugestão viajada.
Apesar da sua solução ser um pouco mais complicada, deu algumas ideias principalmente o uso de Fama para ganhar Pontos, obrigando a facção como um todo participar em "Missões de Facção". Boa ideia.

Ártemis escreveu:Decisão Dificil, parte 2: a "Essência Pokémon"
Meu coração chega a doer em ver Bruxo juntamente com os Religiosos nesse Developer, mas vamos lá. Eu sinceramente não sei bem oque opinar, eu acho que a essência realmente foge um pouco as vezes mas isso tudo depende de como cada um busca desenvolver seu próprio mundo. Muitas das vezes a temática foge de Pokémon, semelhante ao evento que teve do titã corrompido... Foi uma temática que fugiu até certo ponto porém foi muito bem incrementada e ficou algo interessante.
A diferença entre Bruxos/Shamans e O Evento das Magic Sisters, é que o Evento das Magic Sisters era "fechado". Durante 2 meses os membros podiam viver a sua fantasia de "Sailor Moon/Magic Witch" mas depois tudo retornava ao normal.
Imagine o que seria o Bulba hoje, se com o Evento tivesse surgido a Classe "Magic" e os membros se podessem transformar, lutar com o seu familiar e tudo mais.
Seria legal? Provavel, mas fugiria muito ao tema de Pokemon e do RPG atualmente.

Ártemis escreveu:Considerações Finais:
Desde já peço desculpa pela Biblia e pela viajada que dei em algumas partes kkkk, para mim é um tema bem complicado e deveria render mais alguns meses de discussão (principalmente sobre a parte de unificar as facções em um só rank). Tem algumas coisas que eu acho que não é necessária tanta discussão visto que já é consenso geral que tem de ser feito algo em relação a isso (Benções quebradas). Agradeço a quem teve paciência de ler até aqui e um grande beijo!
Sim, isto é um tema delicado, dai contarmos com a opinião de TODOS para conseguirmos avaliar corretamente as coisas.
Todas as opiniões são lidas a analisadas e é CRUCIAL a participação dos membros. Quem se "cala" e não comenta, está basicamente a dizer que concorda com qualquer alteração futura, sem poder reclamar depois

----- ** -----

Heiwas escreveu: O nerf nos religiosos seria coerente, que eles pudessem comprar as benções como se fossem itens (nesse caso, não iria carecer gastar turno em batalha) ou tornar tudo só narrativo (embora se os criminosos e policiais tivessem itens para usar em batalha o justo seria que os religiosos pudessem fazer também). Criar a rivalidade entre as facções vai ser algo complicado, entretanto, pois nunca foi muito do bulba ser ...assim? Posso estar falando muita besteira agora, mas é o que sinto todos esses anos. As rivalidades sempre surgiram mais por grupos de pessoas do que por facções.
A ideia das Facções era unir os membros sobre a mesma "ideologia" permitindo que diversos membros tivessem algo em comum que podessem usar no RPG, porem o sistema sempre teve as suas falhas que só tem vindo a se tornar mais gritantes com o aparecimento de mais mecanicas e tambem mais Facções. Acreditamos que com a simplificação das Facções ficará algo mais legal e menos "impactante": mais narrativo e menos mecanico.

Heiwas escreveu:Falando em NPC, acho que os Personagens Secundários deveriam voltar a serem avaliados e aprovados pelos mestres, já que os adms estão sempre muito ocupados com tudo e, de repente, os membros precisam esperar três ou quatro meses pela aprovação de um Personagem Secundário.
Era para ter sido feito no mes de Abril, mas ficou em background. Serão vistas novas regras para a avaliação, de forma a ser mais claro o que se pode e não fazer e parar certos "monstros" de surgir como PS, principalmente NPCs com mais de 30 Pokemons que se tornam verdadeiras Battle Factories de Exp e dinheiro e não PS.

Heiwas escreveu:Eu estava pensando, agora que temos um sistema de fama mais ativo que antigamente (com vários tipos de fama) talvez os Clãs/ Guildas pudessem trabalhar com fama, acumulando fama através de missões para conseguir certa influência na cidade. Então, poderíamos ter, digamos, uma Facção dominando uma cidade com um Clã com influência sobre ela. Seria competição dupla, digamos rsrs
É uma solução muito interessante de facto, e acaba por ser um bonus ao Sistema de Fama ^^

Aguardando mais Comentários...


[Developers Talk] Decisões Difíceis PZHLbFw
Hope
Uma render para colocar por trás do perfil
Hope
Grombei
Shuna
Shouheki
Rhyrena
Derikursa
Ground Tamer Lutador Sem Profissão Polícia Mensagens : 3663
PokePontos : 5231
Extras : Sorteios!
Touko
Touko
Hope
Uma render para colocar por trás do perfil
Hope
Grombei
Shuna
Shouheki
Rhyrena
Derikursa
Ground Tamer Lutador Sem Profissão Polícia Mensagens : 3663
PokePontos : 5231
Extras : Sorteios!
Hope
Uma render para colocar por trás do perfil
Hope
Grombei
Shuna
Shouheki
Rhyrena
Derikursa
Ground Tamer Lutador Sem Profissão Polícia Mensagens : 3663
PokePontos : 5231
Extras : Sorteios!

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Qua 17 maio 2023, 01:56

Developer's Talk

Se faz dois anos então eu nunca participei, mas, vamos lá! Vou comentar parte por parte em cada um dos topicos, mesmo que alguns não tenha muito o que comentar, já que não sei muito como começar, isso vai me ajudar, como diria o mars "Mas, como dizia o Jack o Estripador, vamos por partes..."

O estado atual do Fórum

Para mim parece tudo certo, sei que as vezes as pessoas estão ocupadas, eu mesmo estou, todos os meus jogos estão sendo jogados pouco ou acabei parando de jogar de vez até ter mais tempo por conta da rotina de trabalho, o bulba não é diferente. mas, creio que vá melhorar logo logo!

O fator "Fação"

Eu gosto muito das facções por conta do roleplay, gosto de ser uma policial ou até mesmo me tornar uma religiosa (Que eu já quis muito durante o Pokemon Erilea), para mim, é mais uma fonte de diversão e de enriquecer a base da minha personagem, não ligo muito para o restante, mas, quando vi a disparidade entre coisas, que basicamente é policial tem algumas missões e religioso (por exemplo) tem bênçãos que podem simplesmente explodir um boss ou no mínimo tornar uma batalha difícil muito mais fácil, não nego que fiquei incomodada, não por que eu acho que bênçãos não deveria existir, mas sim por que me senti naquela vibe de "Nossa, fiz uma escolha ruim, aquilo ali era tão melhor" sabe? Como se eu tivesse perdendo algo por ter escolhido o mais roleplay, então, acho justo o balanceamento que deve estar por vir, seja colocando todos no mesmo patamar de roleplay, ou buffando os mais fracos.

Narrativo e Mecânico

Como já citei acima, é realmente algo bem legal narrativamente, tudo no geral. Eu uso demais minha facção no âmbito narrativo e até crio minhas proprias historias como uma policial implacavel (Ou não por que a Bruxa Arachne conseguiu fugir) que prender todos os bandidos, mas, como sabemos, para o mecanico do rpg continuar funcionando e outras pessoas poderam usar o NPC, dão um tapinha nas costas dele e ele é solto no dia seguinte Parecido com o que acontece no brasil.

Os Religiosos

Não tenho muito a dizer, só fico feliz que meu sofrimento tenha servido de algo. Te pego no próximo torneio @Fonse :reza:

O que esta a ser Pensado

Diga mamars, diga logo, diga imediatamente!

Elementalistas

Hmmm, não sei se concordo. Elementalista é algo legal que eu seria também, o problema é que quando fui criar minha personagem, eu queria muito criar uma justiceira, isso explica por que eu randomizei tudo menos a facção, que já tinha escolhido policial, mas bom, por que não concordo? Por que é algo muito legal e que vale a pena ser explorado, é literalmente um outro jogo, um outro anime dentro do pokemon, gostei bastante da adaptação e como ela foi criada, então, eu tenho uma sugestão, fazer de Elementalista, algo não único, mas desbloqueavel, como se fosse uma quest que você iniciasse e fosse realizando ou até mesmo algo opcional estilo tamer.

Por que pensa, tecnicamente, no mundo de avatar, todos podemos dobrar um elemento (Só precisamos de um torterra dynamax nos passando energia na mente e no peito), então minha sugestão é sim, apagar elementalista, mas deixa-lo como algo desbloqueavel. A pessoa viaja para Kenshin Sekai, descobre sobre as dobras, desbloquea os coins, escolhe uma mini facção ali que quer se aliar e então ganha ou não a limitação de usar os pokemons somente daquele type, conforme vai juntando os coins, ajudando a nação, fazendo pontos até se tornar uma Avatar, parece ótimo como uma DLC de pokegea, igual foi Hisui, para não deixar de aproveitar tudo que foi feito e que parece tão legal. Resumindo, liberar elementalistas para todos, quem quiser vai lá e faz as paradas, claro, precisa ser mais estruturado isso, além de limitado e expandido para dar certo, mas, como toda sugestão minha, é só a ponta do iceberg, se alguém se interessar, podemos desenvolver.

O Novo Foco

Parece bom, além de que, pode abrir uma nova vertente, muitas pessoas sempre quiseram ser justiceiros, anti herois etc, nem policial, mas também, não criminoso, então para igualar 3 facções religiosas e 3 facções da justiça, poderia ser criado essa terceira vertente que fica entre as duas.

O Elefante na Sala: As Benções

Hmmm, seria legal se os itens fossem tomos, livros ou talismãs com um item ou poder do lendário, dai quando usa, rola a ceninha (mental e escrita) da pessoa orando para o lendario com aquilo que canaliza seu poder, acho que ficaria cool para roleplay. Outra alternativa para as bênçãos, é ver quais ficam mais roubadas para PVP e PVE, limitando elas para isso. Por exemplo a do Hoopa de voltar o ataque, que não pode ser usado em pvp. De qualquer modo, gastar um turno é o mínimo, como eu ja disse várias vezes. Estou ansiosa pra ver o que policial pode ganhar :klee:

O Dominio e Conquista... ou falta dela...

Parece bom, nada a dizer, gosto da ideia de influencia, mas, dependendo de como for adaptada, vai ser meio saco para quem já esgotou tudo de lá, ficar lá no local spammando eventos para tentar causar influencia, caso seja assim que se ganhe ela.

Decisão Dificil, parte 2: a "Essência Pokémon"

Eu gosto do jeito como eu uso e vejo a Artemis usando a profissão de modo narrativo, é bem legal usar as essencias como elementos, ter controle delas de forma abstrata, criar feitiços e etc, eu não acho que tudo que tenha no rpg tenha que ter essencia em pokemon, afinal, olha só, as profissões são: Minerador, Criador de TM, Criador de Pokeball, Criador de Berries e Apricorns, e caso eu não tenha esquecido nada, é isso, são todas coisas normais e ambientadas em pokemon, então não vejo por que não seria legal ter algo fora da caixa, algo mais mistico, algo a mais que nos torna únicos em relação a outros fóruns de pokemon ou pokemon no geral. Não tem muito de bruxos e shamans em pokemon, mas sempre tem coisas mei oestranhas, como o poder dos fantasmas, misterios que acontecem por ai, pessoas que falam com pokemons, pessoas que sentem e despertam a aura, pessoas que despertam poderes psiquicos como a sabrina ou treinadores dos jogos que conseguem até levitar pokeballs e etc, e no fim, nada disso é muito explicado ou aprofundado, então o fato de Bruxo e Shaman existir (Junto com guardião da aura) e suprir um pouco essa falta de explicação dos jogos e anime para criar uma jogabilidade legal, é algo que eu aprecio muito, então não gosto muito da exclusão, mas até que concordo em deixar como algo mais narrativo, mas ainda sim, acho as poções e totems bem legais de serem usados, a questão é, estamos muito no "começo", eu fui literalmente fazer minha primeira poção quando o torneio foi anunciado, 1 ano de fórum para fazer minha primeira poção.

Tipo, claro, eu poderia ter feito antes se eu quisesse, mas, receitas, essências, necessidade, é algo muito volátil e até difícil de conseguir, além de caro, já que as blank pages aumentam a cada cokmpra, resumindo, os totems e feitiços não são algo de tão fácil acesso, eu diria até que de difícil acesso dependendo do que você quer fazer, isso faz com que 90% das pessoas foque em pegar realmente o que é mais roubado ou simplesmente mais útil. Por que se vai gastar uma blank page, que dependendo do seu tempo de jogo, custa 15k, para comprar um feitiço que faz você falar com um pokemon por 2 eventos, invés de pegar um feitiço de mudar a fucking habilidade do pokemon, entende? Não vale o esforço gastar com feitiços menores, por que não é tão acessível, você precisa ser certeiro. Se você fosse um Shaman, você usaria o totem de recuperar hp que custa em teoria 4k da blank page, 20 essencia para descobrir a receita, claro, se você tiver a sorte de não ter outra receita com o mesmo custo e acabar vindo ela no lugar, mais talvez ainda 10 essências para fazer novamente o totem, ou seja, mais de 10 pokemons daquele tipo enfrentado... Ou se prefere ir no centro pokemon, gastar os 4k e encher seu rabo de Potion e ter o mesmo efeito, talvez ainda melhor e sem ter que ficar com dor de cabeça pensando se aquilo vale a pena ou não? Claramente, se vai encher o seu rabo de potion ou gastar esses 4k para pegar uma receita que realmente importa e usar seus recursos nela, como o Totem do Poder Gigante.

Ultimo Ponto: Energia

Okok, estou ansiosa para ver o que vai entrar ou não. Posso ter falado grosso ou falado demais ai em cima, então desculpa qualquer coisa, sou só eu externalizando completamente minha mente sem filtros, então por favor, filtrem por mim e não fiquem bavos comigo, só quero ajudar e comentar :reza:


Última edição por Touko em Qua 17 maio 2023, 01:57, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Cosmesticos)


Cristal   Ficha | BOX | Sorteios  Cristal

[Developers Talk] Decisões Difíceis Ui5xmST
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
[Developers Talk] Decisões Difíceis 389
[Developers Talk] Decisões Difíceis 395
[Developers Talk] Decisões Difíceis 355
[Developers Talk] Decisões Difíceis 240
[Developers Talk] Decisões Difíceis 444
[Developers Talk] Decisões Difíceis CDOryXI
Cuidador Evoluidor Criador Naturista Mensagens : 7410
PokePontos : 2033
Trocas : Loja do Andarilho
Extras : Sorteios

Pers. Secundárias : P.S.
Fazenda
Daycare
Arcenio
Arcenio
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
[Developers Talk] Decisões Difíceis 389
[Developers Talk] Decisões Difíceis 395
[Developers Talk] Decisões Difíceis 355
[Developers Talk] Decisões Difíceis 240
[Developers Talk] Decisões Difíceis 444
[Developers Talk] Decisões Difíceis CDOryXI
Cuidador Evoluidor Criador Naturista Mensagens : 7410
PokePontos : 2033
Trocas : Loja do Andarilho
Extras : Sorteios

Pers. Secundárias : P.S.
Fazenda
Daycare
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
[Developers Talk] Decisões Difíceis 389
[Developers Talk] Decisões Difíceis 395
[Developers Talk] Decisões Difíceis 355
[Developers Talk] Decisões Difíceis 240
[Developers Talk] Decisões Difíceis 444
[Developers Talk] Decisões Difíceis CDOryXI
Cuidador Evoluidor Criador Naturista Mensagens : 7410
PokePontos : 2033
Trocas : Loja do Andarilho
Extras : Sorteios

Pers. Secundárias : P.S.
Fazenda
Daycare

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Qui 25 maio 2023, 09:08

Eu vim dar minha opinião a cerca de bruxo e shaman.

A ideia base é legal, veio da ideia de recolher "itens de pokemons" como penas de pidgey, escama de magikarp e etc como ingredientes para algo. Esse algo virou as poções de bruxo e shaman.

A ideia inicial também propunha shamans possuindo "magias" que afetassem o campo enquanto bruxos tivessem "magias" que afatassem o pokemon. Mas de inicio eram coisas como: colocar chuva no campo, transformar o pokemon em shiny, falar com o pokemon. Coisas narrativas, ou então com um impacto baixo em batalha.

O problema foi que recolher essências eram trabalhosas, e muito dessas magias não chegavam aos pés de profissões mais passivas como herbalistas e mineradores, ou profissões com grande potencial de farm como gravador de tm e criador de berry... Então tomou buff..e mais buff.. e mais buff... E de repente a classe que era para ser capaz de colocar chuva em campo agora consegue alterar a realidade, fazer o que quiser e usar golpes de tipos variados.

Não creio que excluir as duas seja uma ideia boa, até pq a ideia de ambas é legal, mas o problema foi a sequência indevida de buffs e a criação de sistemas só para elas, deixando-as super compicadas.

Como Prosseguir

1° Juntaria ambas em uma nova profissão. Vou chamar de Feiticeiro por enquanto. Feiticeiro teria a habilidade de afetar tanto o ambiente (que nem shaman) quanto o seu pokemon (como bruxo), porém usando sistemas que existam nos jogos de pokemon ou que não tenham um grande impacto de batalha. (Nada de arena aquática, arena aerea, arena invertida e etc.)

2° Totem Smash e Magical Fling: o ÚNICO propósito desses golpes existirem era usar poção no oponente, mas em algum momento do forum elas passaram a virar o golpe mais roubado já criado. Por isso eu sugeriria a exclusão deles.
- "Mas como vamos aplicar poções no adversário?" Não vão. Poções seriam limitadas em SEU POKEMON.
- "Mas e poções de truant, e etc? Vai ficar inútil" Use e depois use Skill Swap. Problema resolvido.

3° Totems de Shaman: Confesso que em todos os jogos, druida sempre me chama a atenção porque amo invocar criaturas ou usar sistema de totens... Mas em pokemon isso não funciona direito. Golpes em area, habilidades que só funcionam em batalhas duplas e etc começam a ter interações muito complexas. Minha sugestão é que os totens de shaman virem itens que nem poção, usou ativou e pronto. Usou o item da chuva? Colocou chuva no campo e pronto, o oponente que se vire para tirar (antes precisaria destruir o totem, agora seria esperar 5 turnos ou usar outro clima por cima)

4° Avanço de receitas: apesar de eu achar mais um sistema para aprender, vejo necessário separar as receitas em escalões, inclusive melhorando as receitas. Algumas ideias:
- Totem de clima: No básico colocaria chuva por 4 turnos (sendo mais fraco que um rain dance), no intermediário colocaria chuva por 8 turnos (sendo igual a um rain dance com o item) e no avançado colocaria a chuva permanente, sendo necessário ativar outro clima para se livrar da chuva.
- Poção corpus muthem: no básico trocaria a habilidade durante o evento e enquanto o pokemon estivesse em campo, se o pokemon fosse retirado de campo a habilidade seria perdida. No intermediário seria ampliado para o evento inteiro e com possibilidade de usar a poção antes da batalha. No avançado aumentaria o número de eventos que a poção duraria.

5° Números Infinitos: acho completamente desnecessário o número quase infinito de poções que temos hoje, tem poção para cada tipo e cada habilidade.
- Poções de troca de habilidade: eu não acho saudável ter uma poção para cada habilidade, escolhe umas 4 ou 5 para cada tipo de essência e pronto. Facilita o trabalho de ajustar e impede as ininitas estratégias, além de equilibrar as essencias já que deve ter umas 50 poções com essencia normal e umas 4 com essência dragão.
- Totens: limitaria a clima (tanto os de jogo quanto os originais), terrenos (jogo e originais) e talvez para certos efeitos de campo como screens, haze, mist e hazards.
- Itens off battle: poções shiny, poções de troca de sexo, poções para falar com o pokémon são oks e até incentivaria mais. Porém com alto custo para aquelas com alto impacto.

6° O que fazer com o restante?: As outras poções e totens não citados eu guardaria. As ideias são legais e talvez boas para um boss, para armadilhas na IF ou em algum evento... Mas dar a habilidade de moldar a realidade quando quiser em um jogo de pokemon saiu do controle

7° Termos narrativos: em quesito narrativo, o feiticeiro até abriria mais possibilidades, já que antes bruxo era mais como um alquimista, enquanto shaman era um druida. Feiticeiro pode ser o que quiser. Pode citar que sua magia é algo mais natural como druida, algo mais caótico como bruxo ou até algo religioso como um clerico.



Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Zoroark
Hisuian Zoroark
Goomy
Togekiss
Torterra
Vaporeon
Evoluidor Polícia Mensagens : 4330
PokePontos : 8456
Extras : Sorteios
Forseti
Forseti
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Zoroark
Hisuian Zoroark
Goomy
Togekiss
Torterra
Vaporeon
Evoluidor Polícia Mensagens : 4330
PokePontos : 8456
Extras : Sorteios
Um ícone para colocar no seu perfil nos tópicos.
Uma render para colocar por trás do perfil
Zoroark
Hisuian Zoroark
Goomy
Togekiss
Torterra
Vaporeon
Evoluidor Polícia Mensagens : 4330
PokePontos : 8456
Extras : Sorteios

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado Qui 25 maio 2023, 13:00

Estado Atual do Fórum

Algumas pessoas estão bem ocupadas, seja com faculdade, trabalho ou simplesmente aproveitam o tempo com outras coisas. Acredito que isso seja em função do tempo mesmo, é temporário e logo retorna com boa parte 100%

Facção

Já vi pessoas falarem que facção não influencia na lore ou que nunca viu. Acho isso um erro, afinal as escolhas são baseadas em suas decisões, motivos para alguns ficarem em Policial/Criminoso sendo meme ou escolhendo Religioso por causa dos efeitos. Alguns mudaram por causa desse benefício (não estão errados, é roubado) e é questão de tempo até que isso se transformasse em uma bomba relógio, igual foi no PvP que definiu muitas estratégia por simplesmente “sou religioso”.

Quando eu criei minha ficha, até tinha lá “facção opcional”. Não peguei nenhuma pois, na época, jogava sozinho e ia definir isso com o tempo por achar mais adequado. Muitos falam “tem x policiais e poucos criminosos”, como se fosse um problema (atualmente, no futuro poderá ser) e mal falavam de religioso. O torneio mostrou isso e como era roubado usar um dance na party inteira (e existiam pessoas que concordavam com isso)

Se algo é opcional, não pode ser impactante em combates, é o que penso. Bençãos são legais, mas… da forma atual, é simplesmente anti jogo. Quer ser forte? Seja religioso e pegue Diance. Ao ponto de ser o panteão mais escolhido, quem diria.

Ao mesmo tempo, concordo um pouco com pessoa que disse que a facção não influenciava na lore, afinal… tirando o Leonn, acredito que nenhum dos jogadores realmente pensou em converter NPC, ainda que tenha outros NPC que foram convertidos nesse meio tempo, nunca foi prioridade. O que acho errado.

Na minha visão, as bençãos poderiam continuar, dado algumas exceções que realmente não tem counter. Porém, eu dificultaria não apenas por meio de moedas, mas… também como ação. Se um policial tem x pontos, ele pode ter acesso para seus benefícios. Se um criminoso tem a mesma quantidade, também. Acredito que isso seja necessário por meio de missões. Mas, e religiosos? Como conseguir pontos para ter acesso a suas bençãos? Converta NPC. Não existe nada mais chato que um religioso que tenta nos converter, mas… é o trabalho deles para seja qual o deus que sigam, não é algo ao acaso. (Literalmente, no evento de Alto Mare, um jogador escolheu o panteão durante o percurso. ZERO sentido). Por mim, os ethos continuariam… mas, com o intuito de converter NPC e usar isso para ganhar moedas.

Gosto da ideia de ser excluído os Elementalistas, para tornar tudo mais enxuto e um “combate” mais justo entre as facções. Mesmo sendo efeitos diferentes que possam ser escolhidos, é necessário um equilíbrio.

Bruxo/Shaman

Sendo sincero, sei que todos podem ter os feitiços e totens, não são exclusivos da profissão. Sim, acho aquele feitiço de diversas habilidades muito errado. Limitaria para uma quantidade menor e deixaria muito mais fraco o nível mais baixo das escolas, é muito forte. Simplesmente quebrar qualquer estratégia é complicado, é necessário equilibrar.

Mas, o principal bicho de 7 cabeças, é um golpe de 18 tipos que pode variar e ser buffado por diversos fatores, seja gemas, itens de combate, aura. Não, isso não deve existir, nem mesmo para todos. Simplesmente, delete essa opção. Não me importo de definir um tipo inicial para o golpe, mas… ainda assim acho muito forte, seria na minha visão, um simples golpe sem tipo e pronto.

Também excluiria alguns feitiços, totens e criaria ranks entre eles para ser mais forte dependendo da escolha da profissão. E, vi que é uma ideia unir ambas as profissões, é algo legal, mas deixaria como algo semelhante ao que existe nos jogos com os itens, qualquer coisa que fosse capaz de mudar muito, era necessário um maior controle. (Um bruxo/shaman mais experiente poderia fazer isso com mais potência.)

Antes de qualquer coisa, cuidado com os NPC secundários. Se for continuar bom bruxo/shaman, sejam eles unidos ou separados, cuidado com os NPC Mono type que dá para farmar MUITAS essências. Um combate 6vs6 onde possam cair até 3, pode virar 18. Ísso não deve existir. Bom limitar isso logo antes que vire uma máquina de farm, pior que as farm do Vinícius 13.

Eu gosto bastante da ideia de unir ambas e criar efeitos que não envolvam combates. Por exemplo, um feitiço que faça uma planta crescer mais rápido ou que ensine um Pokémon um Egg Move ou que seja capaz de dar vantagens das AR's. É legal feitiços de Alteração, como em Skyrim. Pelo menos, dava um ar mais mágico para a profissão e facilitava a vida dos jogadores. Claro, não anulava a existência dos totens/feitiços completamente, mas... tornaria isso ser possível apenas com impactos mais fortes em níveis mais avançados.



Yuzuki Shiraishi

Ficha | Box | Sorteios

Conteúdo patrocinado

Re: [Developers Talk] Decisões Difíceis - Publicado