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[Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 13, 2022 8:46 pm

[Patch] Pré-Torneio 0fR1PE5

Esta não será uma Patch mensal mas sim uma Pré-Patch, principalmente referente ao Torneio Bulba RPG apesar de afetar todo o RPG.
O que está aqui colocado será repostado na Patch Mensal, de forma a ficar organizado e tudo indexado corretamente.

Sem mais demoras, a pré-Patch.

__________Fim da Sub-Classe Inversor__________
O grande responsável por esta pré-Patch e algo que - a muito custo meu - tem de ser feito.
Muito custo não porque eu acha desnecessário mas principalmente por uma questão de "timing". Esta alteração deveria ter sido feita com a mudança de versão e não de forma urgente por causa do Torneio e por isso eu, Mars, peço desculpa a todos os Inversores que possam sentir-se injustiçados. Este tópico ficará aberto para vos receber e serem ouvidos qualquer frustação que tenham.

A Sub-Classe Inversor será apagada do fórum até dia 30 de Novembro, dando tempo para qualquer Inversor poder corrigir a sua narrativa ou não afetar planos diretos que tenham. Qualquer Inversor poderá pedir uma nova Sub-Classe.

Esta Sub-Classe sempre foi um pouco problemática, porém como era pouco escolhida - era uma das Sub-Classes mais esquecidas só perdendo para Burst Warrior - acabava por ficar esquecida e tirando um ou outro momento, passava sempre pelas avaliações ou ajustes. Mesmo quando foi a Patch de ajustes de Sub-Classes foi adicionado um pouco mais de "flavour" para a Sub-Classe para permitir usa-la de outras formas narrativas, porém, o correto na altura era te-la apagado honestamente.
Sempre que eu via alguém escolhendo Inversor eu mentalmente sabia que estava alimentando uma Bomba Relógio e parece que este ano, a bomba rebentou.

Apesar das habilidades de Inversor serem tematicamente interessantes, em cenário PvE mas sobretudo em cenário PvP é uma das sub-classes (e até qualquer outra escolha) mais tóxica que existe. O oponente de um Inversor fica à mercê desta arma apontada, sem ser disparada. O oponente de um Inversor nunca irá usar moves Status benéficos nos seus Pokémons nem nunca vai fazer um combate que não seja à base de dano neutro, com medo da sua estratégia ser, literalmente, invertida.
A Administração ponderou um pouco de tudo, desde ajustes até à exclusão e a ultima ganhou. Mesmo nerfando, a Sub-Classe teria um poder que mais nenhuma "Sub-Classe de Batalha" (Guardião de Aura e Burst Warrior) possui. Afinal de contas o oponente sabe o que contar nesses casos, enquanto que num Inversor é impossivel fazer uma estratégia.
Mesmo que o nerf fosse Inversor só afetar o seu próprio Pokémon, vemos que seria um ajuste dificil em PvP.

Em termos de PvE o Inversor também pode virar muita coisa pensada em coisas boas. Subitamente um obstáculo é algo bom e aquele Boss dificil de vencer ficou mais fraco que um Magikarp, tudo com uma ou duas ações "grátis".

Devido a isso, e por concluirmos que Inversor é algo que não traz interatividade benéfica para o fórum, fizemos o que nos custa fazer, excluir uma Sub-Classe.
As Inverse Battes e até NPCs Inversores mantêm-se ativas no fórum e com esta exclusão poderão até ser mais recorrentes. Só o futuro dirá.

Finalizando: esta exclusão pode parecer um pouco não-planeada, porque em parte é, porém preferimos corrigir o erro agora a deixa-lo arrastar para algo tão importante como o Torneio entre Membros.

__________Ajustes nos Combos__________

Combos de Coordenador terão um máximo de 100Pwr

Os Combos de Coordenador é sempre algo que levanta alguma discussão. Alguns adoram, outros detestam, outros pedem por mais. Porém uma coisa que tem de ser abordada é o uso indevido do Combo de Coordenador, principalmente face às ultimas alterações que tem surgido às Contest Battles.
Devido a isso decidimos rever os Combos baixando a sua força de combate em 20 Pwr, fazendo com que o máximo de dano seja 100Pwr.
Em contrapartida, reforçando a importância de um Combo nas Contest Battles, aumentamos o bónus por ser combo de 2 para 3 Pontos, fazendo com que todos os combos essencialmente deem +1 Ponto Contest.

__________Ajuste em Religiosos__________
Até surgir os Ajustes finais de todas as Facções é preciso rever os Religiosos conforme o que a Administração tem planeado. Estas alterações entram em vigor com esta Patch.
Um Pokémon apenas pode ser alvo da mesma Benção, 1 vez por combate. Após ser usada uma Benção o Membro terá de aguardar 2 Moves seus para poder voltar a ativar 1 Benção.

As seguintes Benções foram também revistas:
(Seguidores de Alfa)
Nome: Healing Ripple (Onda de Cura)
Custo: 30 Ethos
Descrição: O Seguidor usa a sua crença, abençoando o seu Pokémon. Qualquer cura direta feita naquele Pokémon revibra para a restante equipa, curando 5% de vida dos seus Pokémons. Apenas dura 1 combate ou até o Pokémon ficar inconsciente.
Antes afetava qualquer cura e curava 25% dos Pokémons na Party.

Nome: Guardian Angel (Anjo Guardião)
Custo: 100 Ethos
Descrição: O Seguidor usa toda a sua crença e abençoa o seu Pokémon, consumindo 1 Move. Quando este é derrotado irá reviver, com metada da sua vida e sem status voláteis.
A benção terá prioridade máxima, revivendo o Pokémon esteja ele em campo ou não.
Antes era 60 Ethos e 100% de cura, e não consumia 1 Move.

(Oradores de Omega)
Nome: Soul Hook (Gancho da Alma)
Custo: 20 Ethos
Descrição: O Orador conjura a sua fê e retira de campo um Pokémon oponente, puxando o próximo Pokémon Conhecido do oponente a entrar em campo.
Antes puxava 1 pokémon, mesmo que desconhecido. Desta forma é mais controlado, principalmente em cenário PvP.

Nome: Soul Link (Elo de Alma)
Custo: 60 Ethos
Descrição: O Orador conjura a sua fê a transpondo no seu Pokémon, fazendo com que ele se ligue a um Pokémon adversário, em campo ou em Pokeball. Todo o dano que o Pokémon do Orador receber, é replicado no Pokémon do oponente.
Antes 40 Ethos

(Naturistas)
Dimension Shift (Mudança Dimensional)
Custo: 7 Ethos  10 Ethos 13 Ethos

O Naturista ora a Hoopa, enviando um move ofensivo do seu Oponente contra ele mesmo, surgindo um Hoopa Ring que reenvia o seu ataque.
Não poderá ser usado em Combate de Membros (excepto se concordado entre ambos)
O ataque reenviado continua a ser considerado lançado pelo Pokémon oponente, levando em consideração o seu atual poder, Type e qualquer outro extra.
Não pode ser usado em PvP.

Gem Gift (Prenda de Gem)
Custo: 4 Ethos  5 Ethos 6 Ethos

O Naturista ora a Diancie e, se estiver em batalha a Lendária irá abençoar o seu Pokémon ativo com uma Gem Aleatória de Type e, ao ficar sem Gem, irá recolocar outra Gem a cada 2 moves, pagando 2 Ethos adicionais.
Se estiver fora de batalha, o Naturista poderá resortear até 10 Gems por 10 Gem Types aleatórias.
Antes não possuía o segundo pagamento de Ethos.

Xerneas Blessing (Benção de Xerneas)
Custo: 11 Ethos 15 Ethos 19 Ethos

O Naturista ora a Xerneas, recuperando o seu Pokémon Inconsciente, fazendo-o regressar com metade da sua vida máxima.
Esta Benção não pode ser usada em combate.
Agora não pode ser usada durante o Combate.

__________Ajuste em Shamans__________
O Totem "Invocação Espiritual" foi alterado para:
Nome: Invocação Espiritual
Receita: 20 Essências (qualquer uma)
Descrição: Uma das Invocações mais respeitadas pelos Shamans e também uma das mais poderosas usadas pelos Shamans-Guerreiros. Ao realizar esta Invocação qualquer Status que os seus pokémons ganhem é duplicado - positivo ou negativo, durante 4 Moves.
Por Exemplo: um Harden do Pokémon daria +2 Defesa, mas um String Shot do Opoente daria -2 ao seu Pokémon.
Antes era 1 Evento.

__________Reforçando Informações__________
Deixando aqui este reforço para os Membros Bruxos e Shamans: de forma a usar os Feitiços e Totems em combate o Pokémon têm de saber usar o move Magic Fling ou Totem Smash e ter o item já feito antes do Combate começar.
Nenhum Feitiço ou Totem pode estar ativo antes do Combate começar

__________Ajuste em Magical Fling e Totem Smash__________
Conforme as sugestões apresentadas neste tópico o move Magical Fling e Totem Smash foram revistos, ganhando +1 de Prioridade caso o alvo do Feitiço ou do Totem seja o Pokémon ou um Aliado, de forma a ser um pouco mais eficiente.

__________Ajuste no Wonder Launcher__________
O Key Item de Lutador, o Wonder Launcher, sofreu uma pequena alteração. Agora é possivel usar os Items vendidos no Balcão do Coliseu de Novus City em combates oficiais e de Prova de Valor. Adicionalmente o item torna-se exclusivo à Sub-Classe Lutador.
A loja do Coliseu levou uns ajustes nos requisitos de aquisição, de forma a não se tornar demasiado bom no ínicio de jornada.

O membro terá de gastar à mesma 1 turno para usar os Items, não sendo uma "ordem grátis" em combate (excepto se o membro estiver a participar numa Wonder Battle).
Desta forma esperamos que a identidade da Sub-Classe Lutador esteja mais alinhada com as "Sub Classes de Combate", podendo rivalizar com outras Sub-Classes sem se tornar oprimido para o seu adversário.

__________Alterações devido a Paldea__________
Com o lançamento tão próximo da 9ª Geração já surgiram algumas informações vindas de datamine. Então, vamos confiar nos leakers mas podem surgir pequenos ajustes depois.
Quem quiser evitar SPOILERS por favor não leia, caso queira estar spoiler free.

➤ Hail muda o nome para Snowstorm (o clima) e aumenta a Defesa em 50% de Pokémons Ice.
➤ Hisuian Arcanine muda a sua HA para Rock Head
➤ Hisuian Typhlosion muda a sua HA para Frisk
➤ Gallade ganha a Habilidade "Sharpness" que aumenta o dano de Moves Cortantes (Cut, Psycho Cut, Slash, etc)
➤ Hisuian Samurott muda a sua HA para Sharpness
➤ O Move Victory Dance aumenta em +1 o Attack, Defense e Speed, não tendo efeitos extras
➤ Hisuian Zoroark possui os mesmos Stats que o Unovan Zoroark (nerf nos Stats que estavam mais altos em LoA)
➤ A Habilidade Protean e Libero apenas funciona 1 vez por cada vez que o Pokémon entra em campo
➤ Hisuian Decidueye muda a sua HA para Scrappy
➤ O Move Stone Axe colocar Stealth Rocks em campo, em vez de dar dano no fim do turno
➤ Kleavor ganha a habilidade Sharpness e perde a habilidade Steadfast. Perde 5 em Atk que passam para a sua Sp. Defense
➤ Basculegion ganha a habilidade Swift Swim e perde a habilidade Rattled
➤ Sneasler ganha a habilidade Unburden
A Administração do Bulba RPG reserva todos os direitos de alterar, com aviso, qualquer informação deste Tópico, conforme seja necessário (para clarificação de informação ou ajustes)


Última edição por L Mars em Dom Jan 01, 2023 11:08 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : L Mars)


[Patch] Pré-Torneio PZHLbFw
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 13, 2022 9:17 pm

Lamento pelo fim dos Inversores, porém compreendo os motivos que levaram ao mesmo. Mesmo assim, deixo aqui minhas palavras de respeito para o desaparecimento deles.

Quanto ao Contest, acho que foi uma alteração super válida. No fundo, com as mudanças da coordenação de pontos e não tomar dano, realmente o base pwr é pouco relevante no ramo que escolhemos. Trocar 20 de pwr por +1 ponto me parece mais interessante.

Nas demais partes, não tenho muito o que falar pois não entrei em contato com essas áreas o suficiente, mas tudo parece fazer sentido na explicação dada.
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 13, 2022 9:40 pm

Como inversor só posso falar: Foi a decisão mais correta possível. É uma sub-classe que deixa o jogo totalmente desiquilibrado, apenas o fator "sou inversor" era motivo para estragar estratégia de outros jogadores, como também ter benefícios extras. (Afinal, obstáculos que dão pontos negativos nos status sempre iam ser benefícios). Em resumo, a vida do inversor era fácil e dos outros difícil. Para o ambiente como o RPG, foi a decisão mais correta possível, essa sub-classe não deveria existir.

Adorei a mudança no combo, afinal os pontos de Contest são bem mais importantes e nos religiosos também. Eu sabia da facção por cima, mas acredito que as mudanças foram boas. Um bom patch emergencial, e adeus inversor. Você me ajudou demais.



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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 13, 2022 9:49 pm

Achei tudo muito bem planejado e justo. Não era muito por dentro de Inversor justamente por ser bem esquecida entre os membros, mas nas questões das bênçãos achei super interessante. A mudança nos combos foi o que mais me chamou atenção, deixou o jogo mais equilibrado. Sábias decisões foram tomadas aqui.
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 13, 2022 11:17 pm

Amei que foi excluída? Amei! Eu tenho dois personagens aqui no fórum - China e Otto - e num futuro bem distante estava planejando que os dois tivessem a Sub Inversores por motivos óbvios né - mesmo que em suas histórias e arcos não tivessem nada relacionado ou importância a isto, era algo que trazia desequilíbrio como foi mencionado por vários aqui e visto que um é Pesquisador e a outra Treinadora respectivamente, me ajudaria bastante em combates e em PvE (visto que as ambas classes citadas não oferecem bônus como moves distintos ou combos) e entre as Subs de combate era de longe a melhor.

Bom foi citado que os membros adversários de Inversores não buffariam seus Pokémon devido a inversão destes e que acabariam com a estratégia deles, na Burst também acontecia isso na parte de curar de Status, ou seja, eu não seria nenhuma palhaça de lançar um move que depois ele se curaria, e eu ficaria como? deitada pra inveja.

Éeer gata, todos tem condição de se esforçar e fazer o babado acontecer mas vai lá você pobrinha Treinadora sem Sub de Batalha enfrentar um Purificador com uma, é melhor sumir mesmo pra não passar vergonha. Tudo poderia ser resolvido com um simplesmente nothing of nothing? Mas ai invalidaria os Shadow Moves e deixaria os Pokémon com 5 moves pra usar. Ah mas todes podem ter Pokemon Shadow e tals, ok beleza, mas será que precisa de tantos Shadows Moves num só único Pokémon assim?

Outro fato que mencionei com a Ex-Bulba @A* era minha preocupação com Inversores e juntamente com Purificador que ao meu ver era uma combinação pavorosa e temos um membro assim o Fonse, deixando de existir Inversores fico um pouco mais aliviada, concordo que o RPG não se resume ou gira em torno de Torneios PvsP cada um faz sua história seu rolê enfim, mas os prêmios destes sempre foram os melhores - mesmo que os membros vencedores dos passados tenham resetado e não tenha ficado nada com eles - fico feliz sim pela exclusão da classe foi uma boa, agora o Lauts não vai chegar na final 🙏 E se sofressem nerf de poder inverter 2 vezes só em um combate completo nem que fosse inverter de super efetivo pra não efetivo os golpes recebidos pelo Pokémon eu escolheria sim pois até nisso poderia mostrar um resultado diferente no final.


E quem sabe algum dia as outras Subs de combate não sejam excluídas também? Ou uma inclusão de novas? Imagine você chegando no Hub de Pallet com outro membro: Inhai mana, você é Burst Warrior ou Guardião da Aura? | Sou Guardião da Aura | Eu também mana, é lacre!!! Não sentiu a minha aura não, vadia? - Brincadeiras a parte eu sei que não existe só essas Sub porém se você é Treinador ou Pesquisador, minha filha, corre pra uma das duas ou faz um time padrão que eu já cansei de falar ou de lendários.

Bom não adianta nada eu vim falar aqui e não sugerir nada, mas acredito eu que fosse aberto um concurso de criação de novas Sub-Classes e que os players fossem escutados com suas ideias mirabolantes e posteriormente uma votação entre as melhores criadas, o Mars sabe que eu gosto de tudo equilibrado (pude mostrar bem pouco isso sugerindo as Bulba Forms que ainda estão por vir ou as Mega Evolutions, onde consigo colocar minha criatividade juntamente em querer equilibrar, tentando favorecer aqueles que a GF safada esqueceu) e a exclusão de Inversor foi apenas um passo para isso. E que ele não pode concordar com isso mas ainda não está totalmente equilibrado. Outro ponto que queria sugerir era que as classes permanecessem com seus bônus e tals, mas que todas tivessem um up em combates, sabe? Ah mas nem todas são focadas em combates!! Tem razão, mas em todas tem a necessidade de combates sendo em Ginásios ou Expedições/Explorações.

Sobre os Combos dos Coordenadores os 3 que tem no fórum amaram, porém a maneira que estão sendo feitos os combos me preocupam e fora isso não tem nem o que falar.

A minha nota sobre Protean e Libero: Greninja e Cinderace vocês estão out do time padrão. Amei também? Amei, gostei? não gostei, essa safada GF fazer uma habilidade e dps simplesmente fazer o que fizeram é o que o Mars ta fazendo agora!!!!

Com essa hablação dizer que, conheço o Mars ao ponto dele ler isso e falar: falou, falou e falou, e cadê a sugestão? eu só queria desabafar nada além disso e abrir a mente de vocês, não quero que levem tudo pro lado pessoal, e é isso rs.

E como é uma Patch Pré Torneio e sempre acertei quem ganharia o Torneio, esse ano não poderia ficar de fora, rs, quem vai vencer desse ano vai ser um Purificador ou Coordenador, (@Arcenio vc é exceção, motivos: vc é velha) dito isso um bj da China.

Parabéns pela decisão, esperando a Touke hablar sobre os Tamers - pois a gatinha tem o local de fala dela.


Última edição por China em Seg Nov 14, 2022 12:16 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : .)


GRAND TALES: Furwogverse Part I - 10/01!

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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 13, 2022 11:17 pm

Inversor escreveu:Acho justo, era uma subclasse que nunca deveria ter sido criada. Ela muda a forma do jogo de uma forma bizarra sem counter play nenhum. Guardião de aura o buff é muito momentâneo, Curador é muito situacional, Burst e muito arriscado. Inversor é a única sub-classe que tem um poder de combate ENORME sem nenhum ponto negativo.

A única forma seria nerfando ou alterando a sub classe. Seja sendo necessário forjar algum item consumível para ativar, seja transformando a batalha em inverse battle (ao invés de só inverter um golpe) ou diminuindo o número de vezes que poderia usar em batalha.

Combos escreveu:Nunca gostei dos combos, a ideia é boa, mas é mal formulada. No forum parece que você usa dois golpes em simultâneo, o que é ridículo. Esse nerfzinho não muda a parte mais forte dos combos: dois golpes Status. Juntar dois golpes status até o momento não tem downside nenhum, você literalmente usa dois golpes em simultaneo. Não faz sentido somar o poder dos dois golpes, como que dois golpes básicos se tornam um golpe de 100 de power. (Double Kick + Quick Attack / Disarming Voice/Round).

Acredito que dever ser uma mistura dos golpes, e não usar ambos ao mesmo tempo. Não faz sentido dois golpes de 50 de power se transformarem em um golpe de 100 de power, com 100% de precisão e provavelmente com algum efeito secundário benéfico. Vou dar alguns exemplos:

Bunny Kicks - Literalmente somou os dois golpes. Um golpe de 100 de Power com multi-hit, prioridade e 100% de chance de acerto, completamente imoral. Se colocasse como 50 de power e prioridade já seria um golpe muito forte.

Meteor Shower - Literalmente usa os dois golpes, não é tão roubado quanto o anterior, mas é literalmente ter um turno a mais. Que o power do golpe fosse diminuido, a precisão abaixada ou então tirasse a chance de flinch para balancear.

O coordenador teria que escolher, se quer um golpe mais focado em dano, talvez a precisão ou o efeito secundário sumisse. Se quissese um golpe com dois efeitos secundários, o dano seria reduzido. O problema é com golpe status que é meio complicado ter esse balanceamento.

O único downside é que coordenador precisa focar em fazer um moveset com base no estilo e não em combate.  

Em relação as ouras não tenho nada a opinar
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Seg Nov 14, 2022 12:31 am

Arcenio escreveu:
Combos escreveu:Nunca gostei dos combos, a ideia é boa, mas é mal formulada. No forum parece que você usa dois golpes em simultâneo, o que é ridículo. Esse nerfzinho não muda a parte mais forte dos combos: dois golpes Status. Juntar dois golpes status até o momento não tem downside nenhum, você literalmente usa dois golpes em simultaneo. Não faz sentido somar o poder dos dois golpes, como que dois golpes básicos se tornam um golpe de 100 de power. (Double Kick + Quick Attack / Disarming Voice/Round).

Acredito que dever ser uma mistura dos golpes, e não usar ambos ao mesmo tempo. Não faz sentido dois golpes de 50 de power se transformarem em um golpe de 100 de power, com 100% de precisão e provavelmente com algum efeito secundário benéfico. Vou dar alguns exemplos:

Bunny Kicks - Literalmente somou os dois golpes. Um golpe de 100 de Power com multi-hit, prioridade e 100% de chance de acerto, completamente imoral. Se colocasse como 50 de power e prioridade já seria um golpe muito forte.

Meteor Shower - Literalmente usa os dois golpes, não é tão roubado quanto o anterior, mas é literalmente ter um turno a mais. Que o power do golpe fosse diminuido, a precisão abaixada ou então tirasse a chance de flinch para balancear.

O coordenador teria que escolher, se quer um golpe mais focado em dano, talvez a precisão ou o efeito secundário sumisse. Se quissese um golpe com dois efeitos secundários, o dano seria reduzido. O problema é com golpe status que é meio complicado ter esse balanceamento.

O único downside é que coordenador precisa focar em fazer um moveset com base no estilo e não em combate.

Eu entendo sua construção e até concordo em partes. Em suma, os combos parecem ter nascido para tornar as apresentações mais dinâmicas e também economizar alguns movimentos já que nossas ações numa apresentação são limitadas. Acho que cortar completamente é algo ruim, mas também acredito que não tem problema barrar o uso dos combos nos Torneios Oficiais. Em PVE e PVP amigável creio que não tenha tanto peso o uso dessa capacidade.
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Seg Nov 14, 2022 1:18 am

Eu não acho combo esse bicho de sete cabeças que vocês veem. A gente pode usar só uma vez em combate, diferente de Auras ou das habilidades do falecido Inversor, e agora com o nerf de Power, ta menor ainda.

Sobre a remoção de Inversor, fiquei triste, mas só porque eu queria ser pra amenizar a retirada de status de certos moves, mas teve um bom motivo. Mas com a saída de Inversor, o leque de opções fica menor, e isso pesa um pouco.

Sobre o nerf em algumas bençãos, acho coerente. Na do Xerneas eu achei que tirou muito a utilidade da benção em ser usada em combate, acho que aumentar o custo de Ethos seria mais valido. Acho que no momento que estamos, que ainda é meio Early Game, pode ser pouco usual. No geral, acho que é valido, mas ainda estou tentando compreender algumas ressignificações.
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Seg Nov 14, 2022 4:25 am

Arcenio escreveu:
Inversor escreveu:Acho justo, era uma subclasse que nunca deveria ter sido criada. Ela muda a forma do jogo de uma forma bizarra sem counter play nenhum. Guardião de aura o buff é muito momentâneo, Curador é muito situacional, Burst e muito arriscado. Inversor é a única sub-classe que tem um poder de combate ENORME sem nenhum ponto negativo.

A única forma seria nerfando ou alterando a sub classe. Seja sendo necessário forjar algum item consumível para ativar, seja transformando a batalha em inverse battle (ao invés de só inverter um golpe) ou diminuindo o número de vezes que poderia usar em batalha.

Combos escreveu:Nunca gostei dos combos, a ideia é boa, mas é mal formulada. No forum parece que você usa dois golpes em simultâneo, o que é ridículo. Esse nerfzinho não muda a parte mais forte dos combos: dois golpes Status. Juntar dois golpes status até o momento não tem downside nenhum, você literalmente usa dois golpes em simultaneo. Não faz sentido somar o poder dos dois golpes, como que dois golpes básicos se tornam um golpe de 100 de power. (Double Kick + Quick Attack / Disarming Voice/Round).

Acredito que dever ser uma mistura dos golpes, e não usar ambos ao mesmo tempo. Não faz sentido dois golpes de 50 de power se transformarem em um golpe de 100 de power, com 100% de precisão e provavelmente com algum efeito secundário benéfico. Vou dar alguns exemplos:

Bunny Kicks - Literalmente somou os dois golpes. Um golpe de 100 de Power com multi-hit, prioridade e 100% de chance de acerto, completamente imoral. Se colocasse como 50 de power e prioridade já seria um golpe muito forte.

Meteor Shower - Literalmente usa os dois golpes, não é tão roubado quanto o anterior, mas é literalmente ter um turno a mais. Que o power do golpe fosse diminuido, a precisão abaixada ou então tirasse a chance de flinch para balancear.

O coordenador teria que escolher, se quer um golpe mais focado em dano, talvez a precisão ou o efeito secundário sumisse. Se quissese um golpe com dois efeitos secundários, o dano seria reduzido. O problema é com golpe status que é meio complicado ter esse balanceamento.

O único downside é que coordenador precisa focar em fazer um moveset com base no estilo e não em combate.  

Em relação as ouras não tenho nada a opinar

Se um dia o Mars aposentar, o fórum tem que passar pro nosso inestimável Arceniopedia.


Falando sobre o resto, só o que me vem a cabeça é... Que raios de mudança é essa no Protean/Libero!!!????
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Seg Nov 14, 2022 7:46 am

Inversor realmente pode ter passado um pouco do limite, mas fico triste pela retirada da subclasse que tanto me ensinou D:

Por outro lado a subclasse que eu acabei treinando por mais de um ano saiu, dessa forma vou ter que escolher uma outra, estando totalmente despreparado para o torneio que acontecerá em 16 dias. Eu vou escolher a subclasse Guardião da Aura, quem já era dessa subclasse já deve ter conseguido deixar todos os seus pokémons com Aura caso estejam nela por muito tempo, porém devido a quantidade de dias que me resta, não vou conseguir deixar todos meus pokémons com aura até o torneio (derrotando 8 pokémons por cada pokémon meu).

Sugestões:
- Darem um bônus de desbloqueio da Aura, já que restam poucos dias para o torneio.
- Oferecerem um inicial da subclasse (Guardião da Aura), já que não tive a chance de escolhe-lo quando iniciei a personagem.
- Ou anularem todas as subclasses no torneio, já que foi mexido em uma subclasse que já havia estratégias feitas (não só para mim) e tudo será que ser repensado em menos de um mês.

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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Seg Nov 14, 2022 11:04 am

FonseCarlos escreveu:

Sugestões:
- Darem um bônus de desbloqueio da Aura, já que restam poucos dias para o torneio.
- Oferecerem um inicial da subclasse (Guardião da Aura), já que não tive a chance de escolhe-lo quando iniciei a personagem.
- Ou anularem todas as subclasses no torneio, já que foi mexido em uma subclasse que já havia estratégias feitas (não só para mim) e tudo será que ser repensado em menos de um mês.


Caso escolha ser Guardião de Aura até o fim do mês todo o ganho de Aura é duplicado (para quem mudou de Sub-Classe), ou seja, em vez de 7 (no seu caso), só precisa de 3.5 (4 eventos).

Sobre o inicial, não será "oferta" mas voce poderá trocar o seu Inicial por um Inicial de Guardião de Aura caso pretenda. Virá no mesmo lvl, sem extras


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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Seg Nov 14, 2022 4:05 pm

Inversor era uma subclasse que causava certo incômodo para alguns membros da comunidade, dada era o seu elevado potencial. Mesmo em Autoroutes de outros players, observando, eu conseguia notar uma grande discrepância mecânica, que ia além do simplesmente "causar um pouco mais de dano", que é o que os guardiões da aura geralmente fazem. Pouco entendia também como funcionava de modo narrativo, um poder que alterava diretamente a propriedade química do fogo, o tornando em água? Ou algo mais mágico que alterava não o elemento em si, mas o dano causado no seu alvo? Eu realmente não sei explicar até hoje. Fiquei feliz com a sua exclusão, mas sempre há o porém dos prejudicados e, por isso, caso haja uma votação ou uma conversa sobre o desuso das subclasses no torneio, eu votarei a favor, uma vez que se adaptar e conhecer uma nova forma de jogo, as vezes, é mais demorado do que apenas desbloquear as auras nos pokémons.

A alteração nos combos deveria ser "Apenas podem ser utilizadas em Contest Battles", dessa forma, além de não incomodar diretamente todas as outras classes, que estão demonstrando esse descontentamento nesse mesmo tópico, poderia até ser mais buffada, podendo ser utilizada duas ou três vezes dentro da Contest Battle.

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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Ter Nov 15, 2022 7:37 pm

Como uma Tamer, achava Inversor uma boa arma para cobrir minhas fraquezas, mas, ao mesmo tempo, ser Tamer já é jogar em torno das fraquezas que o seu time compartilhar por possuir um Type em especifico em todos os pokemons, portanto, acabava que Inversor era uma arma de dois gumes, sendo tão forte como contra qualquer outro tipo de jogador. Era uma sub-classe que dava muita vantagem, principalmente na inversão de Stats que impedia muitas estratégias. No final, é um mal necessário para o bem do Pplayer Versus Player e até do Player Versus Enviroment, que apesar de não importar tanto usar coisas roubadas contra NPC's.... é dificil não imaginar que todos os Elite Fours de Pokegea ou provas de valor 7 a 8, não iriam ter um ou mais treinadores NPC'S com a classe inversor, dificultando em imenso o combate contra os mesmos.

É um patch necessário para arrumar furos que já haviam no barco e só estavam esperando concerto a um tempo e essa foi a oportunidade perfeita antes da água entrar dentro do barco.


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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 20, 2022 3:28 am

"Sempre que eu via alguém escolhendo Inversor eu mentalmente sabia que estava alimentando uma Bomba Relógio e parece que este ano, a bomba rebentou."

Tem uns ajustes que são realmente coisa pouca, coisas que de nada influenciam as experiências do player no RPG, mas essa e outras não são uma delas e é problemático saber que essa bomba já tava programada, já se sabia e esperou o player ter boas experiências com a classe, decidir adicionar ela na história, no plot, e simplesmente Arceus decidir explodir Pokégea outra vez com os Inversores. Reconheço que o trabalho da staff é imenso, mas também reconheço que as prioridades e esforços estão sendo usados de formas totalmente erradas. Eu te pergunto era realmente necessário refazer a ficha de +900 pokés mudando pouquíssimo sendo que tem essas coisas que são cerne do RPG e que não são tão visadas? Nesse ou em alguma outra geração não era o caso de só adicionar as fichas de novos Pokémons que faltam e focar nisso ao invés de explodir tudo?

Outra bomba relógio está sendo os coordenadores e estou apenas de camarote aguardando pra explodir (que inclusive foram nefados e se duvidar vão ser de novo). Vai ser ótimo ter novos players frustrados com o RPG pelo mesmo motivo de sempre. Mas sério, não são detalhes, e quanto a esse tipo de coisa @Arcenio mesmo disse outro dia que tinha vários pontos de desbalanceamento que ele sabia e tava esperando a bomba explodir. Joga logo a merda toda no ventilador e vai mudando aos poucos, mas não espera o player precisar se frustrar pra depois mudar.

Não faz mal ter orgulho de tudo que foi construído até aqui, só que também não adianta nada bater o pé, fazer birra e dizer que está tudo bem balanceado quando tem várias dessas bombas prontas pra explodir.

Se me der motivo pra reclamar eu venho de novo que de reclamar eu gosto, mas gosto mais ainda de ter razão nas reclamações, é isso.


Última edição por Abyss em Dom Nov 20, 2022 6:55 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Abyss)
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 20, 2022 6:13 am

Abyss escreveu:"Sempre que eu via alguém escolhendo Inversor eu mentalmente sabia que estava alimentando uma Bomba Relógio e parece que este ano, a bomba rebentou."

Tem uns ajustes que são realmente coisa pouca, coisas que de nada influenciam as experiências do player no RPG, mas essa e outras não são uma delas e é problemático saber que essa bomba que já tava programada, já se sabia e esperou o player ter boas experiências com a classe, decidir adicionar ela na história, no plot, e simplesmente Arceus decidir explodir Pokégea outra vez com os Inversores. Reconheço que o trabalho da staff é imenso, mas também reconheço que as prioridades e esforços estão sendo usados de formas totalmente erradas. Eu te pergunto era realmente necessário refazer a ficha de +900 pokés mudando pouquíssimo sendo que tem essas coisas que são cerne do RPG e que não são tão visadas? Nesse ou em alguma outra geração não era o caso de só adicionar as de novos Pokémons que faltam e focar nisso ao invés de explodir tudo?

Outra bomba relógio está sendo os coordenadores e estou apenas de camarote aguardando pra explodir (que inclusive foram nefados e se duvidar vão ser de novo). Vai ser ótimo ter novos players frustrados com o RPG pelo mesmo motivo de sempre. Mas sério, não são detalhes e quanto a esse tipo de coisa @Arcenio mesmo disse outro dia que tinha vários pontos de desbalanceamento que ele sabia e tava esperando a bomba explodir. Joga logo a merda toda no ventilador e vai mudando aos poucos, mas não espera o player precisar se frustrar pra depois mudar.

Não faz mal ter orgulho de tudo que foi construído até aqui, só que também não adianta nada bater o pé, fazer birra e dizer que está tudo bem balenceado quando tem várias dessas bombas prontas pra explodir.

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Acho que você levantou um ponto interessante a ser falado, que é o "medo de nerf". Não sei se sou só eu que tenho sentido isso, mas desde que os iniciais dos Rangers foram nerfados, eu tenho vivido o RPG sempre num sentimento de "preciso aproveitar isso antes que seja nerfado" pela forma como essas coisas são tão imprevisíveis pros players (mas não pra administração), que pra mim gera um medo constante de que qualquer coisa que faça parte do meu personagem seja nerfados também. E tudo isso também porque mesmo a staff se empenhando a fazer um bom trabalho, não tem muito uma clareza do que tá passível de nerf ou buff, aí é tipo BOOOOM acabou a trocas por box, BOOOM ranger não pode mais escolher Ultra Beast de inicial, BOOOOM Inversor vai ser removido. Enfim, só uma adição que se relaciona muito com os últimos patchs.
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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 20, 2022 7:39 am

Snow escreveu:
Abyss escreveu:"Sempre que eu via alguém escolhendo Inversor eu mentalmente sabia que estava alimentando uma Bomba Relógio e parece que este ano, a bomba rebentou."

Tem uns ajustes que são realmente coisa pouca, coisas que de nada influenciam as experiências do player no RPG, mas essa e outras não são uma delas e é problemático saber que essa bomba que já tava programada, já se sabia e esperou o player ter boas experiências com a classe, decidir adicionar ela na história, no plot, e simplesmente Arceus decidir explodir Pokégea outra vez com os Inversores. Reconheço que o trabalho da staff é imenso, mas também reconheço que as prioridades e esforços estão sendo usados de formas totalmente erradas. Eu te pergunto era realmente necessário refazer a ficha de +900 pokés mudando pouquíssimo sendo que tem essas coisas que são cerne do RPG e que não são tão visadas? Nesse ou em alguma outra geração não era o caso de só adicionar as de novos Pokémons que faltam e focar nisso ao invés de explodir tudo?

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Não faz mal ter orgulho de tudo que foi construído até aqui, só que também não adianta nada bater o pé, fazer birra e dizer que está tudo bem balenceado quando tem várias dessas bombas prontas pra explodir.

Se me der motivo pra reclamar eu venho de novo que de reclamar eu gosto, mas gosto mais ainda de ter razão nas reclamações, é isso.

Acho que você levantou um ponto interessante a ser falado, que é o "medo de nerf". Não sei se sou só eu que tenho sentido isso, mas desde que os iniciais dos Rangers foram nerfados, eu tenho vivido o RPG sempre num sentimento de "preciso aproveitar isso antes que seja nerfado" pela forma como essas coisas são tão imprevisíveis pros players (mas não pra administração), que pra mim gera um medo constante de que qualquer coisa que faça parte do meu personagem seja nerfados também. E tudo isso também porque mesmo a staff se empenhando a fazer um bom trabalho, não tem muito uma clareza do que tá passível de nerf ou buff, aí é tipo BOOOOM acabou a trocas por box, BOOOM ranger não pode mais escolher Ultra Beast de inicial, BOOOOM Inversor vai ser removido. Enfim, só uma adição que se relaciona muito com os últimos patchs.

Bom, na realidade é BEM fácil perceber o que vai tomar nerf e o que vai tomar buff, pelo menos para quem já está a um forum a um bom tempo, vou citar alguns exemplos que foram comentados.

- Trocas: Extremamente abusável, uma pessoa do outro lado do mapa podia ficar mandando ou emprestando pokemons sem motivo nenhum, sem um contexto. Pelo menos, com a retirada das trocas por box, se vê necessário um MÍNIMO de interação entre os Players e combinação para que os dois se encontrem em novus. E o nerf em só poder trocar pokemons do mesmo limite de PV faz muito sentido, principalmente para evitar abusos, pq você quer um pokemon que não pode usar?  Quando tiver PV para usa-lo ai você pode trocar.

- UB dos Rangers: Lembro que quando isso ocorreu pela primeira vez minha reação foi "nossa, realmente acharam uma brecha no texto padrão que o forum sempre utiliza" que era "Exceto inicias, pseudo, lendários e míticos" Só que com a chegada as UBs demorou a se perceber que elas não faziam parte de nenhum desses 4 limitantes e por isso foi uma Brecha que foi utilizada para retirar UBs sendo Ranger.... que claramente era um abuso, começar com um inicial com status de pokemon LENDÁRIO. Não era para a classe ser assim, alguém achou a brecha e o mars não percebeu o tamanho do problema de deixar iniciantes perambulando por ai com semi-lendários por pallet. (Alias, a mesma coisa vai acontecer com os Paradox do Scarlet Violet). E aparentemente o motivo da retirada nem foi "nossa eles tão começando com pokemons muito poderosos" e sim "todo ranger vai começar com UB" o que é obvio, já que UB é um pokemon que até o momento não tem forma de capturar no forum e nem de comprar por PP, sendo a classe de pokemon MAIS RARA DO FORUM.

- Inversor: Desde slá... 2018 já era comentado que essa sub-classe era quebrada. Para um PVE é até interessante e útil, considerando até mais fraca do que muitas outras. Mas PVP ela simplesmente deixa o oponente sem jogar. Você não pode usar pokemons com resistencia aos ataques do adversário, você não pode usar golpes super efetivos, você não pode usar golpes de status, você não pode fazer nada. NÃO TEM COMO LUTAR CONTRA INVERSOR SE VOCÊS ESTIVEREM NO MESMO PATAMAR DE NÍVEL. É quebrado, é anti-jogo, é literalmente impedir o adversário de jogar. É tipo jogar um yugioh com baralho de exodia. O problema é que o nerf só veio quando finalmente chegou um torneio pvp onde essas classes podem ser utilizadas e perceberam o tamanho do problema, pq até o momento não havia essa possibilidade. Já houve algumas sugestões de como balancear, mas como  99% do RPG era PVE, não se importava tanto.

___________________________________________

Continuando o Post, mas mudando um pouco de assunto, como me pediram, uma lista do que eu acho que tá quebrado e eventualmente vai tomar nerf, e o que eu acho que tá muito fraco e eventualmente vai tomar buff.

NERFs:

Buffs:

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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 20, 2022 2:30 pm

A malha fina sempre me pega rs
Eu achei coerente limitar para 100 o pwr dos combos, mas acredito que se for um combo focado em porrada, sem uso de efeitos adicionais, deveria ter um acréscimo. Já outro que dão efeitos secundários ou alteração em stats, que tenha esse limite de 100pwr.
Assim, os combos são um atrativo da classe. Você ter criatividade para montar um que seja bacana pro seu jogo usando as habilidades do seu pkm é mérito seu. Isso não tem nos games e a bulbapedia não ensina. Caguei se treinador tem medo de um coordenador se rebelar pra criar algo que seja ameaçador pra ele. Isso só vai acontecer se perturbarem o coitado, porque batalha, normalmente, não é o foco da classe.
Já existem muitas limitações, como aprovação + 10 treinos pra dominar 100% a combinação e não sair errado + só pode ser usado 1x em qualquer combate + limite de combo de acordo com PV. E agora veio a redução de dano. Então, assim, não é de um dia pra outro que vou montar um time com combos fodas só pra 1 pvp ou torneio. Acho que a gestão consegue filtrar exploit. Aliás, depois de todo Contest há uma atualização para melhor balanceamento da classe. Vocês tão preocupados demais pra um rolê já auto-nerfado.


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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Dom Nov 20, 2022 7:55 pm

Abyss escreveu:Tem uns ajustes que são realmente coisa pouca, coisas que de nada influenciam as experiências do player no RPG, mas essa e outras não são uma delas e é problemático saber que essa bomba já tava programada, já se sabia e esperou o player ter boas experiências com a classe, decidir adicionar ela na história, no plot, e simplesmente Arceus decidir explodir Pokégea outra vez com os Inversores. Reconheço que o trabalho da staff é imenso, mas também reconheço que as prioridades e esforços estão sendo usados de formas totalmente erradas. Eu te pergunto era realmente necessário refazer a ficha de +900 pokés mudando pouquíssimo sendo que tem essas coisas que são cerne do RPG e que não são tão visadas? Nesse ou em alguma outra geração não era o caso de só adicionar as fichas de novos Pokémons que faltam e focar nisso ao invés de explodir tudo?
Sobre a "bomba relógio" é algo que como o termo indica, é algo que está adormecido mas que pode explodir. Nunca causou problemas graves, apesar de estar lá à espera.
O que muitos não percebem é que a importância dos Eventos que o Bulba faz é exatamente para "testar" e por à prova mecânicas "late game" do forum e Inversor não era algo critico na altura. Porem, devido ao torneio, vários membros perceberam a sub-classe e acharam que poderia haver problema e quando eu tenho inversores a dizerem-me que não usavam a Sub-Classe corretamente por acharem um absurdo, então é preciso travar a fundo no que estamos a fazer e tormar a decisão dificil de cortar o mal pela raiz.
Não pense que foi algo de animo leve porque (falando por mim) eu odeio tirar as coisas dos membros depois de eles já terem experimentado. Por isso é que geralmente os nerfs vêm sempre acompanhado de algum ajuste benéfico para quem foi afetado, a não ser que seja algo mesmo drástico.

Sobre as fichas, eu vou dar considerar esse seu comentário como um comentário de um membro antigo que não está a 100% no RPG. As fichas estavam para lá de um simples "adiciona move e está bom". Isso funcionava quando a gamefreak tinha toda uma Pokedex completa. Atualmente nós tinhamos Pokémons com 4 Movelists diferents e tinhamos outros com 0 movelists; pokémons que era preciso "juntar" duas gerações para ter um moveset completo. Para além disso a revisão dos Pokémons não é só uma "adição" ao Pokémon.
Estamos complementando com:
-- Stats
-- Revisão de Moves
-- Colocação de Pontuação Contest
-- Revisão de Items
-- Revisão de Moves em prol de Mega Forms e outras mecânicas do Bulba
-- Consolidação de Informação extra do Bulba, de forma a ficar mais organizado

Portanto, não, não dá para colocar um "penso rápido" na cagada que a Gamefreak tem feito desde a ultima geração com os Pokémons. E a prova que tudo está muito melhor agora é que entrou 1 nova geração e nós só temos de mexer em 2 ou 3 Pokémons e acrescentar um ou outro move, em vez de irmos ter de rever todos os moves desse pokémon como era antes. É isso que queremos, a "independencia" dos caprichos da Gamefreak.
A revisão das Fichas é um buff aos Pokémons, à qualidade de vida dos membros e sobretudo um buff coletivo aos membros.

Outra bomba relógio está sendo os coordenadores e estou apenas de camarote aguardando pra explodir (que inclusive foram nefados e se duvidar vão ser de novo). Vai ser ótimo ter novos players frustrados com o RPG pelo mesmo motivo de sempre. Mas sério, não são detalhes, e quanto a esse tipo de coisa @Arcenio mesmo disse outro dia que tinha vários pontos de desbalanceamento que ele sabia e tava esperando a bomba explodir. Joga logo a merda toda no ventilador e vai mudando aos poucos, mas não espera o player precisar se frustrar pra depois mudar.
Como explicado várias vezes, incluindo em baixo, os Combos não são o bicho que todos fazem passar e com cada aproximar e teste de Combos/Contest Battles vão surgindo pequenos ajustes para garantir que Coordenadores e não-Coordenadores vão poder jogar o RPG de forma justa.

Não faz mal ter orgulho de tudo que foi construído até aqui, só que também não adianta nada bater o pé, fazer birra e dizer que está tudo bem balanceado quando tem várias dessas bombas prontas pra explodir.

Se me der motivo pra reclamar eu venho de novo que de reclamar eu gosto, mas gosto mais ainda de ter razão nas reclamações, é isso.
@Abyss Por favor reclame, porque só assim é que chegamos a melhorar o forum. De nada serve "guardar o que está mal" e depois ficar no camarote à espera que tudo corra mal.

Snow escreveu:Acho que você levantou um ponto interessante a ser falado, que é o "medo de nerf". Não sei se sou só eu que tenho sentido isso, mas desde que os iniciais dos Rangers foram nerfados, eu tenho vivido o RPG sempre num sentimento de "preciso aproveitar isso antes que seja nerfado" pela forma como essas coisas são tão imprevisíveis pros players (mas não pra administração), que pra mim gera um medo constante de que qualquer coisa que faça parte do meu personagem seja nerfados também. E tudo isso também porque mesmo a staff se empenhando a fazer um bom trabalho, não tem muito uma clareza do que tá passível de nerf ou buff, aí é tipo BOOOOM acabou a trocas por box, BOOOM ranger não pode mais escolher Ultra Beast de inicial, BOOOOM Inversor vai ser removido. Enfim, só uma adição que se relaciona muito com os últimos patchs.
Eu entendo o "medo do Nerf", mas se a pessoa tem esse medo é porque ela sabe que algo não está justo ou correto.
Uma coisa boa não vai ter Nerf e ter essa mentalidade é um pouco traumática para o membro no RPG.
Quando ela aparece nunca é bem um "BOOM", as coisas vêm sempre sido faladas e discutidas. 70% dos ajustes no fórum são ajustes que direta ou indiretamente vocês dizem no Discord, no Pvt ou nas próprias routes. Pequenas coisas que vocês individualmente podem nem se aperceber, mas que quem está na Admn junta tudo numa enorme teia haha.
Para além disso, se alguma coisa surge estilo "BOOM" e alguem precisa de algum tempo para ajustar algo é só pedir.

Arcenio escreveu:- Trocas: Extremamente abusável, uma pessoa do outro lado do mapa podia ficar mandando ou emprestando pokemons sem motivo nenhum, sem um contexto. Pelo menos, com a retirada das trocas por box, se vê necessário um MÍNIMO de interação entre os Players e combinação para que os dois se encontrem em novus. E o nerf em só poder trocar pokemons do mesmo limite de PV faz muito sentido, principalmente para evitar abusos, pq você quer um pokemon que não pode usar?  Quando tiver PV para usa-lo ai você pode trocar.
O ajuste foi mais pelas trocas instantâneas e sem qualquer enredo, que foi "abusado" até ao limite (tudo dentro das regras claro)
O ajuste foi pensado em "obrigar" os membros a interagir mais e a valorizarem mais os seus Pokémons e items. Na altura nem pensamos nesse possivel abuso de dois membros completarem uma Pokedex inteira só com trocas; tanto é que ainda não existe regra para isso, a não ser claro que surja o "abuso" dos membros de forma extrema.

- UB dos Rangers: Lembro que quando isso ocorreu pela primeira vez minha reação foi "nossa, realmente acharam uma brecha no texto padrão que o forum sempre utiliza" que era "Exceto inicias, pseudo, lendários e míticos" Só que com a chegada as UBs demorou a se perceber que elas não faziam parte de nenhum desses 4 limitantes e por isso foi uma Brecha que foi utilizada para retirar UBs sendo Ranger.... que claramente era um abuso, começar com um inicial com status de pokemon LENDÁRIO. Não era para a classe ser assim, alguém achou a brecha e o mars não percebeu o tamanho do problema de deixar iniciantes perambulando por ai com semi-lendários por pallet. (Alias, a mesma coisa vai acontecer com os Paradox do Scarlet Violet). E aparentemente o motivo da retirada nem foi "nossa eles tão começando com pokemons muito poderosos" e sim "todo ranger vai começar com UB" o que é obvio, já que UB é um pokemon que até o momento não tem forma de capturar no forum e nem de comprar por PP, sendo a classe de pokemon MAIS RARA DO FORUM.
Mais um caso de "olha... não nos lembramos de travar isto e agora também parece mal negarmos algo ao membro estando "correto nas regras", e foi ficando... e ficando... e ficando.
Até percebermos que "espera lá... Os membros só querem Ranger por um motivo: o Inicial". Isso não é algo que seja saudavel nem para a Classe nem para o Membro. Seria o mesmo que voce pedir um bolo apenas porque quer ver o prato que o bolo é servido.

- Inversor: Desde slá... 2018 já era comentado que essa sub-classe era quebrada. Para um PVE é até interessante e útil, considerando até mais fraca do que muitas outras. Mas PVP ela simplesmente deixa o oponente sem jogar. Você não pode usar pokemons com resistencia aos ataques do adversário, você não pode usar golpes super efetivos, você não pode usar golpes de status, você não pode fazer nada. NÃO TEM COMO LUTAR CONTRA INVERSOR SE VOCÊS ESTIVEREM NO MESMO PATAMAR DE NÍVEL. É quebrado, é anti-jogo, é literalmente impedir o adversário de jogar. É tipo jogar um yugioh com baralho de exodia. O problema é que o nerf só veio quando finalmente chegou um torneio pvp onde essas classes podem ser utilizadas e perceberam o tamanho do problema, pq até o momento não havia essa possibilidade. Já houve algumas sugestões de como balancear, mas como  99% do RPG era PVE, não se importava tanto.
Preach
Como dito na Patch, foi uma decisão de "ou é agora mesmo ou estaremos a prolongar o inevitável". E o nosso maior receio era o torneio ser decidido nos primeiros posts pelo fator "Inversor" e não por qualquer outro extra e mérito do membro.

Já houve algumas sugestões de como balancear, mas como  99% do RPG era PVE, não se importava tanto.
Um dos principais "culpados". Até porque, tirando o Torneio, os combates de membro são praticamente nulos anualmente (senão mesmo nulos...)

Sobre o resto, de forma resumida:
-- Combos: Auto-"nerfaveis", mas a sua lista certamente servirá para especificar alguns moves/combos que não serão permitidos
-- Religiosos: Com esta Patch eu já abordei um pouco o spam que seria possivel fazer com as benções, reduzindo imenso o "perigo" da Facção. Pode não estar completo, mas esta Patch ajudou a evitar MUITOS abusos que poderiam surgir.
-- Elementalista: O Elementalista é que ataca nesse turno, não o seu Pokémon. Então no "maximo" o oponente pode nunca saber o que vai surgir
-- Pickup: Ainda não levou nenhum Nerf ou Shadownerf, mas vai ser ajustado de alguma forma sim. Mas até lá "abusem", porque não é um abuso que todos possam fazer a qualquer altura
-- Trenador: Tem algo a caminho sim, para janeiro 2023. Nada muito grande mas que ajudará na imagem/personalidade de Treinador certamente
-- Ranger: Nada a comentar. Todo o poder de Ranger está basicamente em NPCs, então é algo que qualquer membro consegue influenciar para melhor
-- Guardião da Aura/ Burst Warrior: Observações anotadas. O Feedback é importante, pois ainda não tinhamos recebido essas infos. Esperem alguns ajustes após o Torneio (não faria sentido mudar agora a meio do Torneio).


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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Seg Nov 21, 2022 3:29 pm

Algo que eu esqueci de comentar, foi sobre o Magical Fling e Totem Smash. Não sei se isso é somente durante o torneio ou algo fixo do fórum, mas não gostei muito de não poder usar os feitiços antes do combate e dentro do combate ainda precisar do uso de Magical Fling e Totem Smash, visto que quando usado em aliados, não causa dano no inimigo (Obvio) mas acarreta em diversas coisas, como Speed, que se o pokemon for mais lento e o feitiço em questão for um feitiço para se defender de golpes, o pokemon ira receber o movimento mesmo assim, se for um one shot ou um golpe muito forte, é capaz da poção se tornar inútil ou nem chegar a ser usada, diferente de quando usado como um item normal em combate, que possui prioridade as Speeds dos pokemons. Bom, além disso, o Magical Fling e Totem Smash possui um tipo especifico, não podendo aprender o Magical Fling Psychical por exemplo, então além de ser um movimento com Power bem baixo (30), ainda vai causar menos dano dependendo do pokemon que usou, sendo assim com as duas coisas faladas acima, acaba sendo só um move tomado no moveset do pokemon que seria muito mais aproveitado se fosse só um item sendo usado normal. No fim, pode ser que só poções ofensivas sejam usadas ou em momentos muito específicos como predict em uma troca... O que não torna diferente de usar movimentos comuns como Swords Dance e Amnesia.

Como eu disse no inicio, não sei se a obrigatoriedade do Magical Fling e do Totem Smash, junto a não poder utilizar nada antes da batalha é algo somente do torneio, ou do fórum no geral. Por mim tudo bem no torneio, são restrições boas e entendíveis visto ser um pvp e necessitar de mudanças, agora se for no fórum no geral, me incomoda essas questões.


Última edição por Touko em Seg Nov 21, 2022 3:46 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Touko)


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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado Qua Nov 23, 2022 12:00 pm

__________Ajuste em Magical Fling e Totem Smash__________
Conforme as sugestões apresentadas neste tópico o move Magical Fling e Totem Smash foram revistos, ganhando +1 de Prioridade caso o alvo do Feitiço ou do Totem seja o Pokémon ou um Aliado, de forma a ser um pouco mais eficiente.
Adicionalmente foi colocado corretamente o texto no "Magical Fling", permitindo, à semelhança do Totem Smash, usar Feitiços e Totems, pelo move

__________Ajuste no Wonder Launcher__________
O Key Item de Lutador, o Wonder Launcher, sofreu uma pequena alteração. Agora é possivel usar os Items vendidos no Balcão do Coliseu de Novus City em combates oficiais e de Prova de Valor. Adicionalmente o item torna-se exclusivo à Sub-Classe Lutador.
A loja do Coliseu levou uns ajustes nos requisitos de aquisição, de forma a não se tornar demasiado bom no ínicio de jornada.

O membro terá de gastar à mesma 1 turno para usar os Items, não sendo uma "ordem grátis" em combate (excepto se o membro estiver a participar numa Wonder Battle).
Desta forma esperamos que a identidade da Sub-Classe Lutador esteja mais alinhada com as "Sub Classes de Combate", podendo rivalizar com outras Sub-Classes sem se tornar oprimido para o seu adversário.


Última edição por L Mars em Qua Nov 23, 2022 11:50 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : L Mars)


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Re: [Patch] Pré-Torneio - Publicado